Questões de Comunicação Social do ano 2006

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Entre os caracteres distintivos da televisão, figuram:

  • A.

    sistema de transmissão e recepção de sinais eletromagnéticos por meio de ondas hertzianas;

  • B.

    atividade técnica, administrativa e política pela qual se realizam difusões em narrowcasting;

  • C.

    veículo de expressão eminentemente popular, voltado para a divulgação de novos conteúdos;

  • D.

    emissões regulares em broadcasting que se destinam a um público seleto e ampla audiência;

  • E.

    sistema eletrônico multidirecional para a transmissão de informações sonoras e imagéticas.

Em nossos dias, setores representativos do mundo dos negócios enxergam, na publicidade feita por via eletrônica, uma importante etapa evolutiva da comunicação publicitária. Anunciar pela internet tem, entre outras, a seguinte vantagem:

  • A.

    faculta a consumidores em potencial o acesso a todo tipo de informação, de modo a que não se deixem influenciar em suas decisões de compra;

  • B.

    auxilia a internautas interessados na aquisição de produtos, bens e serviços, a procurar, em sites de grande fluxo, banners com mais informações;

  • C.

    serve a um acréscimo qualitativo da capacidade de disponibilização de informações de interesse geral para internautas consumidores;

  • D.

    propicia elevado grau de interatividade com os consumidores, permitindo que busquem informações segmentadas de seu interesse;

  • E.

    incentiva consumidores potencialmente interessados a navegar pela rede, buscando sites em que encontrem dados informativos adicionais.

Emanuel Araújo, em A construção do livro (Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Brasília: INL, 2000), alude a um “conjunto de tarefas do editor, que consistem basicamente em supervisionar a publicação de originais” (pág. 54). Esta referência diz respeito à:

  • A.

    colação (de manuscritos);

  • B.

    edição (de textos);

  • C.

    editoração (livresca);

  • D.

    normalização (textual);

  • E.

    preparação (filológica).

Em jornalismo, copidesque se refere a:

  • A.

    modalidade de redação que confere a um texto jornalístico seu caráter de prolixidade;

  • B.

    redação final, melhorada, de uma matéria ou de qualquer texto escrito;

  • C.

    direito exclusivo de repórteres e editores de produzir ou redigir matérias jornalísticas;

  • D.

    modo de se imprimir maior objetividade a um texto jornalístico sensacionalista;

  • E.

    fundamentação necessária de temas escolhidos para uma redação jornalística.

Tratando do que chama de desktop publishing, Lorenzo Baer (in Produção gráfica. São Paulo: Senac, 2004) menciona dois programas próprios para editoração eletrônica de mesa. São eles:

  • A.

    ScriptWriter e Word Editor 2.0;

  • B.

    Picasa2 e Java Script;

  • C.

    RagTime Solo 5 e OpenOffice 2.0;

  • D.

    NVU for HTML e Adobe Photoshop;

  • E.

    PageMaker e QuarkXpress.

São recursos audiovisuais:

  • A.

    Rádios, discos, fitas magnéticas, gráficos, diapositivos, transparências e museus;

  • B.

    Reálias, fotografias, exposição, gravuras, diafilmes e imanógrafo;

  • C.

    Modelos, vivários, espécimes, flanelógrafo, computador multimídia;

  • D.

    Diapositivos e diafilmes com som, cinema, televisão, videocassete e computador multimídia.

O uso de recursos audiovisuais, o modo como se conduz a apresentação e a observação dos participantes, são decisivos para o sucesso de uma apresentação. Responda verdadeiro (V) ou falso (F) e depois escolha a alternativa correspondente:

( ) Mantenha contato visual com os participantes.

( ) Faça com que suas mãos reforcem seu discurso, mantendo-as, contudo, abertas.

( ) Cruze os braços quando não souber o que fazer com eles.

 ( ) Roupas podem iludir e desiludir. Vista-se de acordo com o grupo.

( ) Sorrisos e gestos não ajudam a derrubar as barreiras iniciais.

  • A.

    V, V, V, F e F;

  • B.

    V, F, V, F e V;

  • C.

    V, V, F, V e F;

  • D.

    V, F, F, V e V.

"Pelos mecanismos que desencadeia, o audiovisual dá ao nosso pensamento um coeficiente de audácia, de criatividade, de fantasia que nos afasta do pensamento científico clássico. Pelos efeitos da invasão eletrônica, assemelhamo-nos um pouco com os homens primitivos que, antes de qualquer domesticação, pensaram primeiro por imagens e por mitos". O pensamento de Babin e Kouloumdjan (p. 115) reforça a importância do uso didático do vídeo cassete. Nas questões de número 28, 29, 30 e 31, escolha o tipo de vídeo a que se refere a descrição.

Exposição sistematizada de algum conteúdo, tratado com uma determinada exaustividade, pode ser considerada como uma aula expositiva, com o diferencial de que o professor pode ser substituído pelo programa de vídeo.

  • A.

    Videoapoio;

  • B.

    Videoprocesso;

  • C.

    Videolição;

  • D.

    Videointerativo;

"Pelos mecanismos que desencadeia, o audiovisual dá ao nosso pensamento um coeficiente de audácia, de criatividade, de fantasia que nos afasta do pensamento científico clássico. Pelos efeitos da invasão eletrônica, assemelhamo-nos um pouco com os homens primitivos que, antes de qualquer domesticação, pensaram primeiro por imagens e por mitos". O pensamento de Babin e Kouloumdjan (p. 115) reforça a importância do uso didático do vídeo cassete. Nas questões de número 28, 29, 30 e 31, escolha o tipo de vídeo a que se refere a descrição.

Trabalha com imagens isoladas. É usado como acompanhamento da exposição verbal por parte do professor ou dos próprios alunos. É estabelecida uma interação entre as imagens e o discurso verbal do professor que dá dinamismo às imagens, e estas por sua vez acompanham, demonstram, matizam ou complementam o discurso verbal.

  • A.

    Programa monoconceitual ou filmes-conceito;

  • B.

    Videoapoio;

  • C.

    Vídeodocumento;

  • D.

    Videoarte.

"Pelos mecanismos que desencadeia, o audiovisual dá ao nosso pensamento um coeficiente de audácia, de criatividade, de fantasia que nos afasta do pensamento científico clássico. Pelos efeitos da invasão eletrônica, assemelhamo-nos um pouco com os homens primitivos que, antes de qualquer domesticação, pensaram primeiro por imagens e por mitos". O pensamento de Babin e Kouloumdjan (p. 115) reforça a importância do uso didático do vídeo cassete. Nas questões de número 28, 29, 30 e 31, escolha o tipo de vídeo a que se refere a descrição.

Possibilita uma dinâmica de aprendizagem em que os alunos se sentem criadores ou, pelo menos, como sujeitos ativos, como protagonistas. Podem ser incluídos os trabalhos de criação artística. É uma das fórmulas mais criativas no uso didático do vídeo que pode e deve ser reinventada a cada dia.

  • A.

    Videoarte;

  • B.

    Videolição;

  • C.

    Videoanimação;

  • D.

    Videoprocesso.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...