Questões de Comunicação Social

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No caso de uma entrevista realizada em externa, em que se utilizam um microfone de lapela, um boom e uma câmera com apenas duas entradas de áudio, o operador áudio deverá

  • A.

    garantir que o som da voz enviado à câmera já esteja mixado com os sons ambientes.

  • B.

    garantir a gravação da voz em um canal e dos sons ambientes em outro.

  • C.

    mixar os os sons em diferentes volumes nos dois canais.

  • D.

    mixar os sons em apenas um canal.

  • E.

    garantir a gravação de cada microfone em um canal diferente.

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) enfrenta na Justiça uma longa batalha para manter a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo ou Comunicação Social (habilitação Jornalismo) para o exercício da profissão. O decreto-lei que dispõe sobre a profissão de jornalista é:

  • A. Decreto-lei nº 972, de 17 de outubro de 1969, com alterações de leis subseqüentes
  • B. Decreto-lei nº 973, de 17 de outubro de 1969, com alterações de leis subseqüentes.
  • C. Decreto-lei nº 972, de 17 de março de 1969, com alterações de leis subseqüentes.
  • D. Decreto-lei nº 973, de 17 de março de 1969, com alterações de leis subseqüentes
  • E. Decreto-lei nº 974, de 17 de outubro de 1969, com alterações de leis subseqüentes.

Tratando a questão do condicionamento ideológico, Marshall McLuhan, mais um ensaísta do que um teórico, desenvolveu trabalhos, na década de 1960, que influenciaram o rumo dos estudos sobre a comunicação de massa à época. Depois, McLuhan foi esquecido e muito pouco de sua obra foi aproveitada nas pesquisas. Recentemente, vêm sendo recuperados alguns de seus postulados. Pode-se associar a esse teórico a expressão:

  • a.

    Indústria dos conteúdos.

  • b.

    O meio é a mensagem.

  • c.

    Interacionismo Simbólico.

  • d.

    Imperialismo Cultural.

  • e.

    Comunicação em duas etapas.

Leia atentamente o texto abaixo:

+ Bom dia!

+ Começa, agora, o Radiojornal, com os seguintes destaques:

+ Crédito a longo prazo puxa venda do comércio.

+ Cresce a violação dos direitos humanos no Brasil.

+ Nadador Fernando Sherer resolve encerrar a carreira.

+ Estudantes serão avaliados pelo governo Federal desde os seis anos de idade.

+ Voltamos em um minuto.

A seqüência das quatro manchetes é denominada no radiojornalismo de

  • A.

    escalada.

  • B.

    escadaria.

  • C.

    raquetada.

  • D.

    pingue-pongue.

  • E.

    bate-bola.

A ordem das etapas a serem cumpridas antes de se iniciar as gravações de um roteiro de ficção é a seguinte:

  • A.

    análise técnica; orçamento; pré-produção; produção.

  • B.

    produção de locações; argumento; orçamento; préprodução.

  • C.

    orçamento; análise técnica; sinopse; story board.

  • D.

    story board; orçamento; argumento; sinopse.

  • E.

    pré-produção; orçamento; análise técnica; produção.

O presidente da FENAJ, Sérgio Murilo de Andrade, declarou recentemente que "não há impedimento legal para que o profissional de saúde atue em programas especializados como consultor ou colaborador". Na Lei nº 6.612, de 7 de dezembro de 1978, a qual altera dispositivos do decreto-lei que dispõe sobre a profissão de jornalista, o colaborador é entendido como aquele que,

  • A. sem remuneração e sem relação de emprego, produz trabalho de natureza técnica, científica ou cultural, relacionado com a sua especialização, para ser divulgado com o nome e a qualificação do autor.
  • B. sem remuneração e com relação de emprego, produz trabalho de natureza técnica, científica ou cultural, relacionado com a sua especialização, para ser divulgado com o nome e a qualificação do autor.
  • C. mediante remuneração e com relação de emprego, produz trabalho de natureza técnica, científica ou cultural, relacionado com a sua especialização, para ser divulgado com o nome e a qualificação do autor.
  • D. mediante remuneração e sem relação de emprego, produz trabalho de natureza técnica, científica ou cultural, relacionado com a sua especialização, para ser divulgado com o nome e a qualificação do autor.
  • E. sem remuneração e com relação de emprego, produz trabalho de natureza técnica, científica ou cultural, relacionado com a sua especialização, para ser divulgado sem o nome e a qualificação do autor.

Há muitas listas de valores-notícia que tornam uma mensagem noticiável (newsworthy attributes). Galtung e Ruge (1965) foram os primeiros autores a chamarem a atenção para a existência de critérios de noticiabilidade dos acontecimentos que se sobrepunham à ação pessoal do jornalista, embora sem a eliminar, e que determinariam as possibilidades de uma mensagem passar pelos vários gates numa organização noticiosa. Entre os critérios de noticiabilidade, pode-se selecionar

  • a.

    a proximidade, momento do acontecimento, significância, proeminência, consonância, continuidade e composição.

  • b.

    a oportunidade, interesse do leitor, rapidez, vida social, pressuposição e perfil do veículo.

  • c.

    o furo jornalístico, acessibilidade, interesse do veículo, fidelidade da fonte e interesse do leitor.

  • d.

    o ator social de interesse (Olimpianos), critérios de evento notícia, consonância com as normas sociais e sentido afetivo.

  • e.

    a relatividade subjetiva, sinergia entre a fonte e o veículo, ênfase informativa e o entretenimento.

“O rádio também desperta a imaginação”. A característica que exemplifica a frase é

  • A.

    penetração.

  • B.

    imediatismo.

  • C.

    instantaneidade.

  • D.

    sensorialidade.

  • E.

    autonomia.

Basicamente, os roteiros são classificados de acordo com a emoção e de acordo com a realização. De acordo com a realização, eles podem ser orientados para:

  • A.

    a dramatização on-câmera, para a mensagem e para o indivíduo

  • B.

    o indivíduo, para a história, para o produto e para a técnica

  • C.

    o individuo, para a fantasia e para o humor

  • D.

    o drama, para o produto, para a demonstração e para a técnica

  • E.

    dramatização on-câmera, para o produto e para o drama

A imagem em movimento que assume o ponto de vista de um personagem é chamada de

  • A.

    objetiva.

  • B.

    interativa.

  • C.

    subjetiva.

  • D.

    invertida.

  • E.

    pessoal.

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