Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com Philip Kotler, em publicidade, a comunicação eficaz é aquela orientada:
Tudo o que um jornal publica é obtido nas chamadas fontes de informação, que podem ser classificadas em alguns grupos, por autores como Mário Erbolato (Técnicas de codificação em jornalismo. São Paulo: Ática, 1991) ou pelos manuais de redação. Com relação às fontes jornalísticas, considere as seguintes afirmativas:
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente a afirmativa 5 é verdadeira.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
Considerando os gêneros jornalísticos:
Segundo Armando Sant'Anna, em propaganda, o uso de um texto racional, enfatizando a descrição do produto, suas vantagens e as razões por que deve ser comprado, é mais adequado nos casos em que o produto:
Considerando o processamento cognitivo e afetivo das informações pelas pessoas, as campanhas publicitárias devem levar em conta, em primeiro lugar e antes de tudo,
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto às técnicas de redação e aos gêneros jornalísticos, julgue os itens que se seguem.
O jornalismo analítico não pode ser confundido com a opinião ou com o comentário, que devem se restringir às colunas e aos artigos.
As campanhas persuasivas
I. caracterizam o trabalho jornalístico envolvido que está na denúncia das mazelas da sociedade.
II. fazem parte da missão de um comunicador organizacional o que envolve afinal e também a atividade de um assessor de imprensa preocupado que está menos com o jornalismo propriamente dito e mais em servir ao ator social.
III. fazem com freqüência uso dos estereótipos soc iai s animando por seu intermédio o imaginário de certa comunidade e servindo de elo entre os inputs e os dados de memória de um indivíduo.
Está (ão) correta (s) a(s) afirmativa(s)
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto às técnicas de redação e aos gêneros jornalísticos, julgue os itens que se seguem.
O jornalista não pode de modo algum provocar empatia ou despertar identificação do leitor com a personagem da notícia para evitar que a matéria fique tendenciosa.
A comunicação é essencial nas relações humanas e este processo é, muitas vezes, prejudicado por obstáculos ou barreiras. Para ultrapassar obstáculos ou barreiras à comunicação, o emissor deve:
1- tornar a mensagem clara e precisa.
2- considerar as características do receptor.
3- evitar o uso de expressões técnicas e siglas ininteligíveis.
4- ajustar as comunicações ao devido tempo.
O correto está em:
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Identifique o recurso visual ao qual as orientações abaixo se adequam.
Use-o apenas em ambientes pequenos, para 50 pessoas no máximo. Em ambientes maiores, prefira recursos que possam ampliar o visual;
Posicione-se de maneira a não precisar passar com freqüência na frente do visual para escrever – se você for destro, fique com a mão esquerda do lado do cavalete; se for canhoto, a mão que deverá estar ao lado dele é a direita;
Em ambientes amplos, se você não dispuser de outro recurso para melhorar a visibilidade, use dois, um ao lado do outro, como se fosse um só;
Procure destacar as informações importantes com ocres diferentes. Reserve, no entanto, o vermelho para ambientes pequenos ou quando a tinta for bastante forte, pois, de maneira geral, é uma cor de fraca visibilidade. Se tiver de optar por duas cores prefira a preta e a azul.
Se for utilizar um visual em mais de uma oportunidade na mesma apresentação, prefira fazê-lo duas ou mais vezes a retroceder as folhas já viradas para encontrá-lo.
Cartaz;
Flip chart;
Quadro didático;
Quadro branco.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...