Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O jornalismo
I. tem mudado sob o ponto de vista tecnológico muito embora sua missão continue ao longo do tempo a mesma o que tem assegurado credibilidade ao conteúdo informativo disseminado pela imprensa.
II. no Brasil é prática que amadureceu na primeira década do século XX sendo João do Rio uma figura que simboliza em 1900, a transformação verificada na imprensa que abandona aos poucos o texto literário e a prosa ensaística privilegiando a reportagem jornalística, muito embora este autor seja figura ainda híbrida misturando com freqüência a opinião com a descrição dos fatos, padrão este rompido à medida que as empresas jornalísticas do país passaram a sofrer a influência dos usos e costumes profissionais das agências internacionais de notícia.
III. é prática que amadureceu nos centros urbanos, principalmente a partir do fim do século XIX, nos quais multidões de migrantes e imigrantes começaram a conviver e demandar um volume maior de informação face ao fato de que o grau de incerteza desta gente aumentou pois tais populações perceberam que tinham perdido capacidade de controle do ambiente, algo até então usual na vida pacata do ambiente interiorano, comunitário e intimista das aldeias e vilarejos.
Está (ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Comunicação Social - História da Imprensa - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sua exigência pela sociedade vem ocorrendo em todos os países, de forma crescente, a partir do ano 70. Provocada inicialmente por fatos isolados, essa exigência se vem generalizando para os comportamentos pessoais, empresariais e profissionais. As pressões por um comportamento baseado nela, afastou governantes e causa repúdio eleitoral para candidatos de comportamento duvidoso (Humberg, 2002). Falamos da:
Comunicação Social - História da Imprensa - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
A figura a seguir nos mostra que as tecnologias surgiam de acordo com a necessidade do dia-a-dia. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira e escolha a alternativa correspondente:
1, 5, 9, 10, 2, 8, 7, 4, 3 e 6;
1, 4, 7, 10, 2, 5, 6, 3, 8 e 9;
1, 7, 6, 10, 2, 3, 8, 5, 4 e 9;
1, 8, 7, 10, 2, 4, 9, 6, 5 e 3;
A invenção da imprensa e o desenvolvimento crescente do mercado editorial e do jornalismo têm como uma de suas conseqüências mais importantes a popularização do conhecimento. No caso do jornalismo, contribui decisivamente para essa popularização:
O New journalism foi um movimento criado nos anos 1960 nos Estados Unidos que propôs o rompimento com a estrutura tradicional da notícia e da reportagem. Como gênero jornalístico, o new journalism se caracteriza:
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A desregulamentação (e re-regulamentação) das comunicações brasileiras na última década envolveu setores organizados da sociedade e da economia em uma luta política formada por concepções distintas acerca da natureza, da qualidade e(ou) dos objetivos das tecnologias e serviços correspondentes. Essa disputa partiu, paradoxalmente, de uma identificação consensual de fatores então percebidos como imperativos em favor da mudança.
Em relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os próximos itens.
A radiodifusão foi o segmento das comunicações mais afetado pela desregulamentação dos anos 90 no Brasil.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando a teoria da comunicação e a história dos meios de comunicação no Brasil, julgue os itens que se seguem.
A era de ouro do rádio brasileiro, possível graças ao investimento publicitário no setor, terminou devido ao deslocamento crescente da verba de propaganda para a televisão.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A respeito da história e evolução da imprensa brasileira, julgue os itens subseqüentes.
O lead, introduzido, no Brasil, na década de 50, no Jornal do Brasil, por Danton Jobim e Pompeu de Souza, foi uma transposição adaptada de técnica desenvolvida na imprensa dos Estados Unidos da América.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A respeito da história e evolução da imprensa brasileira, julgue os itens subseqüentes.
O rádio popularizou-se como veículo de massa a partir da década de 20 e o radiojornalismo cresceu em importância durante a Segunda Guerra Mundial.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Na definição clássica, pesquisa é o processo de investigação que consiste em coletar, qualificar e analisar todos os fatos e opiniões acerca de determinado problema. Considerando a pesquisa de opinião, julgue os próximos itens.
O uso da técnica de grupo focal, adequado para a verificação de aspectos valorativos e normativos adotados por determinados grupos, como o de usuários de serviços, e para identificação, planejamento, implementação e avaliação de políticas de atendimento, tem como maior objetivo generalizar os achados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...