Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da realidade das políticas públicas no Brasil e de sua gestão, julgue os próximos itens.
No Brasil, seguidas mudanças nos altos escalões dos cargos públicos freqüentemente levam programas e políticas públicas a serem redimensionados, reorientados ou suspensos.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2006
O surgimento da CONAB representou um passo importante na racionalização da estrutura do Governo Federal, porque a Companhia Nacional de Abastecimento:
possui uma estrutura pouco convencional, contando com Diretoria de Administração, Diretoria Fiscal e três Conselhos Colegiados Financeiro, Logístico e de Gestão de Estoques;
originou-se da fusão de três empresas públicas que atuavam em áreas distintas e complementares abastecimento, fomento à produção agrícola e armazenagem;
assumiu a coordenação e a gerência do Programa Fome Zero, desenvolvendo ações de combate à fome em todo o território nacional, por meio de suas 22 superintendências regionais;
substituiu a antiga Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal), passando a atuar em parceria e a repartir esforços com a Companhia Brasileira de Armazenamento (Cibrazem);
ampliou o Programa de Apoio à Agricultura Familiar, promovendo leilões eletrônicos para viabilizar compra direta ou antecipada, bem como contratos de garantia de compra.
O jornalismo é uma profissão bastante dinâmica em razão das rápidas mudanças causadas pelas inovações tecnológicas que atingem os meios de comunicação e, por extensão, a atividade jornalística. Mesmo diante de tais mudanças, é INCORRETO afirmar que cabe ao jornalista
O jornalismo é concebido como um processo social que se articula a partir da relação (periódica/oportuna) entre organizações formais (públicos/receptores), através de canais de difusão (jornal/revista/rádio/televisão/cinema) que asseguram a transmissão de informações (atuais) em função de interesses e expectativas (universos culturais e ideológicos). (Melo, A opinião no jornalismo brasileiro). Com isso, é correto afirmar:
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2006
Na perspectiva da indústria cultural, todas as diversas formas simbólicas tornam-se, a cada dia, com mais intensidade, bens simbólicos. Esse processo sócio-histórico de produção, transmissão, mercantilização, apropriação e interpretação de formas simbólicas na cultura das sociedades modernas é reforçado pelas novas tecnologias de comunicação. Com base em tal premissa, considere a validade das afirmações abaixo.
I. Os conglomerados comunicacionais exercem, cada vez mais, controle sobre todos os tipos de informação que circulam nas sociedades globalizadas através do domínio de sistemas de produção e transmissão.
II. As novas tecnologias da comunicação, ao mesmo tempo em que possibilitaram um maior acesso às informações e ao conhecimento, também geram uma subordinação de seus receptores a uma estratégica de dependência tecnológica cada vez mais sofisticada.
III. É inegável o processo de midiação da cultura moderna. A circulação de bens simbólicos, por meio das tecnologias da comunicação, ampliou-se de forma nunca antes vista na história, rompendo com a noção de tempo-espaço e estabelecendo novas referências de caráter ideológico das culturas.
IV. Em uma sociedade hierarquizada, dividida em classes, os bens culturais tendem a responder ou satisfazer demandas de públicos específicos, mantendo o domínio de grupos políticos, religiosos e econômicos, reproduzindo, na esfera das relações sociais, o falseamento da democracia discursiva e perpetuando o status quo.
Do ponto de vista da análise interpretativa, assinale a alternativa CORRETA:
Entre as teorias contemporâneas da comunicação, a que se ocupa das relações existentes entre os mass media e a cultura popular se chama:
teoria da indústria cultural;
teoria das mediações;
teoria dos estudos culturais;
teoria da recepção;
teoria culturológica.
A primeira emissora de rádio brasileira, a Rádio Sociedade Rio de Janeiro, foi fundada por:
Assis Chateaubriand;
Vitor Costa;
Roberto Marinho;
Roquette Pinto;
Samuel Wainer.
Tratando do tema Assessoria de Imprensa no Brasil, Jorge Duarte (in Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia; teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2003) observa que as assessorias de imprensa tornaram-se o embrião de novas estruturas de comunicação (p. 81). Uma assessoria de imprensa se qualifica como:
meio institucional adotado e posto em prática por uma empresa, visando manter um bom relacionamento com órgãos de imprensa;
um instrumento midial de contato com distintos públicos, ao qual a empresa poderá recorrer sempre que estiver em dificuldades;
uma maneira inteligente de, sobre uma empresa, suprir eventuais demandas de informação por parte de outras empresas;
uma das formas de a empresa estar presente na mídia, tornando-se visível a seus públicos e à sociedade em geral;
uma política de comunicação dedicada à integração organizacional, pela qual se enfatiza a presteza de contatos com a imprensa.
Ao redigir-se um press release, deve-se levar em linha de conta que este texto:
desempenha a função de informar, devendo-se evitar a emissão de juízos críticos;
deve causar impacto, motivo pelo qual será preciso a ele imprimir um tom publicitário;
serve para a qualificação da fonte emissora, apontandoa como entidade jurídica;
é nota oficial que requer cuidados com a expressão lingüística, não permitindo neologismos;
vale como um boletim de informações oficiais, adotando a composição verbal de um lide.
A um veículo impresso, noticioso, constituído de folhas soltas, de tiragem regular, que divulga notícias de ordem geral, dá-se o nome de:
folhetim;
revista;
imprensa;
jornal;
gazeta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...