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Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Nos anos 40, Adorno e Horkheimer observaram que os programas radiofônicos, as revistas e as várias formas de arte seguem a mesma racionalidade técnica, o mesmo esquema de organização, o mesmo planejamento administrativo que a fabricação de automóveis em série ou os projetos de urbanismo, onde cada setor de produção é uniformizado e (esses setores) mantêm relações entre si. Essa observação resultou no conceito de
dominação.
industria cultural.
entropia.
pragmática.
globalização.
O dispositivo de interface entre o receptor doméstico de TV e a rede de TV a cabo ou via satélite, que decodifica transmissões analógicas ou digitais e pode permitir a interatividade, é chamado de
TV digital.
Antena parabólica.
Modem.
Fibra ótica.
Set top box.
No Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, NÃO consta como dever do jornalista:
Dar prioridade à cobertura aos movimentos sociais em suas atividades profissionais.
Permitir o direito de resposta às pessoas envolvidas ou mencionadas em sua matéria.
Pugnar pelo exercício da soberania nacional, em seus aspectos político, econômico e social.
Ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, todas as pessoas objeto de acusações não comprovadas.
São Paulo será a primeira cidade a ter Televisão Digital no Brasil. O modelo escolhido para a TV Digital no país terá o padrão
Americano.
Europeu.
Japonês.
Asiático.
Latino-Americano.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
A notícia, geralmente, anuncia e/ou enuncia o fato. Sobre essa afirmação acerca do texto jornalístico, assinale a afirmativa INCORRETA:
A aproximação com o leitor é maior na forma enunciativa da reportagem.
A forma enunciativa é a possibilidade exclusiva da reportagem.
O anúncio de um fato é o simples divulgar dos acontecimentos e registro sumário de suas circunstâncias.
Quando enuncia, a notícia assume um caráter mais narrativo – reconstitui as ações e as presentifica.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Procure dispor as informações do texto em ordem decrescente de importância para que, no caso de qualquer necessidade de corte da matéria, os últimos parágrafos possam ser suprimidos, de preferência. (Manual de Redação e Estilo, pág. 18). Por essa orientação é possível afirmar que o Estado de S. Paulo quer que os seus profissionais dêem preferência à ordenação dos textos segundo o princípio da
pirâmide normal.
cronologia.
pirâmide mista.
apuração.
pirâmide invertida.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
A agenda-setting é uma teoria jornalística que afirma que
A agenda-setting é uma teoria jornalística que afirma que
as pessoas definem seus assuntos de interesse em função do que os meios de comunicação veiculam.
os meios de comunicação organizam suas coberturas jornalísticas em função de um calendário de eventos pré-definido.
as fontes de informação, oficiais ou não, interferem na elaboração das pautas.
as pessoas ganham notoriedade quando têm entrevistas agendadas em programas especializados.
Assinale a figura que representa o plano americano.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em relação às idéias do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Deontologia jornalística é um conceito relacionado às práticas profissionais da atividade do jornalismo.
O acesso às novas tecnologias, como a edição não-linear digital, tem permitido o aumento das produções com qualidade. Hoje é possível a realização de produções que há alguns anos eram inviáveis, devido ao alto custo desses equipamentos de TV. Diante dessa assertiva, a alternativa que melhor define o conceito de edição nãolinear e seu impacto no processo de produção da mídia eletrônica (rádio e TV) é:
A edição não-linear consiste em cortes secos, onde temos uma máquina (VT) reprodutora e uma gravadora. Visualizando aquilo que é de interesse na fita, no momento de sua reprodução, gravamos o conteúdo desejado em outra fita, na máquina gravadora. É o que chamamos de PLAY/REC e isso oferece menor custo, com um tempo relativamente inferior.
A invenção da edição eletrônica permitiu a seleção dos pontos de entrada e de saída sem corte físico da fita e com a possibilidade de se ver as imagens nos monitores de vídeo, tanto da player (as tomadas ou takes), quanto da recorder, que mostra o resultado da edição. Garantiu, assim, precisão, mas impôs a não-linearidade, que não existia na montagem de filmes.
O processo de edição digital, realizado em computador, que permite a montagem e a mixagem de quaisquer trechos do áudio ou vídeo gravado, independente de sua seqüência linear, com acesso imediato e instantâneo a qualquer um de seus pontos. No processo de produção de rádio e televisão, isso representa economia de custo e tempo, tanto para a decupagem das imagens e sons, quanto para sua montagem.
Na ilha de edição convencional, composta por dois videoteipes, cada imagem selecionada numa máquina − chamada de player, porque apenas reproduz as cenas que queremos − é gravada em outra máquina − chamada de recorder. Como as cenas são gravadas em seqüência, dizemos que a edição obedece a uma linearidade.
Processo tradicional de edição de vídeo, criado antes do surgimento do microcomputador. O nome não-linear decorre da forma como as imagens são acessadas nos originais e montadas na versão final: como as mesmas encontram-se em fitas, é necessário efetuar uma busca seqüencial. Não é possível, por meio deste processo, por exemplo, inserir uma imagem entre outras duas já pré-gravadas na fita sem refazer todo o processo desde seu início.
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