Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O século XX testemunhou a expansão e consolidação dos denominados meios de comunicação de massa, assim como de várias tentativas de explicação sistemática do fenômeno desde o funcionamento dos meios até seus impactos em diferentes aspectos das sociedades contemporâneas. Em relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A relação informativa moderna pressupõe a organização da comunicação em instituições empresariais ou não, que podem e devem excluir do seu âmbito qualquer mediação tecnologizada.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
As publicações jornalísticas empresariais podem se tornar uma das principais fontes de informação de determinados públicos sobre uma organização. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
Uma das atribuições típicas de um conselho editorial é organizar a estrutura da publicação, contratando equipe
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Uma das tarefas típicas do jornalista em uma organização nãojornalística é a produção de publicações informativas para os públicos interno e externo, também chamadas de publicações institucionais. Na produção de uma publicação desse tipo são adotadas como referência as normas técnicas do jornalismo tradicional. Considerando esses pressupostos, julgue os seguintes itens.
A técnica da pirâmide invertida é adequada ao jornalismo institucional porque facilita o relato de acordo com a ordem cronológica de ocorrência dos acontecimentos.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A comunicação contemporânea deve conjugar razão e subjetividade cultural, modernidade e tradição. É importante colocar a razão, a economia, os mercados e a ciência de um lado, e as identidades, as paixões e os valores culturais de outro. O grande questionamento é como a comunicação irá conciliar esses paradigmas, com base em suas características, abrangência e diversidade. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
O público da área de comunicação classifica-se em interno, misto, externo e potencial. O público misto é composto por pessoas ou grupos organizados com pouca ou nenhuma expectativa com relação à empresa. Entre estes, estão as associações culturais, consultores, curiosos e entidades assistenciais.
Comunicação Social - Criação - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Agregar os conceitos de usabilidade com o planejamento da interface, garantindo que o usuário final atinja seus objetivos de forma intuitiva é tarefa do:
Designer gráfico;
Designer educacional;
Webdesigner;
Designer de interação.
Comunicação Social - Criação - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Um dos principais problemas durante a navegação em hipertexto é a falta de organização das informações, pois o usuário precisa saber o local em que se encontra no site. A Web Style Guide (2003), nas figuras abaixo, apresenta modelos onde as informações estão disponibilizadas de modo que o usuário possa navegar. Numere-as de acordo com a descrição.
( ) Estrutura de hipertexto aleatória.
( ) Estrutura de hipertexto profunda.
( ) Estrutura de hipertexto rasa.
( ) Estrutura de hipertexto organizada.
Figura 1, figura 2, figura 3 e figura 4;
Figura 1, figura 3, figura 2 e figura 4;
Figura 1, figura 4, figura 2 e figura 3;
Figura 1, figura 4, figura 3 e figura 2.
São condutas consideradas éticas no que diz respeito às Assessorias de Comunicação, EXCETO:
Analise as afirmativas a seguir, classificando-as como verdadeiras ou falsas. Em seguida, marque a alternativa correspondente:
( ) A ética começa pelo respeito à cidadania e pelo próprio cidadão, tendo como desafio a manutenção de uma comunicação livre de censuras.
( ) Resguardar o sigilo de uma fonte é considerada uma ação ética no jornalismo brasileiro.
( ) A imparcialidade é alcançada através da ética já que esta necessita da existência da personalidade do sujeito.
( ) O direito de informar assim como o dever, limita-se a outros direitos que devem, também ser respeitados.
De acordo com o código de ética do jornalista, é dever deste profissional:
Relacione os dispositivos do Código de Ética dos Jornalistas com as situações específicas e hipotéticas apresentadas, identificando quais dispositivos do código são feridos pelas situações descritas:
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo.1 – 5 – 4 – 3 – 2.
3 – 1 – 5 – 2 – 4.
4 – 2 – 3 – 1 – 5.
5 – 3 – 1 – 4 – 2.
2 – 4 – 1 – 5 – 3.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...