Questões de Comunicação Social do ano 2004

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No que se refere ao conhecimento de técnicas e conceitos do jornalismo, julgue os itens a seguir.

A técnica de paginação prevê o uso de recursos estéticos. Entre os mais usados, estão as vinhetas, as tarjas e o sangrado, que vem a ser a composição feita com letra inclinada, intermédia entre o tipo redondo e o manuscrito.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao conhecimento de técnicas e conceitos do jornalismo, julgue os itens a seguir.

Os editores lançam mão do recurso de produzir suplementos para abrir espaço para novos anunciantes do jornal. Em função do comercial, são criadas mais páginas e novas editorias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes.

Poucas matérias jornalísticas originam-se integralmente da observação direta. A maioria contém informações coletadas em instituições ou de personagens que testemunham ou participam de eventos do interesse público. Portanto, os dados têm como origem o que é chamado de fontes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes.

Muitos jornais hoje se utilizam do recurso do storyboard, que, a exemplo do cinema e da TV, é uma seqüência de desenhos que mostra uma ação. No jornalismo impresso, é usado para reconstituir uma determinada ação ou fato de grande impacto, tais como, seqüestros, assaltos, atentados.

  • C. Certo
  • E. Errado

O estilo jornalístico é, segundo Eduardo Martins, no Manual de Redação da Folha de S. Paulo, um meio termo entre a linguagem literária e a falada. O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente por jornais, revistas e demais veículos impressos. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Exige-se do jornalista versatilidade e interesse pelo processo de produção da notícia. Cada vez mais, o mercado contemporâneo requer que o profissional assuma mais responsabilidades e funções, participando da apuração, da formulação e da edição do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do texto acima e considerando o passado e o presente da imprensa e da radiodifusão brasileiras, julgue os seguintes itens.

Curiosamente, na Lei de Imprensa ainda em vigor — Lei n.º 5.250, de 1967 —, o conceito de imprensa é restringido aos jornais e periódicos impressos, estando de fora os serviços de radiodifusão e as agências de notícias.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do texto acima e considerando o passado e o presente da imprensa e da radiodifusão brasileiras, julgue os seguintes itens.

Curiosamente, na Lei de Imprensa ainda em vigor — Lei n.º 5.250, de 1967 —, o conceito de imprensa é restringido aos jornais e periódicos impressos, estando de fora os serviços de radiodifusão e as agências de notícias.

  • C. Certo
  • E. Errado

O texto sintetiza o cenário da mídia globalizada. Esse fenômeno, no entanto, não é tão recente, conforme se percebe ao se analisar a própria história dos meios de comunicação no Brasil e no mundo. A partir desses enfoques, julgue os itens a seguir.

O princípio no qual se baseia a legislação da radiodifusão no Brasil é o chamado trusteeship model que, apoiado no dado técnico de que o espectro eletromagnético é limitado, atribui ao Estado o dever de regular o seu uso no interesse público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Baseando-se no Mix de Marketing de Comunicação assinale a questão que apresenta corretamente as cinco ferramentas promocionais:

  • A.

    Propaganda, Promoção de Vendas, Equipe de Vendas, Marketing Direto e Outdoor.

  • B.

    Relações Públicas e Publicidade, Marketing Direto, Promoção de Vendas, Feiras e Catálogos.

  • C.

    Propaganda, Preço, Praça, Relações Públicas e Promoção de Vendas.

  • D.

    Jornal, Propaganda, Preço, Promoção de Vendas e Feiras.

  • E.

    Propaganda, Promoção de Vendas, Relações Públicas e Publicidade, Equipe de Vendas e Marketing Direto.

Assinale a opção correta.

  • A.

    A Promoção de Vendas é um conjunto diversificado de ferramentas de incentivo, a maioria de curto prazo, projetadas para estimular a compra mais rápida ou em maior quantidade de produtos ou serviços específicos, pelo consumidor ou pelo comércio.

  • B.

    As ferramentas de Promoção de Vendas são utilizadas pela minoria das organizações devido ao seu alto custo e pouca efetividade a longo prazo.

  • C.

    As ferramentas de Promoção de Vendas possuem objetivo único e geral para todo produto ou serviço.

  • D.

    As Promoções de Venda não geram resultados mais rápidos e mais fáceis de avaliar do que a Propaganda.

  • E.

    Os compradores fiéis a uma marca tendem a modificar seus padrões de compra devido a uma promoção competitiva.

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