Questões de Comunicação Social do ano 0000

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Todas as afirmativas a seguir se relacionam à Assessoria de Comunicação Integrada, EXCETO:

  • A.

    Disseminar informação para os meios de comunicação externos, preparar os responsáveis pela organização para se relacionarem de forma competente com a imprensa e preparar textos para peças gráficas internas e externas são algumas das funções da Assessoria de Imprensa.

  • B.

    Dentre as diversas ações de comunicação, a área de Relações Públicas deve priorizar a informação institucional para os públicos externos e a promoção de eventos comemorativos que contribuam para a interação entre os empregados.

  • C.

    A Assessoria de Comunicação Integrada deve desenvolver um programa de identidade corporativa e divulgar a personalidade da organização através da criação de sua identidade visual, dentre outras ações.

  • D.

    A Assessoria de Comunicação Integrada deve trabalhar a comunicação empresarial, considerando as expectativas e demandas dos diversos segmentos de públicos, dentre eles, a opinião pública e os públicos internos da organização.

Em relação às etapas da campanha publicitária, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    o planejamento publicitário deve centralizar, coordenar e integrar todos os fatores necessários à realização dos objetivos mercadológicos e de propaganda, devendo prever avaliação e ajustamento constantes.

  • B.

    o trabalho da área de criação consiste em gerar idéias que comuniquem aquilo que se definiu que deve ser transmitido aos diversos segmentos de públicos e em escolher os meios e os veículos de comunicação adequados para atingi-los.

  • C.

    na etapa de produção, os profissionais de criação devem acompanhar o trabalho dos fornecedores e produtores e alterar as peças buscando melhorar o resultado final.

  • D.

    a aprovação da criação e da mídia deve ser feita pela direção da empresa anunciante sem a interferência de qualquer setor da agência.

Um briefing deve ser:

  • A.

    bastante extenso de forma a passar para a agência todas as informações necessárias para a criação da campanha publicitária, prescindindo, assim, da pesquisa.

  • B.

    resumido e passível de modificações e ajustes ao longo do planejamento da campanha.

  • C.

    a base do planejamento de propaganda, associado às informações provenientes de pesquisa.

  • D.

    aprovado por quem tenha poderes para alterá-lo, devendo conter informações sobre o produto e o mercado, ainda que de forma superficial.

São etapas do processo de realização da propaganda, em ordem crescente de execução:

  • A.

    pesquisa; definição de objetivos; planejamento; criação e planejamento de mídia; aprovação; produção e compra da mídia; veiculação; aferição dos resultados.

  • B.

    definição de objetivos; pesquisa; planejamento; criação e planejamento de mídia; aprovação; produção e compra da mídia; veiculação; aferição dos resultados.

  • C.

    definição de objetivos; pesquisa; planejamento de mídia; planejamento; criação; aprovação; produção e compra da mídia; veiculação; aferição dos resultados.

  • D.

    pesquisa; definição de objetivos; planejamento; criação; aprovação; planejamento de mídia; compra da mídia; produção; veiculação; aferição dos resultados.

Assinale a afirmação CORRETA.

  • A.

    O slogan deve conter uma idéia sobre o produto, o serviço ou a empresa, e consiste em uma frase essencialmente original e de fácil memorização, ainda que longa.

  • B.

    Approach é o tratamento, a abordagem ou o enfoque dado ao anúncio.

  • C.

    O lay-out expressa a estrutura da peça publicitária e deve considerar o percurso vertical da leitura.

  • D.

    Folder é uma peça publicitária com dobras, podendo ter uma ou mais folhas.

Em relação à criação publicitária para Internet, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    Banner é a imagem digital não animada inserida nas páginas de um website, contendo marca ou mensagem da empresa, produto ou serviço com objetivo promocional.

  • B.

    a Internet ainda vai levar muito tempo para ser caracterizada como uma mídia publicitária capaz de realizar tarefas de comunicação ligadas à propaganda, promoção e outras ferramentas de marketing.

  • C.

    Hotsite é um website temporário para lançamento de um produto, uma promoção ou uma informação urgente na internet.

  • D.

    Webmaster é um software específico para a masterização de imagens para a internet, compatível com a linguagem HTML.

São veículos de comunicação dirigida, EXCETO:

  • A.

    Correspondência interna, alto-falante, exposição.

  • B.

    Manual de empregados, jornal interno, spot.

  • C.

    Mala direta, rádio-comunicação, treinamento.

  • D.

    Relatório, intercomunicador, conferência.

A comunicação dirigida caracteriza-se por:

  • A.

    buscar atingir públicos identificados através de veículos escritos e orais de grande abrangência.

  • B.

    elaborar mensagens eficientes, bem planejadas e estruturadas, para um público específico, independente da escolha do veículo de comunicação, visando obter feedback em tempo reduzido.

  • C.

    criar veículos de comunicação sempre novos e específicos para determinado público, visando gerar mudanças de comportamento permanentes no mesmo.

  • D.

    transmitir informações para estabelecer comunicação restrita, orientada e freqüente com um determinado número de pessoas identificadas e homogêneas.

Em relação a peças publicitárias, é CORRETO afirmar:

  • A.

    Os spots têm um expressivo poder de "recall" devido à capacidade de memorização que a música possui.

  • B.

    O cartaz é uma peça de comunicação gráfica utilizada das mais diversas formas, não podendo ultrapassar a dimensão de 96 x 66cm.

  • C.

    Após a aprovação da edição básica de um VT, é feita sua finalização, com a edição on-line nas ilhas digitais; acréscimo da trilha sonora final, inclusão de efeitos especiais digitais e de letreiros e assinaturas.

  • D.

    O encarte é uma peça publicitária gráfica, veiculada exclusivamente dentro de jornais, devendo ter formato igual ao do veículo no qual será encartado.

São funções da publicidade nas Relações Públicas, EXCETO:

  • A.

    Criar campanha publicitária para divulgação de um produto ou serviço junto ao consumidor.

  • B.

    Servir os consumidores, fornecendo-lhes informações úteis.

  • C.

    Informar os fornecedores e empregados para obter sua cooperação.

  • D.

    Contribuir para se obter aceitabilidade pública para uma indústria e conquistar a boa vontade dos moradores locais.

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