Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Há uma vasta literatura que mostra, segundo Melvin L. De Fleur (Teorias da Comunicação de Massa), que “tanto crianças quanto adultos adquirem atitudes, respostas emocionais e novos estilos de conduta por intermédio da mídia, especialmente do cinema e da televisão”. Essa literatura trata da teoria

  • A.

    da recepção.

  • B.

    da aprendizagem.

  • C.

    do espelho.

  • D.

    do feedback.

  • E.

    da modelagem.

NÃO se trata de um modo de cores existente no Photoshop:

  • A.

    RGB.

  • B.

    VGA.

  • C.

    CMYK.

  • D.

    Duotônico.

  • E.

    Tons de cinza.

Com relação ao que prevê o Código de Ética da Radiodifusão Brasileira, pode-se afirmar:

I. A responsabilidade das emissoras que transmitem os programas não exclui a responsabilidade dos pais ou responsáveis, aos quais cabe o dever de impedir, a seu juízo, que os menores tenham acesso a programas inadequados, tendo em vista os limites etários, prévia e obrigatoriamente, anunciados para a orientação ao público.

II. A ilustração que acompanhar uma notícia e que não lhe seja contemporânea dispensará a indicação da circunstância dessa notícia.

III. As emissoras manterão em sigilo a fonte de suas notícias, quando julgarem conveniente e for pedido por lei.

Está(ão) correta(s):

  • A. apenas I e III
  • B. apenas II
  • C. I, II e III
  • D. apenas I
  • E. apenas III

Acerca da história dos meios de comunicação no Brasil, julgue os itens 107 e 108 a seguir.

A Rádio Nacional transmitiu em 1941 a primeira radionovela do país: Em busca da Felicidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um título NÃO será aprovado pelo editor caso sua construção apresente um pleonasmo. Apresenta esse vício de linguagem o título:

  • A.

    Escolha do ministro é prerrogativa presidencial.

  • B.

    O ministro é da livre escolha pessoal do Presidente.

  • C.

    Ministro é técnico do Banco Central do Brasil.

  • D.

    Ministro está sendo processado em São Paulo.

  • E.

    Novo Ministro da Agricultura é do Paraná.

A hipótese segundo a qual a mídia, pela seleção, disposição e incidência de suas notícias, vem determinar os temas sobre os quais o público falará e discutirá foi enunciada por McCombs sob a denominação de

  • A.

    agenda setting.

  • B.

    gatekeeper.

  • C.

    media power.

  • D.

    newsworth.

  • E.

    packaging demand.

A sigla ENG (Electronic News Gathering) refere-se ao

  • A.

    link de transmissão de externas “ao vivo”.

  • B.

    uplink de som e imagem para transmissão por satélite.

  • C.

    sistema eletrônico de edição de vídeo analógico no formato profissional.

  • D.

    grupo de profissionais para gravação em externas, composto por repórter, cinegrafista e auxiliar de iluminação.

  • E.

    uso de câmera portátil, luz e microfone para gravações em externa.

A FENAJ planeja para 2007 a revisão do Código de Ética do Jornalista, a ser deliberada em Congresso Nacional Extraordinário. O Código de Ética da categoria estabelece as penalidades, em caso de seu não-cumprimento, a serem aplicadas pela Comissão de Ética. Considerando a natureza das penalidades, pode-se afirmar:

I. Observação, advertência, suspensão e exclusão do quadro social são aplicadas aos associados do Sindicato.

II. Observação, advertência pública, impedimento temporário e impedimento definitivo de ingresso no quadro social do Sindicato são aplicados aos não-associados.

III. As penas máximas (exclusão do quadro social, para os sindicalizados, e impedimento definitivo de ingresso no quadro social, para os não-sindicalizados) só poderão ser aplicadas após prévio referendo da assembléia geral especialmente convocada para este fim.

Está(ão) correta(s):

  • A. apenas I e II
  • B. apenas I
  • C. I, II e III
  • D. apenas III
  • E. apenas II

Acerca da história dos meios de comunicação no Brasil, julgue os itens 107 e 108 a seguir.

Apesar de o rádio ter se desenvolvido em diversas regiões do país ao mesmo tempo, as emissoras de rádio cariocas e paulistas tiveram uma posição de destaque no cenário radiofônico nacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A antinotícia é condenável em qualquer tipo de jornalismo. O Manual de Redação e Estilo de O Estado de S. Paulo dedica considerável espaço para discutir esse assunto. O título que demonstra que a matéria é uma antinotícia é:

  • A.

    Deputados votam contra a emenda 3.

  • B.

    Presidente da Câmara está internado no Incor.

  • C.

    Líderes não comparecem ao plenário.

  • D.

    Deputada recupera direitos políticos.

  • E.

    Comissão de Ética absolve Severino.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...