Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao produzir a enquete, o jornalista de rádio recorta trechos de
fontes envolvidas em variadas matérias jornalísticas que já foram transmitidas pela emissora e monta uma gravação com uma síntese sobre os diversos assuntos abordados durante o dia.
matérias de jornalistas que cobriram os principais assuntos do dia e monta uma gravação com os diversos temas que foram notícia.
entrevistas e monta uma gravação com a opinião de várias pessoas sobre um tema específico.
entrevistas, trechos narrados pelo repórter, opinião de especialistas e monta uma gravação sobre um tema específico.
uma determinada entrevista e monta uma gravação com a opinião do entrevistado sobre o tema abordado.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com referência à organização e à condução de reuniões, julgue o item abaixo.
Alguns autores denominam a mente de quem tem capacidade de compartilhar conhecimento e experiência em um grupo de mente social, concebendo-a como uma mente individual dispersa entre vários crânios e que tem um poder criativo especial. A partir dessa idéia, é correto afirmar que um grupo de pessoas que se reúne pode, freqüentemente, produzir idéias, planos e decisões melhores que um único indivíduo ou vários trabalhando isoladamente.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Na construção de um texto jornalístico é indicado:
eliminar as expressões que possam ser entendidas como manifestação de preconceito;
priorizar os termos técnicos, as palavras estrangeiras, a gíria local e o jargão profissional, como forma de estimular o leitor a pesquisar fora do veículo noticioso os seus significados;
construir frases na ordem inversa (predicado + verbo + sujeito) para deixar a informação clara e a leitura do texto mais agradável;
priorizar a linguagem formal e técnica, a fim de estimular a pesquisa, educar o leitor e garantir a precisão das informações;
destacar os adjetivos e advérbios no texto noticioso, retirandoos das citações entre aspas.
A nota-pé é uma nota ao vivo, lida pelo locutor no final de uma matéria, que traz
uma nova matéria desvinculada da anterior.
a chamada dos comerciais.
uma informação complementar ou que faltou à matéria.
a vinheta com as notícias do próximo bloco.
um pequeno trecho da matéria seguinte.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com referência ao tema do texto acima, julgue os itens de 191 a 196 seguintes.
Como produtora de significação, a comunicação organizacional é o comportamento simbólico de pessoas e das organizações.
Os problemas de comunicação na administração pública "Predomínio de pes-soas sobre fatos. Exaltação - Tendência para a louvação.", podem ser relacio-nados CORRETAMENTE ao fator:
estrutura.
linguagem.
profissional.
planejamento.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Para atender à precisão no texto jornalístico, os termos de uma notícia devem ser corretamente escolhidos. Nesse sentido, podemos afirmar que:
a princípio e em princípio são sinônimos e podem ser usados no sentido de no início de alguma ação;
balanço de pagamento é o mesmo que balança comercial, ou seja, a relação entre países vendedores e compradores;
são formas igualmente corretas: beneficente e beneficiente, assim como elucubração e elocubração;
seção, secção, cessão e sessão são formas corretas e possuem o mesmo significado;
estão escritas erradamente: encapuçado, metereologia e iqualitário.
Na linguagem de sinais da produção radiofônica, o significado do ato de cruzar os pulsos com as mãos estendidas em frente do rosto é o de
continuar.
silêncio.
cortar.
parar.
acelerar.
Dentro de um plano de relacionamento com o público interno, a realização de atividades culturais tem como objetivo(s) imediato(s):
preparar o consumidor e todo o staff para o lançamento de novos produtos.
promover um clima de cooperação entre funcionários e diretoria.
reforçar o share of mind da organização através de uma boa relação com a mídia.
diminuir boatos e ruídos na comunicação interna e coibir qualquer manifestação de insatisfação por parte dos funcionários.
fortalecer a imagem corporativa e influenciar positivamente a opinião pública.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em relação à produção jornalística na Internet, é preciso atentar para uma série de vantagens e desvantagens inerentes ao meio e ao comportamento dos usuários. Levando em conta tais condicionamentos, julgue os itens subseqüentes.
As instituições que mais se beneficiam com o uso do weblog são aquelas cujo modelo ou estratégia de negócio ainda não está baseado na Web.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...