Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Entre os caracteres distintivos da televisão, figuram:
sistema de transmissão e recepção de sinais eletromagnéticos por meio de ondas hertzianas;
atividade técnica, administrativa e política pela qual se realizam difusões em narrowcasting;
veículo de expressão eminentemente popular, voltado para a divulgação de novos conteúdos;
emissões regulares em broadcasting que se destinam a um público seleto e ampla audiência;
sistema eletrônico multidirecional para a transmissão de informações sonoras e imagéticas.
Em nossos dias, setores representativos do mundo dos negócios enxergam, na publicidade feita por via eletrônica, uma importante etapa evolutiva da comunicação publicitária. Anunciar pela internet tem, entre outras, a seguinte vantagem:
faculta a consumidores em potencial o acesso a todo tipo de informação, de modo a que não se deixem influenciar em suas decisões de compra;
auxilia a internautas interessados na aquisição de produtos, bens e serviços, a procurar, em sites de grande fluxo, banners com mais informações;
serve a um acréscimo qualitativo da capacidade de disponibilização de informações de interesse geral para internautas consumidores;
propicia elevado grau de interatividade com os consumidores, permitindo que busquem informações segmentadas de seu interesse;
incentiva consumidores potencialmente interessados a navegar pela rede, buscando sites em que encontrem dados informativos adicionais.
Emanuel Araújo, em A construção do livro (Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Brasília: INL, 2000), alude a um conjunto de tarefas do editor, que consistem basicamente em supervisionar a publicação de originais (pág. 54). Esta referência diz respeito à:
colação (de manuscritos);
edição (de textos);
editoração (livresca);
normalização (textual);
preparação (filológica).
Em jornalismo, copidesque se refere a:
modalidade de redação que confere a um texto jornalístico seu caráter de prolixidade;
redação final, melhorada, de uma matéria ou de qualquer texto escrito;
direito exclusivo de repórteres e editores de produzir ou redigir matérias jornalísticas;
modo de se imprimir maior objetividade a um texto jornalístico sensacionalista;
fundamentação necessária de temas escolhidos para uma redação jornalística.
Tratando do que chama de desktop publishing, Lorenzo Baer (in Produção gráfica. São Paulo: Senac, 2004) menciona dois programas próprios para editoração eletrônica de mesa. São eles:
ScriptWriter e Word Editor 2.0;
Picasa2 e Java Script;
RagTime Solo 5 e OpenOffice 2.0;
NVU for HTML e Adobe Photoshop;
PageMaker e QuarkXpress.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
São recursos audiovisuais:
Rádios, discos, fitas magnéticas, gráficos, diapositivos, transparências e museus;
Reálias, fotografias, exposição, gravuras, diafilmes e imanógrafo;
Modelos, vivários, espécimes, flanelógrafo, computador multimídia;
Diapositivos e diafilmes com som, cinema, televisão, videocassete e computador multimídia.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O uso de recursos audiovisuais, o modo como se conduz a apresentação e a observação dos participantes, são decisivos para o sucesso de uma apresentação. Responda verdadeiro (V) ou falso (F) e depois escolha a alternativa correspondente:
( ) Mantenha contato visual com os participantes.
( ) Faça com que suas mãos reforcem seu discurso, mantendo-as, contudo, abertas.
( ) Cruze os braços quando não souber o que fazer com eles.
( ) Roupas podem iludir e desiludir. Vista-se de acordo com o grupo.
( ) Sorrisos e gestos não ajudam a derrubar as barreiras iniciais.
V, V, V, F e F;
V, F, V, F e V;
V, V, F, V e F;
V, F, F, V e V.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
"Pelos mecanismos que desencadeia, o audiovisual dá ao nosso pensamento um coeficiente de audácia, de criatividade, de fantasia que nos afasta do pensamento científico clássico. Pelos efeitos da invasão eletrônica, assemelhamo-nos um pouco com os homens primitivos que, antes de qualquer domesticação, pensaram primeiro por imagens e por mitos". O pensamento de Babin e Kouloumdjan (p. 115) reforça a importância do uso didático do vídeo cassete. Nas questões de número 28, 29, 30 e 31, escolha o tipo de vídeo a que se refere a descrição.
Exposição sistematizada de algum conteúdo, tratado com uma determinada exaustividade, pode ser considerada como uma aula expositiva, com o diferencial de que o professor pode ser substituído pelo programa de vídeo.
Videoapoio;
Videoprocesso;
Videolição;
Videointerativo;
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
"Pelos mecanismos que desencadeia, o audiovisual dá ao nosso pensamento um coeficiente de audácia, de criatividade, de fantasia que nos afasta do pensamento científico clássico. Pelos efeitos da invasão eletrônica, assemelhamo-nos um pouco com os homens primitivos que, antes de qualquer domesticação, pensaram primeiro por imagens e por mitos". O pensamento de Babin e Kouloumdjan (p. 115) reforça a importância do uso didático do vídeo cassete. Nas questões de número 28, 29, 30 e 31, escolha o tipo de vídeo a que se refere a descrição.
Trabalha com imagens isoladas. É usado como acompanhamento da exposição verbal por parte do professor ou dos próprios alunos. É estabelecida uma interação entre as imagens e o discurso verbal do professor que dá dinamismo às imagens, e estas por sua vez acompanham, demonstram, matizam ou complementam o discurso verbal.
Programa monoconceitual ou filmes-conceito;
Videoapoio;
Vídeodocumento;
Videoarte.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
"Pelos mecanismos que desencadeia, o audiovisual dá ao nosso pensamento um coeficiente de audácia, de criatividade, de fantasia que nos afasta do pensamento científico clássico. Pelos efeitos da invasão eletrônica, assemelhamo-nos um pouco com os homens primitivos que, antes de qualquer domesticação, pensaram primeiro por imagens e por mitos". O pensamento de Babin e Kouloumdjan (p. 115) reforça a importância do uso didático do vídeo cassete. Nas questões de número 28, 29, 30 e 31, escolha o tipo de vídeo a que se refere a descrição.
Possibilita uma dinâmica de aprendizagem em que os alunos se sentem criadores ou, pelo menos, como sujeitos ativos, como protagonistas. Podem ser incluídos os trabalhos de criação artística. É uma das fórmulas mais criativas no uso didático do vídeo que pode e deve ser reinventada a cada dia.
Videoarte;
Videolição;
Videoanimação;
Videoprocesso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...