Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em uma revista podemos encontrar textos redigidos tanto em consonância com o gênero narrativo quanto expositivo. Com relação ao primeiro, apresentam-se como especificidades a linearidade dos acontecimentos, possibilidade de sequências descritivas mais longas de acordo com o desejo do autor, uso de metáforas, adjetivação e estrutura da pirâmide normal. Já com relação ao segundo gênero, figuram como características a objetividade, a restrição linguística e a estrutura conhecida como pirâmide invertida.
São exemplos dos gêneros narrativo e expositivo, respectivamente:
Os primeiros impressos foram produzidos com tipos góticos. O desenho desses tipos foi determinado pela busca de Guttenberg em estabelecer semelhanças com os manuscritos que a tipografia pretendia substituir. Desde então tipógrafos, calígrafos e outros profissionais desenharam toda uma infinidade de tipos. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. É comum que fontes levem os nomes de seus criadores como Garamond, Frutiger, Zapf e Lubalin.
II. Max Miedinger é o desenhista da tipologia Helvética, que originalmente se chamava Neue Haas Grotesk.
III. A tipologia Univers foi criada por Adrian Frutiger e originalmente possuía 21 variações diferenciadas por um sistema de numeração.
IV. A Sabon é uma lapidária criada por Jan Tschichold na década de 1960.
Está correto o que se afirma em:
Segundo Allen Hurlburt (1986, p. 8) (...) não há palavra melhor que layout para sintetizar a ideia, a forma, o arranjo ou composição de uma página impressa.
No entanto, tecnicamente o termo layout designa especificamente:
O papel é um dos mais importantes componentes de custo de um impresso. A escolha do suporte de impressão correto passa pelo conhecimento dos diferentes tipos existentes no mercado. Cada tipo de papel possui características próprias e é indicado para determinado grupo de trabalho.
A opção a seguir que descreve o papel de forma acertada é:
Um experimentado repórter da área do Jornalismo Investigativo de um certo jornal impresso não utiliza os desktops da redação por motivo de segurança dos dados. Dessa maneira, para resguardar sua produção até o momento de apresentá-la para a Direção de Jornalismo da empresa, o repórter leva diariamente seu notebook para a jornada de trabalho.
Para coibir acesso físico não autorizado ao equipamento desse profissional, destacam-se procedimentos como:
Eventualmente, jornalistas precisam processar grande volume de dados para subsidiar reportagens especiais multimídia. Assim, um sistema que possibilite consultar de forma automatizada o material em questão, a formação de uma equipe de profissionais para se dedicar exclusivamente à função e a existência de ferramentas que possibilitem a chamada apuração distribuída, isto é, com a participação da sociedade no uso de plataforma aberta de dados, são procedimentos que resultam em conteúdo jornalístico diferenciado e de qualidade.
Com relação ao chamado jornalismo de dados, infere-se que:
O trabalho coletivo voluntário em uma cultura wiki, por exemplo, permite que vários colaboradores produzam e disseminem informações. Contudo, um aspecto a ressalvar no processo de edição coletivo é que o conteúdo não precisa ser revisado antes de qualquer publicação, cabendo a correção ou até mesmo a complementação da informação aos demais autores, a posteriori. Observa-se ainda nesse contexto que o jornalismo participativo, também chamado de open source journalism, passa a ditar a regra de produção noticiosa por intermédio da qual publica-se primeiro e, depois, filtra-se.
De acordo com o enunciado, conclui-se, portanto, que:
Os manuais de jornalismo conceituam e definem normas para os tipos de texto comumente encontrados nas publicações impressas. Imagine a situação hipotética na qual o editor solicita ao repórter a produção de um determinado texto.
Dessa maneira, dentre as estruturas possíveis, teríamos como opção correta:
De acordo com os manuais de radiojornalismo, em título de matéria radiofônica sobre acontecimento futuro próximo, é preferível a utilização do seguinte tempo verbal, do modo indicativo:
Um grande campo para reportagens e levantamento de informações no ambiente digital está no acesso a bancos de dados, em especial contendo números. Muitos desses dados apresentam problemas técnicos e de informações em si, desde falta de valores e linhas duplicadas a nomes ambíguos de campos.
O processo de análise dessa qualidade de dados, validando ou rejeitando manualmente as sugestões do sistema e fazendo a alteração final é conhecido como:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...