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Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Formas de ser e de aparecer de veículos de comunicação, tais como a televisão e o vídeo, podem ser sucintamente descritas em suas inter-relações. Assim, por exemplo:
a televisão mobiliza nossa afetividade, provocando sensações e despertando emoções imediatas; o vídeo constitui obra em linguagem televisiva, de cunho artístico, técnico ou didático;
pela relação imagem, som e palavra, a televisão orienta nossa sensibilidade para uma compreensão imediata do real; o vídeo reforça o interesse que desperta pela parceria com o computador;
pelo seu caráter de veículo apto a realizar mediações e despertar sentimentos, em plano analógico e/ou conceitual, a TV fornece ao vídeo todos os dispositivos necessários à reprodução de imagens do real;
a televisão vem se juntar ao computador para a construção de uma hiperrealidade, deixando para produções em vídeo a exclusiva competência de uma reprodução documental da realidade;
a televisão foi o veículo de comunicação típico do século XX, quando, aliada aos satélites, tornou-se uma potência; ao capturar nosso olhar, as imagens coloridas do vídeo solicitam nossa inteligência sensível.
Considerando as tendências contemporâneas do mercado editorial nacional, os jornais constituem-se na mídia preferencial
das massas urbanas já que as tiragens têm crescido nas cidades e na proporção direta do crescimento demográfico da população do Brasil.
das massas urbanas e rurais devido em especial ao novo gênero do jornalismo popular cujas características atraíram uma nova leva de leitores da classe média que estava se afastando do hábito de ler diariamente periódicos.
dos alfabetizados, com renda média e alta e educação superior, cosmopolitas e que se acostumaram também a se entreter com programas de televisão popular.
dos adolescentes que por natureza são críticos e ávidos de informação.
das elites nacionais que não prestigiam a TV e que preferem a leitura como meio de informação.
O jornalismo é uma profissão bastante dinâmica em razão das rápidas mudanças causadas pelas inovações tecnológicas que atingem os meios de comunicação e, por extensão, a atividade jornalística. Mesmo diante de tais mudanças, é INCORRETO afirmar que cabe ao jornalista
A política editorial de certo veículo
estabelece, prioritariamente, o código de conduta a ser respeitado pelos jornalistas.
estabelece, prioritariamente, o padrão gráfico de um veículo impresso.
define as prioridades de conteúdo assim como o padrão e as normas de investigação de sua equipe de reportagem.
orienta o contato publicitário em suas negociações com os anunciantes.
diz respeito aos editoriais publicados e divulgados no veículo.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
O que é informação?
Podemos conceituar a informação como sendo dados interpretados e contextualizados, levando-se em conta que a informação só se processa quando é possível de ser assimilada e compreendida. Por isso, informar é dar forma a algo.
Informação é a constituição de dados que decorrem do conhecimento e que alimenta os centros de pesquisa.
Informação é o conteúdo textual que alimenta os veículos de comunicação.
Informação é a matéria-prima que circula entre os veículos de comunicação.
O jornalismo é concebido como um processo social que se articula a partir da relação (periódica/oportuna) entre organizações formais (públicos/receptores), através de canais de difusão (jornal/revista/rádio/televisão/cinema) que asseguram a transmissão de informações (atuais) em função de interesses e expectativas (universos culturais e ideológicos). (Melo, A opinião no jornalismo brasileiro). Com isso, é correto afirmar:
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A mensagem bem planejada e estruturada e a escolha adequada do veículo de comunicação dirigida proporcionarão um feedback mais rápido da situação (Ferreira, 2001). De acordo com o autor, consideram-se veículos auxiliares:
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2006
Na perspectiva da indústria cultural, todas as diversas formas simbólicas tornam-se, a cada dia, com mais intensidade, bens simbólicos. Esse processo sócio-histórico de produção, transmissão, mercantilização, apropriação e interpretação de formas simbólicas na cultura das sociedades modernas é reforçado pelas novas tecnologias de comunicação. Com base em tal premissa, considere a validade das afirmações abaixo.
I. Os conglomerados comunicacionais exercem, cada vez mais, controle sobre todos os tipos de informação que circulam nas sociedades globalizadas através do domínio de sistemas de produção e transmissão.
II. As novas tecnologias da comunicação, ao mesmo tempo em que possibilitaram um maior acesso às informações e ao conhecimento, também geram uma subordinação de seus receptores a uma estratégica de dependência tecnológica cada vez mais sofisticada.
III. É inegável o processo de midiação da cultura moderna. A circulação de bens simbólicos, por meio das tecnologias da comunicação, ampliou-se de forma nunca antes vista na história, rompendo com a noção de tempo-espaço e estabelecendo novas referências de caráter ideológico das culturas.
IV. Em uma sociedade hierarquizada, dividida em classes, os bens culturais tendem a responder ou satisfazer demandas de públicos específicos, mantendo o domínio de grupos políticos, religiosos e econômicos, reproduzindo, na esfera das relações sociais, o falseamento da democracia discursiva e perpetuando o status quo.
Do ponto de vista da análise interpretativa, assinale a alternativa CORRETA:
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Excelente meio de comunicação, criado com um objetivo específico, planejado institucionalmente, com previsão de número de exemplares e serve de veículo das informações da empresa para os funcionários. Fala-se de:
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com base nos critérios de seleção de notícias, julgue os itens a seguir.
Com o aparecimento da Internet, os press releases deixaram de ser a principal fonte de formação da agenda dos jornais e fonte das próprias reportagens. Até bem pouco tempo, muitos jornais teriam dificuldade de completar suas edições se não contassem com os releases, principalmente os veículos de pequeno e médio porte, o que não acontece atualmente.
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