Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A entrevista é uma das principais formas de apuração jornalística e deve ser conduzida e editada de acordo com o meio em que será veiculada.

Nesse contexto, é correto dizer que:

  • A.

    no rádio, as entrevistas podem ser ocasionais ou produzidas, gravadas ou ao vivo, mas geralmente são marcadas pelo tom coloquial;

  • B.

    na TV, a entrevista, gravada ou ao vivo, deve usar a imagem para dar sempre mais destaque ao entrevistador do que à informação noticiosa;

  • C.

    nas revistas, ao optar por uma entrevista em formato pinguepongue, as perguntas e respostas devem ser obrigatoriamente redigidas entre aspas e sem qualquer adaptação entre a fala e o texto escrito;

  • D.

    no rádio, as entrevistas devem ser cuidadosamente ensaiadas antes de ir ao ar, para que o entrevistador treine o entrevistado para fornecer as respostas esperadas pela emissora;

  • E.

    na mídia impressa, os dados obtidos nas entrevistas devem ser apresentados através do discurso indireto, no qual não é possível substituir palavras ou expressões do entrevistado devido ao uso das aspas.

Uma prática contestada, mas comum no radiojornalismo, é a de produzir notícias através do recorte de jornais, sejam os impressos ou os da internet. A expressão pejorativa que indica este hábito é

  • A.

    Gilete-press.

  • B.

    Press-release.

  • C.

    Press-mania.

  • D.

    Furo.

  • E.

    Girafa.

No âmbito do planejamento e gestão estratégicos de comunicação empresarial, pode-se considerar que a visão organizacional é um dos elementos norteadores de todo o processo. Partindo desse pressuposto, é correto afirmar que um dos objetivos diretos de uma declaração de visão é:

  • A.

    estabelecer o foco da organização em direção ao que se espera do futuro.

  • B.

    determinar os programas de ação e o campo de atuação da organização.

  • C.

    determinar os princípios e estratégias mercadológicas que devem reforçar as decisões da alta administração.

  • D.

    diagnosticar o cenário de atuação da organização, isto é, de seus ambientes interno, setorial e externo.

  • E.

    definir regras e normas de comportamento que devem orientar a conduta dos funcionários.

A respeito do papel social da comunicação e do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os próximos itens.

A prestação de informações por instituições públicas, privadas e particulares que produzam efeito na vida da sociedade é uma obrigação social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à rotina de apuração jornalística NÃO é correto afirmar que pauta é:

  • A.

    agenda ou roteiro dos principais assuntos a serem noticiados em uma edição de jornal ou revista, programa de rádio ou TV;

  • B.

    roteiro normativo que visa dirigir metodicamente o trabalho do repórter de acordo com parâmetros previstos e que não podem ser alterados;

  • C.

    planejamento esquematizado dos ângulos a serem focalizados numa reportagem, podendo conter o resumo do assunto, o tratamento a ser dado à matéria, além de nomes, e contatos de possíveis fontes de informação;

  • D.

    anotação de temas que poderão ser desenvolvidos oportunamente, para aproveitamento em futuras edições;

  • E.

    planejamento de elaboração de uma reportagem com indicações logísticas e técnicas que, além de orientar o repórter, podem indicar a linha editorial do veículo noticioso.

A cozinha no jargão jornalístico é o termo com que se designa

  • A.

    a veiculação de informação ou música a partir de “propina”, “por baixo do pano”.

  • B.

    o trabalho de reescrever (adaptar, atualizar e condensar) textos.

  • C.

    o conjunto de recortes de jornais e revistas sobre determinados assuntos.

  • D.

    a expressão que deve ser evitada no rádio por ser usada com freqüência exagerada.

  • E.

    o ponto culminante da veiculação de um texto ou reportagem.

Considerando o vasto campo da comunicação empresarial, assinale a opção que apresenta instrumentos que permitem uma forma sincrônica de comunicação.

  • A.

    Videoconferência e mala direta.

  • B.

    E-mail e telefone.

  • C.

    Circular e mala direta.

  • D.

    Telefone e videoconferência.

  • E.

    Mala direta e e-mail.

A época do jornalismo que corresponde à imprensa de massa e marca o início da profissionalização dos jornalistas e a utilização da publicidade corresponde ao período de:

  • A.

    1631 a 1789

  • B.

    1789 a 1830

  • C.

    1830 a 1900

  • D.

    1900 a 1960

  • E.

    1960 em diante

Com relação às expressões mais adequadas a um texto jornalístico, podemos afirmar que:

  • A.

    castelhano é uma mistura de espanhol e português falada na fronteira e, por isso, deve ser usado no lugar de portunhol;

  • B.

    o uso do termo causa mortis em latim dá prestigio ao texto e, por isso, é mais indicado que causa da morte em português;

  • C.

    eminente e iminente têm significados diferentes: o primeiro é aquele que se destaca; o segundo, é o que está para acontecer a qualquer momento;

  • D.

    evangélicos e evangelistas podem ser usados como sinônimos, pois designam os adeptos da Igreja Evangélica;

  • E.

    retificar e ratificar são antônimos; o primeiro é confirmar, o segundo, consertar, emendar.

À luz da teoria dos usos e gratificações, pode-se dizer que o ser humano tende a interessar-se pela informação jornalística que lhe proporciona algum proveito. As notícias necessitam seduzir para, num ambiente de concorrência, funcionarem como mais-valia para um determinado órgão de comunicação social. Assim, a relação eventonotícia será, pelo menos em parte, baseada em

  • a.

    acontecimentos atuais e políticos.

  • b.

    histórias que envolvam sexo, crime, fama e conflitos.

  • c.

    uma lógica comercial.

  • d.

    fatos relevantes da vida social.

  • e.

    matérias de entretenimento, principalmente.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...