Questões de Comunicação Social do ano 2006

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O século XX testemunhou a expansão e consolidação dos denominados “meios de comunicação de massa”, assim como de várias tentativas de explicação sistemática do fenômeno — desde o funcionamento dos meios até seus impactos em diferentes aspectos das sociedades contemporâneas. Em relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A relação informativa moderna pressupõe a organização da comunicação em instituições empresariais ou não, que podem e devem excluir do seu âmbito qualquer mediação tecnologizada.

  • C. Certo
  • E. Errado

As publicações jornalísticas empresariais podem se tornar uma das principais fontes de informação de determinados públicos sobre uma organização. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Uma das atribuições típicas de um conselho editorial é organizar a estrutura da publicação, contratando equipe

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das tarefas típicas do jornalista em uma organização nãojornalística é a produção de publicações informativas para os públicos interno e externo, também chamadas de publicações institucionais. Na produção de uma publicação desse tipo são adotadas como referência as normas técnicas do jornalismo tradicional. Considerando esses pressupostos, julgue os seguintes itens.

A técnica da pirâmide invertida é adequada ao jornalismo institucional porque facilita o relato de acordo com a ordem cronológica de ocorrência dos acontecimentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação contemporânea deve conjugar razão e subjetividade cultural, modernidade e tradição. É importante colocar a razão, a economia, os mercados e a ciência de um lado, e as identidades, as paixões e os valores culturais de outro. O grande questionamento é como a comunicação irá conciliar esses paradigmas, com base em suas características, abrangência e diversidade. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O público da área de comunicação classifica-se em interno, misto, externo e potencial. O público misto é composto por pessoas ou grupos organizados com pouca ou nenhuma expectativa com relação à empresa. Entre estes, estão as associações culturais, consultores, curiosos e entidades assistenciais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Agregar os conceitos de usabilidade com o planejamento da interface, garantindo que o usuário final atinja seus objetivos de forma intuitiva é tarefa do:

  • A.

    Designer gráfico;

  • B.

    Designer educacional;

  • C.

    Webdesigner;

  • D.

    Designer de interação.

Um dos principais problemas durante a navegação em hipertexto é a falta de organização das informações, pois o usuário precisa saber o local em que se encontra no site. A Web Style Guide (2003), nas figuras abaixo, apresenta modelos onde as informações estão disponibilizadas de modo que o usuário possa navegar. Numere-as de acordo com a descrição.

( ) Estrutura de hipertexto aleatória.

 ( ) Estrutura de hipertexto profunda.

 ( ) Estrutura de hipertexto rasa.

 ( ) Estrutura de hipertexto organizada.

  • A.

    Figura 1, figura 2, figura 3 e figura 4;

  • B.

    Figura 1, figura 3, figura 2 e figura 4;

  • C.

    Figura 1, figura 4, figura 2 e figura 3;

  • D.

    Figura 1, figura 4, figura 3 e figura 2.

São condutas consideradas éticas no que diz respeito às Assessorias de Comunicação, EXCETO:

  • A. Quando necessário acumular atividades em assessoria e redação, o profissional de jornalismo deve atuar em editorias distintas às áreas de abrangência da assessoria.
  • B. O profissional deve averiguar sobre a correção das informações divulgadas, mas não pode ser responsabilizado já que estas informações vêm de terceiros.
  • C. O assessor deve procurar divulgar fatos novos, que sejam relevantes e interessantes a ponto de se transformarem em notícias
  • D. Ele deve ter consciência de que cada informação divulgada torna-se de domínio público, podendo ser averiguada e checada por qualquer pessoa
  • E. O profissional deve estipular valores de cobrança por serviços prestados como assessoria, que estejam em sintonia com o mercado, não estabelecendo preços muito altos nem muito abaixo dos praticados.

Analise as afirmativas a seguir, classificando-as como verdadeiras ou falsas. Em seguida, marque a alternativa correspondente:

( ) A ética começa pelo respeito à cidadania e pelo próprio cidadão, tendo como desafio a manutenção de uma comunicação livre de censuras.

( ) Resguardar o sigilo de uma fonte é considerada uma ação ética no jornalismo brasileiro.

( ) A imparcialidade é alcançada através da ética já que esta necessita da existência da personalidade do sujeito.

( ) O direito de informar assim como o dever, limita-se a outros direitos que devem, também ser respeitados.

  • A. V, V, F, V
  • B. V, F, V, F
  • C. F, V, F, V
  • D. V, V, F, F
  • E. V, V, V, V

De acordo com o código de ética do jornalista, é dever deste profissional:

  • A. Permitir o direito de resposta às pessoas envolvidas ou mencionadas em sua matéria, quando não ficar demonstrada a existência de equívocos ou incorreções.
  • B. Pugnar pelo exercício da soberania nacional nos aspectos político, econômico e social, mesmo sem a prevalência da vontade da maioria da sociedade.
  • C. Pugnar pelo exercício da soberania nacional nos aspectos político, econômico e social, mesmo sem a prevalência da vontade da maioria da sociedade.
  • D. Ser responsável por toda informação que divulga, independente de alguma alteração feita por terceiros.
  • E. Divulgar um fato de caráter mórbido e contrário aos valores humanos.

Relacione os dispositivos do Código de Ética dos Jornalistas com as situações específicas e hipotéticas apresentadas, identificando quais dispositivos do código são feridos pelas situações descritas:

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo.

  • A.

    1 – 5 – 4 – 3 – 2.

  • B.

    3 – 1 – 5 – 2 – 4.

  • C.

    4 – 2 – 3 – 1 – 5.

  • D.

    5 – 3 – 1 – 4 – 2.

  • E.

    2 – 4 – 1 – 5 – 3.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...