Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Philip Kotler, em publicidade, a comunicação eficaz é aquela orientada:

  • A. pela mensagem.
  • B. pelo canal.
  • C. pelo emitente.
  • D. pelo receptor.
  • E. pelo meio.

Tudo o que um jornal publica é obtido nas chamadas fontes de informação, que podem ser classificadas em alguns grupos, por autores como Mário Erbolato (Técnicas de codificação em jornalismo. São Paulo: Ática, 1991) ou pelos manuais de redação. Com relação às fontes jornalísticas, considere as seguintes afirmativas:

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente a afirmativa 5 é verdadeira.

  • E.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

Considerando os gêneros jornalísticos:

  • A. o jornalismo interpretativo é puramente opinativo e visa dirigir e condicionar a opinião do público.
  • B. o jornalismo interpretativo oscila entre o estilo opinativo e o informativo, mas, segundo Mário Erbolato, ele não deve ser usado para dirigir ou condicionar a opinião do povo.
  • C. o jornalismo interpretativo oscila entre o opinativo e o informativo e, segundo Mário Erbolato, pode ser usado para dirigir ou condicionar a opinião do povo.
  • D. o jornalismo interpretativo é puramente informativo e não pode ser usado para dirigir ou condicionar a opinião do povo.
  • E. o jornalismo interpretativo é puramente opinativo e não pode ser usado para dirigir ou condicionar a opinião do povo.

Segundo Armando Sant'Anna, em propaganda, o uso de um texto racional, enfatizando a descrição do produto, suas vantagens e as razões por que deve ser comprado, é mais adequado nos casos em que o produto:

  • A. não é conhecido no mercado.
  • B. é uma necessidade do consumidor.
  • C. é influenciado por características extrínsecas.
  • D. possui características inovadoras.
  • E. é destinado às classes superiores.

Considerando o processamento cognitivo e afetivo das informações pelas pessoas, as campanhas publicitárias devem levar em conta, em primeiro lugar e antes de tudo,

  • A. a compreensão das mensagens pelos receptores.
  • B. a análise das mensagens pelos receptores.
  • C. a resposta às mensagens pelos receptores.
  • D. a valorização das mensagens pelos receptores.
  • E. a atenção da audiência.

Quanto às técnicas de redação e aos gêneros jornalísticos, julgue os itens que se seguem.

O jornalismo analítico não pode ser confundido com a opinião ou com o comentário, que devem se restringir às colunas e aos artigos.

  • C. Certo
  • E. Errado

As campanhas persuasivas

I. caracterizam o trabalho jornalístico envolvido que está na denúncia das mazelas da sociedade.

II. fazem parte da missão de um comunicador organizacional o que envolve afinal e também a atividade de um assessor de imprensa preocupado que está menos com o jornalismo propriamente dito e mais em servir ao ator social.

III. fazem com freqüência uso dos estereótipos soc iai s animando por seu intermédio o imaginário de certa comunidade e servindo de elo entre os inputs e os dados de memória de um indivíduo.

Está (ão) correta (s) a(s) afirmativa(s)

 

  • A. todas.
  • B. nenhuma.
  • C. apenas I e II.
  • D. apenas I e III.
  • E. apenas II e III.

Quanto às técnicas de redação e aos gêneros jornalísticos, julgue os itens que se seguem.

O jornalista não pode de modo algum provocar empatia ou despertar identificação do leitor com a personagem da notícia para evitar que a matéria fique tendenciosa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação é essencial nas relações humanas e este processo é, muitas vezes, prejudicado por obstáculos ou barreiras. Para ultrapassar obstáculos ou barreiras à comunicação, o emissor deve:

1- tornar a mensagem clara e precisa.

2- considerar as características do receptor.

3- evitar o uso de expressões técnicas e siglas ininteligíveis.

4- ajustar as comunicações ao devido tempo.

O correto está em:

  • A. 1, 2 e 3, somente.
  • B. 1, 3 e 4, somente.
  • C. 2 e 4, somente.
  • D. 1, 2, 3 e 4.

Identifique o recurso visual ao qual as orientações abaixo se adequam.

• Use-o apenas em ambientes pequenos, para 50 pessoas no máximo. Em ambientes maiores, prefira recursos que possam ampliar o visual;

• Posicione-se de maneira a não precisar passar com freqüência na frente do visual para escrever – se você for destro, fique com a mão esquerda do lado do cavalete; se for canhoto, a mão que deverá estar ao lado dele é a direita;

• Em ambientes amplos, se você não dispuser de outro recurso para melhorar a visibilidade, use dois, um ao lado do outro, como se fosse um só;

• Procure destacar as informações importantes com ocres diferentes. Reserve, no entanto, o vermelho para ambientes pequenos ou quando a tinta for bastante forte, pois, de maneira geral, é uma cor de fraca visibilidade. Se tiver de optar por duas cores prefira a preta e a azul.

• Se for utilizar um visual em mais de uma oportunidade na mesma apresentação, prefira fazê-lo duas ou mais vezes a retroceder as folhas já viradas para encontrá-lo.

  • A.

    Cartaz;

  • B.

    Flip chart;

  • C.

    Quadro didático;

  • D.

    Quadro branco.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...