Questões de Comunicação Social do ano 2006

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando os gêneros jornalísticos:

  • A. o jornalismo interpretativo é puramente opinativo e visa dirigir e condicionar a opinião do público.
  • B. o jornalismo interpretativo oscila entre o estilo opinativo e o informativo, mas, segundo Mário Erbolato, ele não deve ser usado para dirigir ou condicionar a opinião do povo.
  • C. o jornalismo interpretativo oscila entre o opinativo e o informativo e, segundo Mário Erbolato, pode ser usado para dirigir ou condicionar a opinião do povo.
  • D. o jornalismo interpretativo é puramente informativo e não pode ser usado para dirigir ou condicionar a opinião do povo.
  • E. o jornalismo interpretativo é puramente opinativo e não pode ser usado para dirigir ou condicionar a opinião do povo.

Quanto às técnicas de redação e aos gêneros jornalísticos, julgue os itens que se seguem.

O jornalismo analítico não pode ser confundido com a opinião ou com o comentário, que devem se restringir às colunas e aos artigos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto às técnicas de redação e aos gêneros jornalísticos, julgue os itens que se seguem.

O jornalista não pode de modo algum provocar empatia ou despertar identificação do leitor com a personagem da notícia para evitar que a matéria fique tendenciosa.

  • C. Certo
  • E. Errado

O jornalismo brasileiro evoluiu consideravelmente a partir da década de 80 por alguns acontecimentos relevantes como o impeachment do Collor, por exemplo. Qual o tipo de jornalismo que ganhou espaço nos telejornais, tornando-os mais informativos?

  • A. Jornalismo informativo
  • B. Jornalismo investigativo
  • C. Jornalismo científico
  • D. Jornalismo opinativo
  • E. Jornalismo ambiental

Adriano D. Rodrigues (Estratégias da comunicação. Portugal: Editorial Presença, 2001) considera o campo dos media um espaço relativamente recente na história, que surge no ocaso do monopólio da igreja para definir e regrar toda a experiência social. A partir desse processo, outros campos, como a ciência e a política, podem se desenvolver com autonomia em relação ao campo religioso. É dessa nova realidade que surge o campo dos media, também com suas próprias regras, tomando para si uma parte das funções dos outros campos. Acerca disso, considere as seguintes afirmativas:

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.

Os meios de comunicação não fogem à neurose da velocidade da informação, motivo pelo qual procuram estar sempre em luta contra o relógio para ganhar sempre a pole position. A grande dúvida é se esta corrida contra o tempo e a obsessão pelo furo de reportagem não estariam comprometendo a qualidade da informação, ao invés de permitir uma melhor apuração dos fatos e qualidade do texto, considerando que o acesso às informações é bem mais rápido. Escolha entre as alternativas qual a mais compatível com a realidade descrita:

  • A.

    Antes da informática, o jornalista precisava sair às ruas em busca de informação ou disputar linhas telefônicas, um tanto escassa. Mesmo assim, ele arranjava tempo para produzir um bom texto e apurar bem os fatos e suas causas. Hoje, o jornalista, dispõe de acessos fáceis ao mundo da informação, aos bancos de dados, de informações e de conhecimento, motivo pelo qual ele reúne mais e melhores condições para produzir uma reportagem completa e um ótimo texto.

  • B.

    Os meios de comunicação de massa devem acompanhar as mudanças, transformando seus produtos em espetáculos para atrair clientes, reduzindo o conteúdo e inovando as formas.

  • C.

    A televisão acompanha com perfeição a velocidade da informação, motivo pelo qual o jornal, o rádio e mesmo a web precisam seguir os seus passos.

  • D.

    Neste novo cenário do espetáculo da informação, os jornais precisam reduzir seus textos, tornando-os extremamente objetivos. É que o leitor moderno não tem mais tempo para leitura de notícias.

O atual estágio de desenvolvimento dos veículos de comunicação provém de tecnologias surgidas no século XIX, entre as quais estão:

  • A. imprensa, fotografia e cinema;
  • B. telefone, rádio e TV a cabo;
  • C. prensa tipográfica, telégrafo e rádio;
  • D. fotografia, telégrafo e telefone;
  • E. rotativa, televisão e videocassete.

Um dos episódios mais espetaculares da evolução da imprensa foi o período do "jornalismo amarelo", que se distinguiu por:

  • A.

    uma forte reação às regulamentações impostas às práticas jornalísticas por meio de cânones e códigos legais;

  • B.

    um contexto competitivo e uma concorrência brutal entre grandes jornais rivais em busca de mais leitores;

  • C.

    um fortalecimento do jornal como meio dedicado, primordialmente, à difusão de opiniões político-partidárias;

  • D.

    um crescente número de periódicos editados e publicados por grandes figuras literárias da época;

  • E.

    uma intensa campanha dirigida à opinião pública, em prol da democracia representativa e do direito ao voto.

O número experimental circulou em novembro de 1965, com apenas 5 mil exemplares. Com tiragem mensal, a publicação permitia ao repórter se esmerar no texto, confundir sua experiência pessoal com o tema retratado, aventurar-se em uma experimentação estética e sensorial. Tudo inspirado no new journalism americano. A imagem fotográfica não era mero acessório, mas a expressão visual do texto, cujo padrão e nível de profundidade não podia ser comparado ao das concorrentes. A descrição acima se refere à revista:

  • A. O Cruzeiro;
  • B. Manchete;
  • C. Amanhã;
  • D. Senhor;
  • E. Realidade.

Nos anos 80, o jornal USA Today americano introduziu uma novidade à época revolucionária no mundo.

  • A. Ou seja, publicou grandes reportagens investigativas renovando um estilo de imprensa militante.
  • B. Ou seja, renovou o jornalismo de opinião publicando textos de autores célebres e renomados ao estilo do que faz hoje no Brasil a Folha de São Paulo.
  • C. Ou seja, seu formato tablóide passou a ser imitado agora também por veículos cujo conteúdo editorial é austero, sério com ênfase em hard news.
  • D. Ou seja, o jornalismo passou a ser embalado graficamente como um produto comercial apelando para isso aos artifícios usuais utilizados no mundo da publicidade e da produção televisiva com muita cor e ilustração, textos cur tos e de fácil compreensão.
  • E. Ou seja, nos anos 80 e sob a influência da Internet o jornalismo diário publicado por periódicos começou a privilegiar notícias curtas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...