Questões de Comunicação Social do ano 2006

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O resumo da notícia, colocado na primeira página ou na capa de um caderno, com esclarecimento sobre a seção ou página em que pode ser lida, é denominado

  • A.

    crônica.

  • B.

    editorial.

  • C.

    resenha.

  • D.

    chamada.

  • E.

    comentário.

Com relação à estrutura do lead, analise as afirmativas abaixo.

I. O lead, em geral, é constituído do primeiro parágrafo.

II. O lead apresenta, sucintamente, o assunto ou destaca o fato essencial.

III. Corpo ou lead da notícia é a introdução ou abertura de uma notícia ou reportagem. Das afirmativas acima, está(ão) corretas(s)

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I, apenas

  • C.

    I e II, apenas

  • D.

    I e III, apenas

  • E.

    II e III, apenas

Sobre a função do lead, analise as afirmativas abaixo.

I. A leitura do lead pode seduzir o leitor a ler a matéria até o final.

II. Na construção do lead, o redator deve responder às questões básicas da informação: o quê? quem? quando? e onde?

III. O lead torna possível ao leitor, que dispõe de pouco tempo, tomar conhecimento do fundamental de uma notícia em rápida e condensada leitura.

Das afirmativas da página anterior, está(ão) corretas(s)

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I, apenas

  • C.

    I e II, apenas

  • D.

    I e III, apenas

  • E.

    II e III, apenas

O lide tem por objetivo introduzir na reportagem e despertar seu interesse pelo texto já nas linhas inicias. Por ser uma síntese da notícia e da reportagem, não existe um modelo para a redação do texto do lide. Com isso, podemos afirmar que o lide é imprescindível para:

  • A. O leitor saber do que se trata sem precisar ler a reportagem completa.
  • B. Valorizar a reportagem, sendo útil à dinâmica da leitura contemporânea.
  • C. Colocar para o leitor as informações menos importantes da reportagem
  • D. Ressaltar notícias de tom oficioso.
  • E. Unir em toda a reportagem: a argúcia do jornalista, o conjunto de sua apuração e o ponto mais forte do assunto tratado

A publicação de um grave erro de informação em um jornal impresso é um problema comum no Brasil. Este tipo de erro é chamado por um verbete comum no meio jornalístico, que tem o nome de:

  • A. apartidarismo
  • B. lapso
  • C. barriga
  • D. transparência
  • E. bairrismo

Sobre a pirâmide invertida, é correto afirmar:

  • A.

    É o texto escrito a partir de um primeiro parágrafo que responde às seis questões básicas do texto jornalístico: o que, quem, quando, onde, como e por quê?

  • B.

    Surgiu, historicamente, com as agências de notícias, que produziam os textos de forma hierárquica, colocando as informações mais relevantes no início.

  • C.

    Ela descreve apenas uma forma de organizar o texto, mas, segundo Adelmo Genro Filho (O segredo da pirâmide, 1987), não materializa nenhuma visão específica do mundo.

  • D.

    É uma metáfora sobre os fluxos de informação jornalística, partindo sempre dos grupos que detêm mais poder para os segmentos menos organizados da sociedade.

  • E.

    Trata-se de um mito que fundamenta a ação jornalística, pois prega que os jornais estão no lado inverso do poder e devem vigiá-lo.

Numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.

  • A.

    1 – 5 – 4 – 3 – 2.

  • B.

    3 – 1 – 5 – 2 – 4.

  • C.

    4 – 2 – 3 – 1 – 5.

  • D.

    2 – 3 – 1 – 4 – 5.

  • E.

    2 – 4 – 1 – 5 – 3.

Considere as seguintes informações:

  • A.

    As estatais aumentaram para R$ 4,123 bilhões a participação no superávit primário do setor público. A informação consta do relatório de abril, sobre março, do Ministério da Fazenda. No total, a economia foi de R$ 13,186 bilhões, somando União, Estados, Municípios e estatais. É o maior valor para o mês de março desde 1991, quando a série histórica foi iniciada.

  • B.

    A economia do setor público consolidado (União, Estados, Municípios e estatais) para o pagamento de juros em março somou R$ 13,186 bilhões. Esse superávit primário (receitas menos despesas, excluindo gastos com juros) é recorde para o mês da série histórica, iniciada em 1991. Esse resultado também é quase três vezes maior que o registrado em fevereiro (R$ 4,729 bilhões) e 7,6% acima do alcançado em março do ano passado (R$ 12,258 bilhões).

  • C.

    O setor público conseguiu atingir a meta de economia no setor público, com folgas, no mês de março. Somando o superávit da União, Estado, Municípios e estatais, a cifra atingiu R$ 13,186 bilhões. Esse superávit primário (receitas menos despesas, excluindo gastos com juros) é recorde para o mês da série histórica, iniciada em 1991. É, também, quase três vezes maior que o registrado em fevereiro (R$ 4,729 bilhões).

  • D.

    Os Municípios foram o único setor público que não conseguiu aumentar o superávit primário (receitas menos despesas, excluindo gastos com juros) em março de 2006, segundo relatório do Ministério da Fazenda. Tanto Estados quanto União e até as estatais conseguiram, de fevereiro para março, economizar mais. A situação pode piorar com a entrada em vigor em maio do novo salário mínimo, de R$ 350,00.

  • E.

    O Ministério da Fazenda divulgou relatório sobre a economia no setor público em março de 2006. Os gastos com despesas correntes subiram de R$ 3,721 para 4,551 bilhões. Além disso, os Municípios foram o único setor que não conseguiu aumentar a economia, caindo de R$1,254 para 1,168 bilhão. Mas estatais, União e Estados compensaram o déficit dos Municípios e conseguiram atingir a marca de R$ 13,186 bilhões de superávit, 7,6% maior que o de março de 2005 e quase três vezes maior que a economia de fevereiro.

Relacione os termos da coluna da direita com os elementos apresentados na coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    1 - 2 - 3 - 4 - 5.

  • B.

    5 - 1 - 4 - 3 - 2.

  • C.

    4 - 5 - 3 - 1 - 2.

  • D.

    3 - 5 - 4 - 2 - 1.

  • E.

    5 - 4 - 3 - 2 - 1.

A pauta deve ser entendida pelo repórter como:

  • A.

    uma ordem de serviço.

  • B.

    um roteiro a ser seguido.

  • C.

    a existência de uma matéria.

  • D.

    um ponto de partida.

  • E.

    a visão do jornal sobre o fato.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...