Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quando o assessor de comunicação tem conhecimento de uma informação relevante para a empresa ou instituição pública, mas não pode divulgá-la logo, só depois de certa data ou hora, envia-a para os meios de comunicação com:

  • A. limites.
  • B. embargo.
  • C. reserva.
  • D. decisão.
  • E. verdade.

O refletor para iluminação de alta capacidade, que utiliza lâmpada de gás de mercúrio e fornece uma temperatura de cor semelhante à luz do dia, tem o nome de

  • A.

    Mini-brut.

  • B.

    Sun Gun.

  • C.

    HMI.

  • D.

    Floodlight.

  • E.

    Softlight.

A técnica de observação utilizada para pesquisa de mercado consiste em

  • A.

    captar o fenômeno social no seu ambiente natural com observações transversais e longitudinais.

  • B.

    criar um ambiente quase artificial para tentar controlar fatores espúrios e manipular variáveis.

  • C.

    usar questionário para testar hipótese específica envolvendo um grande número de entrevistados.

  • D.

    usar formulário para mapear a população e o target de forma a permitir comparação entre os dois universos.

  • E.

    fazer entrevistas aleatórias para criar uma base de dados que será usada para determinar o mercadoalvo.

O texto de um press-release, em sua forma, deve ser:

  • A.

    analítico, para convencer o jornalista das vantagens da publicação.

  • B.

    argumentativo, para mostrar ao jornalista a sua relevância.

  • C.

    cronológico, no sentido do tempo necessário para se dar o fato.

  • D.

    informativo, para chamar a atenção do jornalista para a notícia.

  • E.

    narrativo, para contar ao público como se chegou ao fato.

As folhas coloridas utilizadas como filtro para alterar a temperatura de cor de uma fonte luminosa são chamadas de

  • A.

    color bars.

  • B.

    color papers.

  • C.

    umbrella.

  • D.

    overlay.

  • E.

    gelatinas.

Em uma pesquisa de opinião, o ponto de partida é a definição do universo de pesquisa. Contudo, quando não se conhece o tamanho desse universo, a amostra a ser pesquisada pode ser selecionada por

  • A.

    conveniência, julgamento ou cota.

  • B.

    estratificação social e nível de renda.

  • C.

    escolaridade, faixa salarial e distribuição geográfica.

  • D.

    sorteio.

  • E.

    auto-indicação.

A imagem de uma empresa ou instituição pública depende de sua atuação junto à sociedade. Entretanto, ela também é parte das funções do assessor de imprensa. Nesse sentido, seu papel é:

  • A.

    manter a empresa ou instituição pública na mídia através de matérias positivas.

  • B.

    despertar o interesse dos repórteres com informações em off não divulgáveis.

  • C.

    abrir espaços na imprensa através de favores e regalos concedidos a repórteres.

  • D.

    construir fatos e versões para uma divulgação que seja favorável à boa imagem.

  • E.

    sugerir pautas interessantes e intermediar o contato da imprensa com a empresa.

Em relação às baterias recarregáveis que utilizam níquelcádmio em sua composição pode-se afirmar que

  • A.

    são as mais caras do mercado.

  • B.

    têm um peso várias vezes superior às demais.

  • C.

    não podem ser carregadas na corrente elétrica de 220 Volts.

  • D.

    apresentam efeito memória quando carregadas parcialmente.

  • E.

    influem diretamente na diminuição da camada de ozônio da atmosfera.

O modelo de relações públicas simétrico de duas mãos, citado por Kunsch (1997), se caracteriza por:

  • A. desenvolver mensagens persuasivas e manipuladoras.
  • B.

    disseminar informações que atingem públicos diferenciados.

  • C.

    publicar notícias sobre a organização e obter sua repercussão.

  • D.

    pesquisar o interesse da empresa para melhor chegar ao público.

  • E.

    buscar o equilíbrio entre os interesses da empresa e os do público.

Entre as inovações introduzidas mais recentemente na indústria jornalística mundial está

  • A.

    a diagramação manual de suas edições.

  • B.

    a impressão de suas edições diárias em várias plantas gráficas simultaneamente.

  • C.

    o redesenho das redações tornando-as multimídia.

  • D.

    a veiculação de encartes publicitários.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...