Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tipicamente, um veículo de jornalismo cuja área de abrangência é a região metropolitana de um centro urbano brasileiro possui as editorias de
A comunicação e o marketing procuram fazer, cada vez mais, pesquisas acerca da natureza do tamanho das audiências e públicos, acerca dos efeitos de curto e longo prazos das mensagens e acerca de como ouvintes e expectadores usam os meios e recebem suas mensagens. Essas pesquisas dão suporte às ações cotidianas dos profissionais na formatação dos produtos da comunicação de massa dirigidos aos seus públicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
De modo geral, as pesquisas com os públicos dos jornais e das revistas visam obter informações a respeito da participação dos leitores no desenvolvimento de uma sociedade sustentada.
Considerando o texto acima como referência inicial e a respeito dos princípios que norteiam as atividades do repórter, julgue os itens que se seguem.
O repórter, além de traduzir a realidade, deve confrontar as diferentes perspectivas e selecionar fatos e versões que permitam ao leitor, ao ouvinte ou ao telespectador orientar-se diante dessa realidade.
No que se refere à relação entre os jornalistas e o público a quem se destina a informação jornalística, julgue os próximos itens.
Há relação entre interesse jornalístico e abrangência de público-alvo de uma informação. Quanto maior o interesse jornalístico, maior a abrangência do público a que a informação possa se destinar. Quanto mais abrangente o público, mais se pode particularizar a linguagem.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Considere as seguintes atividades:
Assinale a alternativa correta, segundo o Decreto 83.284/79, que regulamenta a profissão de jornalista.Apenas 1 e 2 NÃO são atividades jornalísticas restritas por lei.
Apenas 1 e 5 NÃO são atividades jornalísticas restritas por lei.
Apenas 2 e 3 NÃO são atividades jornalísticas restritas por lei.
Apenas 3 e 4 NÃO são atividades jornalísticas restritas por lei.
Apenas 4 e 5 NÃO são atividades jornalísticas restritas por lei.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
A Resolução Normativa nº 43, de 24 de agosto de 2002 do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (CONFERP), no Art. 1º, § 4º, entende Comunicação Organizacional como "a ação estratégica de uma organização, elaborada com base no diagnóstico global e em uma visão geral da organização, levando-se em consideração o processo de relacionamento entre a organização e os seus públicos, individual ou simultaneamente". Acerca desse assunto, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
O Código Brasileiro de Auto-regulamentação Publicitária condena anúncios cujos textos utilizam:
De acordo com a lei de imprensa, toda pessoa física ou jurídica que for acusada ou ofendida em publicação feita em jornal ou periódico, ou em transmissão de radiodifusão, ou a cujo respeito os meios de comunicação e divulgação veicularem fato inverídico ou errôneo, tem direito a resposta ou retificação.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I. O pedido de resposta ou retificação deve ser atendido num prazo máximo de 10 (dez dias) pelo jornal, emissora de radiodifusão ou agência de notícias.
II. Será negada a publicação ou transmissão da resposta ou retificação nos casos em que a resposta ou retificação não seja formulada por escrito dentro do prazo de 5 (cinco) dias da data da publicação ou transmissão.
III. Será negada a publicação ou transmissão da resposta ou retificação quando versar sobre atos ou publicações oficiais, exceto se a retificação partir de autoridade pública.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
A Lei Federal de Incentivo à Cultura (n° 8.313, de 23/12/91) conhecida como Lei Rouanet, institui o Mecenato, que viabiliza benefícios fiscais para investidores que apóiam projetos culturais sob forma de doação ou patrocínio.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I. As pessoas físicas que investirem em projetos culturais podem utilizar a isenção em até 100% do valor no Imposto de Renda.
II. As pessoas jurídicas que investirem em projetos culturais têm isenção de até 80%, uma vez que 20% é a contrapartida do proponente, que tem como retorno o investimento em sua imagem institucional e em sua marca.
III. A lei possibilita também a concessão de passagens para apresentação de trabalhos de natureza cultural, a serem realizados no Brasil ou no exterior.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Não está entre as finalidades do Programa Nacional de Incentivo à Cultura, instituído pela Lei Rouanet:
priorizar o pequeno e médio produtor cultural.
estimular a produção e difusão cultural e artística regional.
preservar o patrimônio cultural e histórico brasileiro.
dar prioridade ao produto cultural brasileiro.
proteger as diferentes expressões culturais da sociedade brasileira.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...