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Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
A internet, no caso apresentado na questão 24, é
o canal.
o referente.
o codificador.
a mensagem.
o decodificador.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Uma das características da linguagem jornalística é a referencialidade.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação a teorias da comunicação, julgue os itens que se seguem.
Uma das contribuições brasileiras para o estudo da comunicação surgiu na década de 60 do século passado, com o conceito de folkcomunicação, desenvolvido por Luiz Beltrão no tratamento dos mecanismos específicos de comunicação em grupos marginalizados pelo sistema midiático.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Quanto ao destino, os conteúdos, apresentados na questão 24, sobre a instituição e sobre o concurso, divulgados no site, são considerados, neste caso, como uma mensagem
restrita.
dirigida.
massiva.
específica.
manipulada.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação a teorias da comunicação, julgue os itens que se seguem.
A teoria hipodérmica descreve a ação comunicativa como a relação automática de estímulo e resposta que reduz a ação humana a uma relação de causalidade linear. Essa teoria, também denominada teoria da correia de transmissão, teoria mecanicista estímulo-resposta ou, ainda, teoria da bala mágica, foi desenvolvida no contexto da I Guerra Mundial, a partir da crença de que o poder da comunicação de massa levaria a opinião pública a defender as idéias desejadas pelo comunicador.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação a teorias da comunicação, julgue os itens que se seguem.
Gatekeepers, em teoria da comunicação, refere-se aos selecionadores intermediários, aqueles que desempenham o papel de selecionar os acontecimentos a serem veiculados. Em uma redação de jornal, esse papel é desempenhado pelos editores.
Teorias elaboradas acerca das origens e funções da propaganda situam suas origens em fins do século XVI. Estaria referida à formação de missionários, aos quais competiria disseminar uma crença.
Por propaganda, pode-se então entender:
divulgação maciça de diretrizes de comportamento e de ativa participação em campanhas de conscientização, a par de atitudes de consumo ideológico e comercial;
conjunto de atividades desenvolvidas com o objetivo de influenciar o comportamento humano, tendo finalidades religiosas, políticas ou cívicas;
modelagem e mobilização de corações e mentes à vista de uma consistente difusão de idéias, normas e princípios, pelas quais se podem pautar propostas comerciais;
composto de ferramentas ideológicas destinadas a promover a adesão introspectiva de neófitos a causas políticas e públicas ou, ainda, a questões religiosas;
formação rematada de um complexo de idéias, conceitos e regras de procedimento afirmativo, que servem de lastro ideológico à promoção de produtos de consumo.
Considerando o texto acima como referência inicial e a respeito dos princípios que norteiam as atividades do repórter, julgue os itens que se seguem.
O repórter, além de traduzir a realidade, deve confrontar as diferentes perspectivas e selecionar fatos e versões que permitam ao leitor, ao ouvinte ou ao telespectador orientar-se diante dessa realidade.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A comunicação contemporânea deve conjugar razão e subjetividade cultural, modernidade e tradição. É importante colocar a razão, a economia, os mercados e a ciência de um lado, e as identidades, as paixões e os valores culturais de outro. O grande questionamento é como a comunicação irá conciliar esses paradigmas, com base em suas características, abrangência e diversidade. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
O público da área de comunicação classifica-se em interno, misto, externo e potencial. O público misto é composto por pessoas ou grupos organizados com pouca ou nenhuma expectativa com relação à empresa. Entre estes, estão as associações culturais, consultores, curiosos e entidades assistenciais.
No que se refere à relação entre os jornalistas e o público a quem se destina a informação jornalística, julgue os próximos itens.
Há relação entre interesse jornalístico e abrangência de público-alvo de uma informação. Quanto maior o interesse jornalístico, maior a abrangência do público a que a informação possa se destinar. Quanto mais abrangente o público, mais se pode particularizar a linguagem.
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