Questões de Comunicação Social do ano 2006

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

"Pelos mecanismos que desencadeia, o audiovisual dá ao nosso pensamento um coeficiente de audácia, de criatividade, de fantasia que nos afasta do pensamento científico clássico. Pelos efeitos da invasão eletrônica, assemelhamo-nos um pouco com os homens primitivos que, antes de qualquer domesticação, pensaram primeiro por imagens e por mitos". O pensamento de Babin e Kouloumdjan (p. 115) reforça a importância do uso didático do vídeo cassete. Nas questões de número 28, 29, 30 e 31, escolha o tipo de vídeo a que se refere a descrição.

São programas curtos (4 ou 5 minutos), geralmente mudos, e que desenvolvem um só conceito, um aspecto parcial e concreto de um tema, um fenômeno, uma noção ou um fato.

  • A. Vídeo interativo;
  • B.

    Videoespelho;

  • C.

    Programa monoconceitual ou filmes-conceito;

  • D.

    Videolição.

Responda verdadeiro (V) ou falso (F) de acordo com as normas técnicas para a criação de apresentações eletrônicas em videoconferência:

 ( ) O fundo das apresentações eletrônicas devem estar em cores fortes para evitar que a transmissão fique visualmente cansativa para os participantes.

( ) A cor das fontes deve ser branca e de um tamanho grande o suficiente para ser bem entendido na tela da TV.

( ) Usar tipos de fonte de fácil entendimento e com serifas.

( ) Os gráficos ou imagens devem ter cores fortes e devem estar em um tamanho suficiente para ser bem compreendidos na tela de TV.

( ) Utilizar imagens listradas e quadriculadas nas apresentações para evitar o chamado "batimento" (impressão que as imagens estejam se movendo na tela).

  • A.

    V, V, V, V e V;

  • B.

    F, F, F, F e F;

  • C.

    F, V, F, V e F;

  • D.

    V, F, V, F e V.

A seguir, cada item descreve uma abordagem utilizada em cursos oferecidos na modalidade de "Educação a Distância", objetivando a aprendizagem. Escolha a alternativa com a seqüência correta:

 • Atividades didáticas com enfoque na construção do conhecimento têm início quando o conteúdo do aprendizado é assimilado.

 • Atividades centradas nos objetivos da aprendizagem, estabelecidas no Projeto Político Pedagógico, fazem referência a conteúdos do material didático.

 • Atividades didáticas para construção de conhecimentos, fomentando a interação entre atores do processo educacional.

• Utiliza conceitos e estratégias pedagógicas, com projetos específicos, seja na oferta de material didático ou outros tópicos desses conceitos tais como: conceitos elaborados de forma colaborativa, auto-aprendizagem, solução de problemas, entre outros.

  • A.

    Abordagem, instrucional, construtivista, pedagógica e interacional;

  • B.

    Abordagem, interacional, pedagógica, construtivista e instrucional;

  • C.

    Abordagem construtivista, instrucional, interacional e pedagógica;

  • D.

    Abordagem, pedagógica, interacional, instrucional e construtivista.

A imagem em televisão é bi-dimensional e nós temos de criar a sensação de profundidade. Para obter profundidade em uma imagem, ilumina-se o objeto por trás com acentuação de iluminação na cabeça e ombros. Para isso usamos:

  • A.

    Luz Principal, Chave ou Key Light;

  • B.

    Contraluz ou Back Light;

  • C.

    Luz Secundária, de Preenchimento ou Fill Light;

  • D.

    Luz de Cenário, de Ciclorama ou Set Light.

Assim como a luz, o som propaga-se através das ondas, que possuem um conjunto de vibrações sonoras. As ondas sonoras necessitam de um meio que pode ser sólido, líquido ou gasoso, para propagarem-se. São de natureza mecânica e do tipo tridimensional, não se propagando no vácuo. O ouvir é uma sensação experimentada quando os nervos auditivos são estimulados pela vibração de moléculas de ar. O som possui qualidades que nos permitem diferenciar as vozes. Essas qualidades se classificam em:

  • A.

    Altura, largura e profundidade;

  • B.

    Altura, intensidade e timbre;

  • C.

    Altura, harmonia e ritmo;

  • D.

    Altura, melodia e timbre.

O projetor multimídia tem vários conectores de vídeo. Cada um requer um tipo diferente de cabo. Observe a figura abaixo e conecte o equipamento de vídeo ao projetor numerando corretamente.

 1. Portas de áudio;

2. Cabo para computador;

3. Cabo de S-Video;

 4. Cabo de vídeo RCA (vídeo composto).

  Agora escolha a alternativa correspondente:

  • A.

    1, 4, 3 e 2;

  • B.

    2, 3, 4 e 1;

  • C.

    3, 1, 2 e 4;

  • D.

    4, 2, 1 e 3.

O termo utilizado em todos os meios e que significa o segmento de determinado veículo, selecionado por sexo, classe social, faixa etária, instrução, ocupação e faixa de renda, é denominado

  • A.

    Sistema GRP.

  • B.

    Plano de mídia.

  • C.

    Perfil do público.

  • D.

    Freqüência média.

  • E.

    Audiência domiciliar de TV.

Diferentes dados sobre comportamento, hábitos, características econômicas e de consumo, a respeito do potencial consumidor ou dos atuais consumidores, são sempre úteis no trabalho de seleção e recomendação dos meios e veículos.

A pesquisa destes dados é utilizada para aval

  • A.

    Lobby.

  • B.

    Target.

  • C.

    Features.

  • D.

    População.

  • E.

    Webmarketing.

A determinação do público-alvo se faz, entre outros, com base na/no(s)

  • A.

    sazonalidade.

  • B.

    dados de vendas.

  • C.

    potencial das áreas.

  • D.

    canais de distribuição.

  • E.

    aspectos psicográficos.

No que diz respeito à construção de uma identidade visual podemos afirmar que, EXCETO:

  • A. Os elementos de identidade mais importantes na elaboração de um programa de identidade visual são a marca- -símbolo, as cores institucionais e o alfabeto.
  • B. A identidade visual deve ser tratada como a personalização da imagem e nunca como ferramenta de um processo mercadológico
  • C. Toda ação que envolva a imagem corporativa deve ser coordenada por um manual de usos da identidade visual.
  • D. A identidade visual é um processo de comunicação interdependente em todas as suas etapas.
  • E. A falta de planejamento na construção da identidade visual despersonaliza a corporação, impossibilitando a transmissão de conceitos importantes junto ao seu público
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...