Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subseqüentes.
A pirâmide invertida no jornalismo consiste no estabelecimento de uma hierarquia dos fatos, para atender os critérios de importância da notícia. Tal procedimento nem sempre segue critérios cronológicos ou a seqüência literal dos fatos. Cabe ao jornalista reordenar os eventos de acordo com a pauta, os critérios de noticiabilidade e os valoresnotícia.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Nos dias de hoje, a comunicação social dedica-se a ser proativa e contribuir para que empresas, organizações, instituições e órgãos de governo falem com a sociedade. Para isso, lança mão de veículos e instrumentos específicos, bem como de técnicas de marketing. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.
Na confecção de um texto jornalístico, o uso da pirâmide invertida se deve a duas razões prioritárias: a primeira e mais importante é a de facilitar o trabalho do jornalista; a segunda, facilitar a vida do editor.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere ao conhecimento de técnicas e conceitos do jornalismo, julgue os itens a seguir.
Os títulos, quanto à posição que ocupam na página, podem ser classificados como manchete, manchetinha, entretítulo, subtítulo ou antetítulo. Entre esses, os mais usados são a manchete, título principal que fica no alto da página e ocupa toda a sua extensão, e o título propriamente dito.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca da elaboração dos textos jornalísticos, julgue os itens a seguir.
A expressão tensão jornalística define o clima de tensão que um jornal ou revista reflete em seus textos, na maior parte dos fatos que noticia. Essa tensão deve ser transmitida não por adjetivos, mas pela descrição seca e concisa dos fatos dramáticos.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca da elaboração dos textos jornalísticos, julgue os itens a seguir.
Os lides (leads) podem romper a clássica fórmula das perguntas o quê, quem, quando, como, onde e por quê em várias situações. As mais comuns são encontradas nas matérias de repercussão ou suíte; naquelas em que faltam informações; nas matérias humanas; naquelas que são interpretadas; ou ainda nas não-noticiosas.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca da elaboração dos textos jornalísticos, julgue os itens a seguir.
Uma das particularidades mais aceitas do lide é o recurso de estilo à antinotícia, em que a abertura da matéria começa explicando o que não aconteceu. Esse é um recurso de estilo recomendável e bem aceito, embora nem sempre possível.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O autor trata do processo de construção e estruturação do texto jornalístico. Com base nessas informações e acerca da redação jornalística, julgue os seguintes itens.
A pirâmide invertida é a estrutura predominante nos textos jornalísticos porque é rígida, anódina e pode ser intercambiável.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Estatísticas referentes aos EUA apontam que 60% de tudo o que é publicado nos veículos de comunicação têm origem em fontes institucionais. Manuel Chaparro fala da revolução das fontes, ao afirmar que as instituições se assumem como produtoras ostensivas dos conteúdos da atualidade. A partir dessas informações, e levando em conta os critérios de noticiabilidade, de seleção e de organização e construção do texto jornalístico e da relação com as fontes, julgue os seguintes itens.
Releases e sugestões de pauta contribuem para agendar os assuntos com antecedência e aumentar a possibilidade de rotinização da cobertura noticiosa. Wolf denomina esse processo de agenda de serviço.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Estatísticas referentes aos EUA apontam que 60% de tudo o que é publicado nos veículos de comunicação têm origem em fontes institucionais. Manuel Chaparro fala da revolução das fontes, ao afirmar que as instituições se assumem como produtoras ostensivas dos conteúdos da atualidade. A partir dessas informações, e levando em conta os critérios de noticiabilidade, de seleção e de organização e construção do texto jornalístico e da relação com as fontes, julgue os seguintes itens.
Os jornalistas criam a atualidade a partir da sua percepção ao verem a realidade exterior como um conjunto de acontecimentos diferentes e independentes que podem transformar-se em notícias. Um recurso utilizado é o uso do newspeg ou gancho.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O estilo jornalístico é, segundo Eduardo Martins, no Manual de Redação da Folha de S. Paulo, um meio termo entre a linguagem literária e a falada. O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente por jornais, revistas e demais veículos impressos. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
O termo briefing é muito usado em publicidade e propaganda e também no jornalismo. Significa curto, rápido, e pode ser usado no sentido de pequenas notas a serem pautadas em colunas ou o resumo das notícias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...