Questões de Comunicação Social

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A internet, no caso apresentado na questão 24, é

  • A.

    o canal.

  • B.

    o referente.

  • C.

    o codificador.

  • D.

    a mensagem.

  • E.

    o decodificador.

Uma das características da linguagem jornalística é a referencialidade.

  • A. A referencialidade é uma estratégia adotada pelo jornalismo para tornar-se referência em termos de produção e distribuição de conhecimento.
  • B. Referencialidade, na semiologia, é uma característica do referente de referir-se a si mesmo. Assim, segundo os semiólogos, a linguagem jornalística é referencial porque se auto-referencia e porque é capaz de refletir a própria realidade exterior, de forma objetiva, já que a própria realidade é objetiva em si mesma.
  • C. É isso que dá ao jornalismo, segundo o pesquisador Josenildo Guerra, a possibilidade de ser apenas parcialmente verdadeiro, porque o referendo ao qual a linguagem jornalística remete é sempre passível de dupla interpretação.
  • D. É isso que dá ao jornalismo, segundo o pesquisador Josenildo Guerra, a possibilidade de ser verdadeiro, não no sentido absoluto do termo verdade, mas como verdade referencial, que remete a um referente constatável pelo público.
  • E. É isso que dá ao jornalismo, segundo o pesquisador Josenildo Guerra, a possibilidade de ser verdadeiro, no sentido absoluto e filosófico do termo, como um discurso que reflete a realidade exterior como um espelho.

Com relação a teorias da comunicação, julgue os itens que se seguem.

Uma das contribuições brasileiras para o estudo da comunicação surgiu na década de 60 do século passado, com o conceito de folkcomunicação, desenvolvido por Luiz Beltrão no tratamento dos mecanismos específicos de comunicação em grupos marginalizados pelo sistema midiático.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao destino, os conteúdos, apresentados na questão 24, sobre a instituição e sobre o concurso, divulgados no site, são considerados, neste caso, como uma mensagem

  • A.

    restrita.

  • B.

    dirigida.

  • C.

    massiva.

  • D.

    específica.

  • E.

    manipulada.

Com relação a teorias da comunicação, julgue os itens que se seguem.

A teoria hipodérmica descreve a ação comunicativa como a relação automática de estímulo e resposta que reduz a ação humana a uma relação de causalidade linear. Essa teoria, também denominada teoria da correia de transmissão, teoria mecanicista estímulo-resposta ou, ainda, teoria da bala mágica, foi desenvolvida no contexto da I Guerra Mundial, a partir da crença de que o poder da comunicação de massa levaria a opinião pública a defender as idéias desejadas pelo comunicador.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a teorias da comunicação, julgue os itens que se seguem.

Gatekeepers, em teoria da comunicação, refere-se aos selecionadores intermediários, aqueles que desempenham o papel de selecionar os acontecimentos a serem veiculados. Em uma redação de jornal, esse papel é desempenhado pelos editores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Teorias elaboradas acerca das origens e funções da propaganda situam suas origens em fins do século XVI. Estaria referida à formação de missionários, aos quais competiria disseminar uma crença.

Por propaganda, pode-se então entender:

  • A.

    divulgação maciça de diretrizes de comportamento e de ativa participação em campanhas de conscientização, a par de atitudes de consumo ideológico e comercial;

  • B.

    conjunto de atividades desenvolvidas com o objetivo de influenciar o comportamento humano, tendo finalidades religiosas, políticas ou cívicas;

  • C.

    modelagem e mobilização de corações e mentes à vista de uma consistente difusão de idéias, normas e princípios, pelas quais se podem pautar propostas comerciais;

  • D.

    composto de ferramentas ideológicas destinadas a promover a adesão introspectiva de neófitos a causas políticas e públicas ou, ainda, a questões religiosas;

  • E.

    formação rematada de um complexo de idéias, conceitos e regras de procedimento afirmativo, que servem de lastro ideológico à promoção de produtos de consumo.

Considerando o texto acima como referência inicial e a respeito dos princípios que norteiam as atividades do repórter, julgue os itens que se seguem.

O repórter, além de traduzir a realidade, deve confrontar as diferentes perspectivas e selecionar fatos e versões que permitam ao leitor, ao ouvinte ou ao telespectador orientar-se diante dessa realidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação contemporânea deve conjugar razão e subjetividade cultural, modernidade e tradição. É importante colocar a razão, a economia, os mercados e a ciência de um lado, e as identidades, as paixões e os valores culturais de outro. O grande questionamento é como a comunicação irá conciliar esses paradigmas, com base em suas características, abrangência e diversidade. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O público da área de comunicação classifica-se em interno, misto, externo e potencial. O público misto é composto por pessoas ou grupos organizados com pouca ou nenhuma expectativa com relação à empresa. Entre estes, estão as associações culturais, consultores, curiosos e entidades assistenciais.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à relação entre os jornalistas e o público a quem se destina a informação jornalística, julgue os próximos itens.

Há relação entre interesse jornalístico e abrangência de público-alvo de uma informação. Quanto maior o interesse jornalístico, maior a abrangência do público a que a informação possa se destinar. Quanto mais abrangente o público, mais se pode particularizar a linguagem.

  • C. Certo
  • E. Errado
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