Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O jornalista de uma emissora em FM necessita montar um boletim noticioso de 3 (três) minutos, com 6 (seis) notas de 30 (trinta) segundos cada, que será lido pelo locutor e transmitido durante a programação musical que é veiculada pela emissora das 15 horas às 16 horas. O boletim noticioso é também denominado de
revisão noticiosa.
caderno noticioso.
síntese noticiosa.
momento noticioso.
roteiro noticioso.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
A pauta das conversas interpessoais é sugerida pelos jornais, televisão, rádio e Internet, propiciando aos receptores a hierarquização dos assuntos que devem ser pensados/ falados. Foi no início da década de 1970, por meio de um trabalho de Maxwell McCombs e Donald Shaw que o papel dos media na formação e na mudança de cognições foi estudado. O texto acima se refere a
Notícia.
Gatekeepers
Newsmaking.
Informação.
Agenda Setting.
O título da matéria, o nome do programa, a data em que a matéria irá ao ar, o nome do redator, o número da página e o horário em que o material será transmitido são dados da lauda que constam
do rodapé.
da retranca.
da vinheta.
da sonora.
do cabeçalho.
A seqüência de fases em que geralmente se organiza a produção de um documentário é a seguinte:
decupagem; pré-produção; produção; pesquisa; edição.
pré-produção; pesquisa; decupagem; produção; edição.
pesquisa; pré-produção; produção; decupagem; edição.
pré-produção; decupagem; pesquisa; produção; edição.
pré-produção; produção; pesquisa; decupagem; edição.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Quem?, Diz o quê?, Em que canal?, Para quem?, Com que efeito?". Trata-se de um modelo comunicativo muito conhecido, sendo um dos primeiros esquemas apresentados nos estudos das teorias da comunicação. Pode ser definido como
Teoria Matemática da Comunicação.
Modelo de Paul Lazarsfeld.
Modelo de Lasswell.
Modelo Shannon e Weaver.
Teoria de Marcuse e Horkheimer.
O gênero que expressa a opinião da empresa jornalística diante dos fatos de maior repercussão no momento é
a coluna.
a resenha.
o artigo.
o comentário.
o editorial.
O nome do processo utilizado para marcar, com precisão, a seqüência de imagens gravadas em vídeo, facilitando sua posterior edição e sincronização, é
timecode.
timeline.
counter.
frame rate.
minutagem.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
De acordo com o Código Brasileiro de Telecomunicações, nas concessões e autorizações para a execução de serviços de radiodifusão serão observados uma série de requisitos. Sobre esses requisitos, pode-se afirmar:
I. Os serviços de informação, divertimento, propaganda e publicidade das empresas de radiodifusão estão subordinados às finalidades educativas e culturais inerentes à radiodifusão, visando aos superiores interesses do País.
II. As emissoras de radiodifusão, excluídas as de televisão, são obrigadas a retransmitir, diariamente, das 19 (dezenove) às 20 (vinte) horas, exceto aos sábados, domingos e feriados, o programa oficial de informações dos Poderes da República, ficando reservados 30 (trinta) minutos para divulgação de noticiário preparado pelas duas Casas do Congresso Nacional.
III. As emissoras de radiodifusão, inclusive televisão, deverão cumprir sua finalidade informativa, destinando um mínimo de 10% (dez por cento) de seu tempo para transmissão de serviço noticioso.
Está(ão) correta(s) apenas:
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
O conceito de objetividade é um dos mais discutidos no jornalismo. Talvez, o mais antigo. Alguns críticos citam até Tucídides, que viveu entre 469 a 396 a.C., como o primeiro a levantar polêmica sobre o assunto. Pode-se afirmar que
o uso dos 5W e 1H da teoria jornalística, lead, sublead e pirâmide invertida trouxeram objetividade ao jornalismo.
os gêneros jornalísticos têm graduações de objetividade, uma vez que obedecem a espaços distintos no veículo e a leituras diferentes, sendo o opinativo aquele que detém a objetividade em maior grau.
separar a notícia da opinião é um dos aspectos da objetividade.
é importante resumir a história, da forma mais compacta possível.
devemos primar pela hierarquização dos dados, de modo a envolver o destinatário.
A assinatura do repórter no final de uma matéria radiojornalística usualmente contém
o lead estendido da matéria e a identificação do repórter.
o local de onde é transmitida a matéria e a identificação do repórter.
o local de onde é transmitida a matéria e a identificação do editor da matéria.
a indicação das sonoras dos entrevistados e a identificação do repórter.
a indicação das sonoras dos entrevistados e o lead da matéria.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...