Questões de Comunicação Social do ano 2004

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito do texto acima e considerando o passado e o presente da imprensa e da radiodifusão brasileiras, julgue os seguintes itens.

Diferentemente da televisão nos Estados Unidos da América (EUA) — que se desenvolveu apoiada na indústria cinematográfica de Hollywood —, a TV brasileira, no seu início, teve de recorrer à radiodifusão existente no país, importando do rádio a sua estrutura, os formatos de programação, os artistas e os técnicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do texto acima e considerando o passado e o presente da imprensa e da radiodifusão brasileiras, julgue os seguintes itens.

Apesar do aumento da competição na televisão aberta ao longo dos anos 90, no final da década a Rede Globo ainda absorvia mais da metade do investimento publicitário no setor.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do texto acima e considerando o passado e o presente da imprensa e da radiodifusão brasileiras, julgue os seguintes itens.

No que diz respeito aos princípios a serem observados na programação de rádio e televisão, o Código de Ética da Radiodifusão Brasileira, de 1993, é reprodução fiel do disposto no art. 221 da Constituição da República.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos dias de hoje, a comunicação social dedica-se a ser proativa e contribuir para que empresas, organizações, instituições e órgãos de governo falem com a sociedade. Para isso, lança mão de veículos e instrumentos específicos, bem como de técnicas de marketing. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

A televisão, como mídia, é o maior meio publicitário do país, com mais da metade do total dos investimentos em veiculação. A TV atinge mais de 80% dos lares brasileiros. No entanto, o rádio é o de maior alcance, com mais de 70 milhões de receptores e presente em mais de 90% dos lares do país.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos dias de hoje, a comunicação social dedica-se a ser proativa e contribuir para que empresas, organizações, instituições e órgãos de governo falem com a sociedade. Para isso, lança mão de veículos e instrumentos específicos, bem como de técnicas de marketing. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

A mala direta é uma mídia de custo baixo e de resultado duvidoso. Entregue por correio ou distribuída por mensageiros diretamente ao público-alvo, a mala direta é, hoje, de pouca utilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos dias de hoje, a comunicação social dedica-se a ser proativa e contribuir para que empresas, organizações, instituições e órgãos de governo falem com a sociedade. Para isso, lança mão de veículos e instrumentos específicos, bem como de técnicas de marketing. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

Para se avaliar o poder de um órgão de imprensa, em especial do ponto de vista publicitário, é necessário saber, com precisão, qual a tiragem do veículo. Os dados acerca de circulação e capacidade de cobertura são irrelevantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Mauro Wolf, no que diz respeito aos impactos da comunicação na sociedade, as tendências atuais da pesquisa sugerem um deslocamento de foco: os estudiosos têm-se ocupado menos dos efeitos a curto prazo — uma problemática restrita — e mais das conseqüências a longo prazo — questão ampla e complexa — da exposição das pessoas à mídia. Com respeito a essa premissa, julgue os itens a seguir.

Uma diferença fundamental entre as tendências atuais e as anteriores é a busca, hoje, de uma abordagem abrangendo todo o sistema da mídia — com enfoque em determinadas áreas temáticas — em vez do estudo de casos individuais, sobretudo, de campanhas.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Mauro Wolf, no que diz respeito aos impactos da comunicação na sociedade, as tendências atuais da pesquisa sugerem um deslocamento de foco: os estudiosos têm-se ocupado menos dos efeitos a curto prazo — uma problemática restrita — e mais das conseqüências a longo prazo — questão ampla e complexa — da exposição das pessoas à mídia. Com respeito a essa premissa, julgue os itens a seguir.

A ênfase das tendências atuais nos efeitos a longo prazo da exposição das pessoas à mídia não significa o abandono da tese acerca do grande poder que os meios exerceriam sobre os indivíduos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A indústria cultural brasileira, da qual a televisão aberta é o carro-chefe, teve sua origem na afirmação do rádio como meio de comunicação de massa na década de 40 do século XX. No entanto, o seu crescimento manteve-se a reboque do desempenho global da economia do país, então semiindustrializada, de mercados regionalizados e restritos, ainda dependentes do setor agrário-exportador. Somente nos anos 60 e 70 do século XX, o desenvolvimentismo patrocinado pelos militares trouxe consigo o advento de um mercado nacional, integrado e relativamente auto-sustentado — embora desigual — de bens culturais, quando a TV, operando em rede graças ao recém-implantado sistema nacional de telecomunicações, adquiriu peso determinante.

Com relação ao tema abordado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

O advento de um mercado nacional de bens simbólicos no Brasil beneficiou enormemente setores da produção cultural, como as indústrias editorial e fonográfica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conseqüência paradoxal de políticas e legislações filosoficamente opostas — tanto de um passado de excessiva regulamentação quanto de um presente liberado pela desregulamentação —, a concentração da propriedade e do controle das comunicações no Brasil tem-se materializado em diferentes configurações. Combinadas ou não, tais formações são a expressão histórica de um poder que, simultaneamente, resiste e se adapta a transformações estruturais.

Acerca desses arranjos, julgue os itens a seguir.

A concentração horizontal refere-se à monopolização ou oligopolização de um segmento ou serviço de comunicação. O caso exemplar de concentração horizontal na mídia brasileira é a televisão, aberta ou por assinatura.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...