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Uma campanha publicitária voltada para a divulgação e a promoção da imagem de uma instituição apresentará a seguinte característica essencial:
proposição e adoção de procedimentos propagandísticos e publicitários destinados a fomentar, junto a todo público, os valores e ideais de tal instituição à vista de seu desenvolvimento futuro;
abertura que se faz e acesso que se dá ao grande público para que este possa conhecer as diretrizes políticas e administrativas em que se pautam decisões vitais para a instituição;
planejamento e execução de um programa de comunicação, envolvendo técnicas de ação comunicativa a serem, para tal finalidade, adotadas por distintos meios de comunicação;
esboço e imediato implemento de normas de ação comunicativa por meio das quais a instituição dá a conhecer seu esquema básico de funcionamento, assim como o cronograma de suas realizações;
delineamento teórico e ordenação programática de princípios organizacionais e políticos de uma ação administrativa a ser levada a termo pela instituição em conformidade a seus planos de desenvolvimento.
Em seu livro Propaganda Institucional (São Paulo: Summus, 1990), J. B. Pinho se refere a uma publicidade de promoção, aludindo, logo adiante, a uma propaganda institucional.
As diferenças existentes entre uma e outra podem ser assim estabelecidas:
a primeira deve ser entendida como um apoio a ações de promoção de vendas pelo recurso à mídia, e a outra, como uma área em que as atividades de relações públicas e propaganda interagem;
enquanto à primeira compete promover produtos, bens e serviços, recobrindo-os com uma aura poética, à outra cabe a divulgação substantiva de organizações ou instituições de grande porte administrativo;
a primeira se ocupa em aplicar um estilo comercial, que utiliza um exemplo comparativo incomum de uma marca, e a outra faz uso de técnicas de marketing para divulgar uma instituição;
a primeira se destina à promoção de bens comercializáveis para certo número de consumidores finais, e a segunda tem por objetivo informar ao público as políticas, funções e normas de uma instituição;
incumbindo-se a primeira de uma campanha publicitária para a venda de um produto, realizada conjuntamente com seu fabricante, a outra terá por objetivo o composto promocional de uma organização.
São etapas de divulgação de eventos:
(1) Entrevistas em programas de rádio e televisão
(2) Envio de artigos para editorias de opinião dos jornais e/ou revistas
(3) Elaboração da programação jornalística do evento
(4) Envio de release padrão para os jornais
(5) Entrevista coletiva do responsável pelo evento
(6) Seleção de seções e colunas que podem se interessar pelo evento
(7) Preparar as formas de obtenção de espaços nos meios de comunicação
A ordem numérica CORRETA dessas etapas é:
3 - 1 - 5 - 4 - 7 - 2 - 3
4 - 3 - 2 - 7 - 6 - 5 - 1
5 - 1 - 3 - 4 - 7 - 6 - 2
7 - 4 - 6 - 5 - 1 - 2 - 3
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tomando o texto acima como ponto de partida, julgue os itens subseqüentes.
Em períodos críticos, diante da reação negativa da opinião pública, assessores de comunicação são profissionais adequados para administrar a relação da empresa com os públicos e com a mídia.
Dados dotados de relevância e propósito, com unidade de análise, consenso em relação ao significado e mediação humana se definem CORRETAMENTE como:
Teoria.
Informe.
Informação.
Conhecimento.
A respeito do uso de recursos icônicos conjugados ao texto jornalístico, julgue o itens seguintes.
Não há diferenças entre charge e caricatura, pois ambas são elementos que compõem o espelho gráfico do jornal.
A respeito do uso de recursos icônicos conjugados ao texto jornalístico, julgue o itens seguintes.
A comunicação visual é um dos elementos principais na composição da charge jornalística.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em relação ao texto acima e ao tema nele mencionado, julgue os itens a seguir.
Com o fim da censura no Brasil, não foi mais necessário debater questões éticas.
Para um repórter, aceitar presentes de fontes é um comportamento eticamente:
aceitável, porque não interfere nos procedimentos de apuração.
adequado, por ser uma prática corrente e não representar desvios.
inadequado, porque desperta ciúmes dos colegas de redação.
errado, porque gera dúvidas quanto à independência do repórter.
correto, porque colabora para melhorar o relacionamento com a fonte.
Segundo Bucci (2000), do ponto de vista ético, a alegação de certos setores mais sensacionalistas de que fazem "o que o público quer" é:
inaceitável, pois o compromisso da imprensa é informar e orientar o público, mesmo que para isso deva ir contra a opinião momentânea da população.
inatacável, pois a função da imprensa é servir ao público e portanto ela deve se adaptar para refletir as mudanças na sociedade.
justificável, pois os defensores desse ponto de vista baseiam sua argumentação em uma visão específica de opinião pública.
questionável, pois esses setores defendem uma mídia desvinculada de valores sociais, o que propicia a manipulação das massas.
tolerável, pois o público sabe que esses setores se alinham mais ao entretenimento do que à informação.
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