Questões de Comunicação Social do ano 2007

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação às dificuldades em efetivar interatividade com o público por meio da Internet, julgue os itens a seguir.

O conceito de interatividade não pode se limitar a uma interação usuário-máquina, por melhores que sejam as condições de navegabilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao tema do texto acima, julgue os itens de 191 a 196 seguintes.

Nas sociedades atuais, a comunicação tem valor econômico destacado e se tornou um meio de produção primário, porque, cada vez mais, trabalhar é manejar a informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

A informação, tanto em sua dimensão news quanto cultural, ou como banco de dados, aos poucos vai-se tornando um entrave ao que se convencionou chamar de dimensão política da comunicação, na medida em que retirou da mídia a centralidade do debate em torno do papel social da comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

As rápidas mudanças tecnológicas, observadas no processo de comunicação das sociedades, estão dando um novo sentido ao espaço e ao tempo do sujeito contemporâneo. Esse processo tem por base a:

  • A.

    Internet, as redes virtuais e a globalização.

  • B.

    simultaneidade, a edição e a hipermídia.

  • C.

    cibercultura, o on-line e o espaço físico.

  • D.

    geografia, o deadline e o espaço virtual.

  • E.

    cronologia, a convergência e o ciberespaço.

O filósofo francês Pierre Lévy define a Internet como um "dispositivo de comunicação TODOS-TODOS". Isto porque, segundo esse autor, a Internet é o único meio que:

  • A.

    possibilita ao sujeito moderno assumir múltiplas identidades no mundo virtual e desempenhar vários papéis sociais.

  • B.

    viabiliza o projeto de democratização da informação, já que hoje todos têm acesso à rede mundial de computadores.

  • C.

    promove a multiplicação de contatos e conhecimentos em tempo recorde e radicaliza as possibilidades de comércio on-line.

  • D.

    permite a troca de informações em tempo real.

  • E.

    permite que todos sejam, ao mesmo tempo, emissores e receptores de uma ou várias mensagens.

Sobre as diferenças que o jornalismo digital apresenta em relação às tradicionais mídias eletrônicas e impressas, é correto afirmar que:

  • A.

    a Internet é o único meio capaz de transmitir as notícias no momento em que elas estão ocorrendo;

  • B.

    a Internet é o único meio capaz de apresentar sons, imagens e textos simultaneamente;

  • C.

    no jornalismo para internet, a única preocupação do repórter é fornecer a informação correta, antes do seu concorrente e com recursos de som e imagem;

  • D.

    a Internet é a única mídia que, pela pressão da divulgação da notícia em curto espaço de tempo, utiliza fontes secundárias para apuração;

  • E.

    o jornalismo para Internet é construído com base em hiperlinks, levando em conta que o internauta acompanhará o noticiário de maneira não linear.

A RAC - Reportagem Assistida por Computador - é uma forma de apuração baseada em novas tecnologias. Sobre ela, podemos afirmar que:

  • A.

    é usada unicamente para contextualizar uma informação de última hora e disponibilizá-la com rapidez na mídia digital;

  • B.

    está baseada no uso de bancos de dados e planilhas de cálculo e, portanto só é adequada às editorias de economia e ciência e tecnologia;

  • C.

    possui pouca credibilidade, uma vez que informações obtidas por e-mail ou através de sites de busca são pouco confiáveis;

  • D.

    permite combinar o uso da Internet com métodos qualitativos de pesquisa no sentido de produzir matérias mais profundas e analíticas;

  • E.

    usa exclusivamente o método Delphos no tratamento quantitativo dos dados.

Com o uso das tecnologias digitais e a entrada na era da Internet surgiram novas palavras no cotidiano da comunicação on line. Sobre esses novos termos, indique a definição incorreta:

  • A.

    hypertext Markup Language – linguagem de hipertexto, contituida por códigos que ativam links, usada para escrever páginas de documentos Web, que contenham informação nos mais variados formatos: texto, som, imagens e animação;

  • B.

    hiperlink – texto eletrônico que fornece acesso instantâneo a outro texto, obrigando o internauta a seguir uma sequência linear estabelecida pela lógica jornalística;

  • C.

    banner – mensagem públicitária inserida em uma página da web, geralmente em formato GIF (animado ou não), com link para a página do anunciante;

  • D. blog – palavra derivada de weblog que designa uma espécie de diário virtual e que também pode ser usado para fins noticiosos. É organizado cronologicamente e permite a postagem de comentários;
  • E.

    JPEG – algoritmo para comprimir imagens, criado pelo Joint Photographic Experts Group. É um formato de arquivo gráfico.

As novas tecnologias vão transformar o rádio de maneira decisiva e sua permanência na web "depende de transformações profundas em que o romantismo do passado - do velho rádio transmissor de onda curta, o rádio de som FM e o rádio digital via satélite - não vão ter lugar". São características do rádio na web, exceto:

  • A.

    as emissoras não são mais apenas transmissoras de programas em áudio;

  • B.

    o ouvinte-web é mais exigente, o que faz com que o rádio perca a sua vocação apenas auditiva e incorpore arquivos de imagem e de texto;

  • C.

    com a descentralização da produção, o rádio na web será ainda mais imediatista e o internauta não poderá acessar conteúdos já veiculados;

  • D.

    o alcance de uma rádio na web é mundial e não mais apenas local;

  • E.

    com a internet, cresce a interatividade no rádio e o ouvinte terá mais oportunidade de influir no conteúdo da programação.

Com relação ao uso de novas tecnologias e à publicidade na internet, podemos afirmar que:

  • A.

    com a tecnologia InterVu, é possível, assim como nos banners animados, executar todo o processo de compra dentro do banner estático;

  • B.

    botões é uma denominação genérica para banners quadrados ou redondos, de grandes dimensões, que invadem exclusivamente as páginas de informação jornalística;

  • C.

    o Flash da Macromedia é composto por uma série de mecanismos de reprodução de audiovisuais que permitem ver o conteúdo do anúncio à medida em que está sendo baixado;

  • D.

    os banners interativos, que são usados desde o início da publicidade na web, continuam a ser os preferidos dos internautas, mas geram poucas respostas se comparados aos estáticos e aos animados;

  • E.

    os banners interativos se dividem em dois tipos: estáticos e animados.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...