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No que se refere ao conhecimento de técnicas e conceitos do jornalismo, julgue os itens a seguir.
A técnica de paginação prevê o uso de recursos estéticos. Entre os mais usados, estão as vinhetas, as tarjas e o sangrado, que vem a ser a composição feita com letra inclinada, intermédia entre o tipo redondo e o manuscrito.
No que se refere ao conhecimento de técnicas e conceitos do jornalismo, julgue os itens a seguir.
Os editores lançam mão do recurso de produzir suplementos para abrir espaço para novos anunciantes do jornal. Em função do comercial, são criadas mais páginas e novas editorias.
Julgue os itens seguintes.
Poucas matérias jornalísticas originam-se integralmente da observação direta. A maioria contém informações coletadas em instituições ou de personagens que testemunham ou participam de eventos do interesse público. Portanto, os dados têm como origem o que é chamado de fontes.
Julgue os itens seguintes.
Muitos jornais hoje se utilizam do recurso do storyboard, que, a exemplo do cinema e da TV, é uma seqüência de desenhos que mostra uma ação. No jornalismo impresso, é usado para reconstituir uma determinada ação ou fato de grande impacto, tais como, seqüestros, assaltos, atentados.
O estilo jornalístico é, segundo Eduardo Martins, no Manual de Redação da Folha de S. Paulo, um meio termo entre a linguagem literária e a falada. O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente por jornais, revistas e demais veículos impressos. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Exige-se do jornalista versatilidade e interesse pelo processo de produção da notícia. Cada vez mais, o mercado contemporâneo requer que o profissional assuma mais responsabilidades e funções, participando da apuração, da formulação e da edição do texto.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito do texto acima e considerando o passado e o presente da imprensa e da radiodifusão brasileiras, julgue os seguintes itens.
Curiosamente, na Lei de Imprensa ainda em vigor Lei n.º 5.250, de 1967 , o conceito de imprensa é restringido aos jornais e periódicos impressos, estando de fora os serviços de radiodifusão e as agências de notícias.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito do texto acima e considerando o passado e o presente da imprensa e da radiodifusão brasileiras, julgue os seguintes itens.
Curiosamente, na Lei de Imprensa ainda em vigor Lei n.º 5.250, de 1967 , o conceito de imprensa é restringido aos jornais e periódicos impressos, estando de fora os serviços de radiodifusão e as agências de notícias.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O texto sintetiza o cenário da mídia globalizada. Esse fenômeno, no entanto, não é tão recente, conforme se percebe ao se analisar a própria história dos meios de comunicação no Brasil e no mundo. A partir desses enfoques, julgue os itens a seguir.
O princípio no qual se baseia a legislação da radiodifusão no Brasil é o chamado trusteeship model que, apoiado no dado técnico de que o espectro eletromagnético é limitado, atribui ao Estado o dever de regular o seu uso no interesse público.
Baseando-se no Mix de Marketing de Comunicação assinale a questão que apresenta corretamente as cinco ferramentas promocionais:
Propaganda, Promoção de Vendas, Equipe de Vendas, Marketing Direto e Outdoor.
Relações Públicas e Publicidade, Marketing Direto, Promoção de Vendas, Feiras e Catálogos.
Propaganda, Preço, Praça, Relações Públicas e Promoção de Vendas.
Jornal, Propaganda, Preço, Promoção de Vendas e Feiras.
Propaganda, Promoção de Vendas, Relações Públicas e Publicidade, Equipe de Vendas e Marketing Direto.
Assinale a opção correta.
A Promoção de Vendas é um conjunto diversificado de ferramentas de incentivo, a maioria de curto prazo, projetadas para estimular a compra mais rápida ou em maior quantidade de produtos ou serviços específicos, pelo consumidor ou pelo comércio.
As ferramentas de Promoção de Vendas são utilizadas pela minoria das organizações devido ao seu alto custo e pouca efetividade a longo prazo.
As ferramentas de Promoção de Vendas possuem objetivo único e geral para todo produto ou serviço.
As Promoções de Venda não geram resultados mais rápidos e mais fáceis de avaliar do que a Propaganda.
Os compradores fiéis a uma marca tendem a modificar seus padrões de compra devido a uma promoção competitiva.
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