Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao produzir a enquete, o jornalista de rádio recorta trechos de

  • A.

    fontes envolvidas em variadas matérias jornalísticas que já foram transmitidas pela emissora e monta uma gravação com uma síntese sobre os diversos assuntos abordados durante o dia.

  • B.

    matérias de jornalistas que cobriram os principais assuntos do dia e monta uma gravação com os diversos temas que foram notícia.

  • C.

    entrevistas e monta uma gravação com a opinião de várias pessoas sobre um tema específico.

  • D.

    entrevistas, trechos narrados pelo repórter, opinião de especialistas e monta uma gravação sobre um tema específico.

  • E.

    uma determinada entrevista e monta uma gravação com a opinião do entrevistado sobre o tema abordado.

Com referência à organização e à condução de reuniões, julgue o item abaixo.

Alguns autores denominam a mente de quem tem capacidade de compartilhar conhecimento e experiência em um grupo de mente social, concebendo-a como uma mente individual dispersa entre vários crânios e que tem um poder criativo especial. A partir dessa idéia, é correto afirmar que um grupo de pessoas que se reúne pode, freqüentemente, produzir idéias, planos e decisões melhores que um único indivíduo ou vários trabalhando isoladamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na construção de um texto jornalístico é indicado:

  • A.

    eliminar as expressões que possam ser entendidas como manifestação de preconceito;

  • B.

    priorizar os termos técnicos, as palavras estrangeiras, a gíria local e o jargão profissional, como forma de estimular o leitor a pesquisar fora do veículo noticioso os seus significados;

  • C.

    construir frases na ordem inversa (predicado + verbo + sujeito) para deixar a informação clara e a leitura do texto mais agradável;

  • D.

    priorizar a linguagem formal e técnica, a fim de estimular a pesquisa, educar o leitor e garantir a precisão das informações;

  • E.

    destacar os adjetivos e advérbios no texto noticioso, retirandoos das citações entre aspas.

A nota-pé é uma nota “ao vivo”, lida pelo locutor no final de uma matéria, que traz

  • A.

    uma nova matéria desvinculada da anterior.

  • B.

    a chamada dos comerciais.

  • C.

    uma informação complementar ou que faltou à matéria.

  • D.

    a vinheta com as notícias do próximo bloco.

  • E.

    um pequeno trecho da matéria seguinte.

Com referência ao tema do texto acima, julgue os itens de 191 a 196 seguintes.

Como produtora de significação, a comunicação organizacional é o comportamento simbólico de pessoas e das organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os problemas de comunicação na administração pública "Predomínio de pes-soas sobre fatos. Exaltação - Tendência para a louvação.", podem ser relacio-nados CORRETAMENTE ao fator:

  • A.

    estrutura.

  • B.

    linguagem.

  • C.

    profissional.

  • D.

    planejamento.

Para atender à precisão no texto jornalístico, os termos de uma notícia devem ser corretamente escolhidos. Nesse sentido, podemos afirmar que:

  • A.

    a princípio e em princípio são sinônimos e podem ser usados no sentido de no início de alguma ação;

  • B.

    balanço de pagamento é o mesmo que balança comercial, ou seja, a relação entre países vendedores e compradores;

  • C.

    são formas igualmente corretas: beneficente e beneficiente, assim como elucubração e elocubração;

  • D.

    seção, secção, cessão e sessão são formas corretas e possuem o mesmo significado;

  • E.

    estão escritas erradamente: encapuçado, metereologia e iqualitário.

Na linguagem de sinais da produção radiofônica, o significado do ato de cruzar os pulsos com as mãos estendidas em frente do rosto é o de

  • A.

    continuar.

  • B.

    silêncio.

  • C.

    cortar.

  • D.

    parar.

  • E.

    acelerar.

Dentro de um plano de relacionamento com o público interno, a realização de atividades culturais tem como objetivo(s) imediato(s):

  • A.

    preparar o consumidor e todo o staff para o lançamento de novos produtos.

  • B.

    promover um clima de cooperação entre funcionários e diretoria.

  • C.

    reforçar o share of mind da organização através de uma boa relação com a mídia.

  • D.

    diminuir boatos e ruídos na comunicação interna e coibir qualquer manifestação de insatisfação por parte dos funcionários.

  • E.

    fortalecer a imagem corporativa e influenciar positivamente a opinião pública.

Em relação à produção jornalística na Internet, é preciso atentar para uma série de vantagens e desvantagens inerentes ao meio e ao comportamento dos usuários. Levando em conta tais condicionamentos, julgue os itens subseqüentes.

As instituições que mais se beneficiam com o uso do weblog são aquelas cujo modelo ou estratégia de negócio ainda não está baseado na Web.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...