Questões de Comunicação Social do ano 2005

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Uma campanha publicitária voltada para a divulgação e a promoção da imagem de uma instituição apresentará a seguinte característica essencial:

  • A.

    proposição e adoção de procedimentos propagandísticos e publicitários destinados a fomentar, junto a todo público, os valores e ideais de tal instituição à vista de seu desenvolvimento futuro;

  • B.

    abertura que se faz e acesso que se dá ao grande público para que este possa conhecer as diretrizes políticas e administrativas em que se pautam decisões vitais para a instituição;

  • C.

    planejamento e execução de um programa de comunicação, envolvendo técnicas de ação comunicativa a serem, para tal finalidade, adotadas por distintos meios de comunicação;

  • D.

    esboço e imediato implemento de normas de ação comunicativa por meio das quais a instituição dá a conhecer seu esquema básico de funcionamento, assim como o cronograma de suas realizações;

  • E.

    delineamento teórico e ordenação programática de princípios organizacionais e políticos de uma ação administrativa a ser levada a termo pela instituição em conformidade a seus planos de desenvolvimento.

Em seu livro Propaganda Institucional (São Paulo: Summus, 1990), J. B. Pinho se refere a uma publicidade de promoção, aludindo, logo adiante, a uma propaganda institucional.

 As diferenças existentes entre uma e outra podem ser assim estabelecidas:

  • A.

    a primeira deve ser entendida como um apoio a ações de promoção de vendas pelo recurso à mídia, e a outra, como uma área em que as atividades de relações públicas e propaganda interagem;

  • B.

    enquanto à primeira compete promover produtos, bens e serviços, recobrindo-os com uma aura poética, à outra cabe a divulgação substantiva de organizações ou instituições de grande porte administrativo;

  • C.

    a primeira se ocupa em aplicar um estilo comercial, que utiliza um exemplo comparativo incomum de uma marca, e a outra faz uso de técnicas de marketing para divulgar uma instituição;

  • D.

    a primeira se destina à promoção de bens comercializáveis para certo número de consumidores finais, e a segunda tem por objetivo informar ao público as políticas, funções e normas de uma instituição;

  • E.

    incumbindo-se a primeira de uma campanha publicitária para a venda de um produto, realizada conjuntamente com seu fabricante, a outra terá por objetivo o composto promocional de uma organização.

São etapas de divulgação de eventos:

(1) Entrevistas em programas de rádio e televisão
(2) Envio de artigos para editorias de opinião dos jornais e/ou revistas
(3) Elaboração da programação jornalística do evento
(4) Envio de release padrão para os jornais
(5) Entrevista coletiva do responsável pelo evento
(6) Seleção de seções e colunas que podem se interessar pelo evento
(7) Preparar as formas de obtenção de espaços nos meios de comunicação

A ordem numérica CORRETA dessas etapas é:

  • A.

    3 - 1 - 5 - 4 - 7 - 2 - 3

  • B.

    4 - 3 - 2 - 7 - 6 - 5 - 1

  • C.

    5 - 1 - 3 - 4 - 7 - 6 - 2

  • D.

    7 - 4 - 6 - 5 - 1 - 2 - 3

Tomando o texto acima como ponto de partida, julgue os itens subseqüentes.

Em períodos críticos, diante da reação negativa da opinião pública, assessores de comunicação são profissionais adequados para administrar a relação da empresa com os públicos e com a mídia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dados dotados de relevância e propósito, com unidade de análise, consenso em relação ao significado e mediação humana se definem CORRETAMENTE como:

  • A.

    Teoria.

  • B.

    Informe.

  • C.

    Informação.

  • D.

    Conhecimento.

A respeito do uso de recursos icônicos conjugados ao texto jornalístico, julgue o itens seguintes.

Não há diferenças entre charge e caricatura, pois ambas são elementos que compõem o espelho gráfico do jornal.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do uso de recursos icônicos conjugados ao texto jornalístico, julgue o itens seguintes.

A comunicação visual é um dos elementos principais na composição da charge jornalística.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao texto acima e ao tema nele mencionado, julgue os itens a seguir.

Com o fim da censura no Brasil, não foi mais necessário debater questões éticas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para um repórter, aceitar presentes de fontes é um comportamento eticamente:

  • A.

    aceitável, porque não interfere nos procedimentos de apuração.

  • B.

    adequado, por ser uma prática corrente e não representar desvios.

  • C.

    inadequado, porque desperta ciúmes dos colegas de redação.

  • D.

    errado, porque gera dúvidas quanto à independência do repórter.

  • E.

    correto, porque colabora para melhorar o relacionamento com a fonte.

Segundo Bucci (2000), do ponto de vista ético, a alegação de certos setores mais sensacionalistas de que fazem "o que o público quer" é:

  • A.

    inaceitável, pois o compromisso da imprensa é informar e orientar o público, mesmo que para isso deva ir contra a opinião momentânea da população.

  • B.

    inatacável, pois a função da imprensa é servir ao público e portanto ela deve se adaptar para refletir as mudanças na sociedade.

  • C.

    justificável, pois os defensores desse ponto de vista baseiam sua argumentação em uma visão específica de opinião pública.

  • D.

    questionável, pois esses setores defendem uma mídia desvinculada de valores sociais, o que propicia a manipulação das massas.

  • E.

    tolerável, pois o público sabe que esses setores se alinham mais ao entretenimento do que à informação.

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