Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Embora menos limitado e mais aberto a novas influências, o jornalismo impresso obedece a algumas regras de seleção, de redação e de edição. Essas regras podem variar de acordo com a linha editorial e a política da empresa, mas têm um corpo estrutural comum. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
O termo briefing é muito usado na publicidade, na propaganda e no jornalismo. Significa curto, rápido, e pode ser usado no sentido de pequenas notas a serem pautadas em colunas ou o resumo das notícias.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Embora menos limitado e mais aberto a novas influências, o jornalismo impresso obedece a algumas regras de seleção, de redação e de edição. Essas regras podem variar de acordo com a linha editorial e a política da empresa, mas têm um corpo estrutural comum. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Nos grandes jornais de circulação nacional, as notícias mais importantes são editadas sempre nas páginas pares, porque são estas páginas que chamam mais a atenção dos leitores, uma vez que a tendência é que os olhos procurem os objetos de interesse em movimentos que começam da esquerda para a direita.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Embora menos limitado e mais aberto a novas influências, o jornalismo impresso obedece a algumas regras de seleção, de redação e de edição. Essas regras podem variar de acordo com a linha editorial e a política da empresa, mas têm um corpo estrutural comum. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
O editor deve programar com antecedência as páginas de sua edição, esboçando-as mesmo antes de saber o espaço definitivo de que vai dispor.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Embora menos limitado e mais aberto a novas influências, o jornalismo impresso obedece a algumas regras de seleção, de redação e de edição. Essas regras podem variar de acordo com a linha editorial e a política da empresa, mas têm um corpo estrutural comum. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
A maioria dos jornais de circulação nacional usa o perfil, tipo de texto jornalístico que se caracteriza por ser uma reportagem sobre uma pessoa. É um estilo leve e fácil, que acaba por se tornar supérfluo e vazio, já que é sempre um apanhado de elogios de amigos e críticas de inimigos.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Embora menos limitado e mais aberto a novas influências, o jornalismo impresso obedece a algumas regras de seleção, de redação e de edição. Essas regras podem variar de acordo com a linha editorial e a política da empresa, mas têm um corpo estrutural comum. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Uma técnica de edição jornalística é o uso do side, ou texto de apoio, um texto secundário que pode desenvolver aspectos específicos do tema abordado no texto principal da matéria ou da página.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Embora menos limitado e mais aberto a novas influências, o jornalismo impresso obedece a algumas regras de seleção, de redação e de edição. Essas regras podem variar de acordo com a linha editorial e a política da empresa, mas têm um corpo estrutural comum. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Não há reportagem, seja qual for o tema, sem gente. E a identificação correta dos personagens depende da relevância de cada elemento de identidade dentro da notícia: idade, sexo, profissão ou moradia. Se um homem mata a mulher, por exemplo, um dado importante é marido, e não atleta ou carioca.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Embora menos limitado e mais aberto a novas influências, o jornalismo impresso obedece a algumas regras de seleção, de redação e de edição. Essas regras podem variar de acordo com a linha editorial e a política da empresa, mas têm um corpo estrutural comum. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
O jornalismo brasileiro incorpora muitos conceitos do jornalismo norte-americano, como, por exemplo, o de hard news, que significa notícia forte, que choca o público.
Em artes gráficas, um original é qualquer tipo de imagem que se pretende reproduzir por processos de pré-impressão e de impressão. Nessa acepção, o original é geralmente uma representação bidimensional, como uma fotografia, um desenho, um texto, entre outros. Com relação aos cuidados no manuseio de originais, julgue os itens a seguir.
Nos trabalhos que utilizam fotografias, as instruções devem ser feitas no verso das mesmas para evitar erros na reprodução em mídia impressa.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em artes gráficas, um original é qualquer tipo de imagem que se pretende reproduzir por processos de pré-impressão e de impressão. Nessa acepção, o original é geralmente uma representação bidimensional, como uma fotografia, um desenho, um texto, entre outros. Com relação aos cuidados no manuseio de originais, julgue os itens a seguir.
As fotografias e outras artes originais devem ser encaminhadas para a gráfica dentro de envelopes. O uso de clipes para prendê-las deve ser evitado para não danificar a arte.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando a figura acima e os princípios que norteiam um projeto gráfico, julgue os itens subseqüentes.
O conjunto de informações na página apresentada está organizado em uma composição assimétrica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...