Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em relação às dificuldades em efetivar interatividade com o público por meio da Internet, julgue os itens a seguir.
O conceito de interatividade não pode se limitar a uma interação usuário-máquina, por melhores que sejam as condições de navegabilidade.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com referência ao tema do texto acima, julgue os itens de 191 a 196 seguintes.
Nas sociedades atuais, a comunicação tem valor econômico destacado e se tornou um meio de produção primário, porque, cada vez mais, trabalhar é manejar a informação.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
A informação, tanto em sua dimensão news quanto cultural, ou como banco de dados, aos poucos vai-se tornando um entrave ao que se convencionou chamar de dimensão política da comunicação, na medida em que retirou da mídia a centralidade do debate em torno do papel social da comunicação.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
As rápidas mudanças tecnológicas, observadas no processo de comunicação das sociedades, estão dando um novo sentido ao espaço e ao tempo do sujeito contemporâneo. Esse processo tem por base a:
Internet, as redes virtuais e a globalização.
simultaneidade, a edição e a hipermídia.
cibercultura, o on-line e o espaço físico.
geografia, o deadline e o espaço virtual.
cronologia, a convergência e o ciberespaço.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
O filósofo francês Pierre Lévy define a Internet como um "dispositivo de comunicação TODOS-TODOS". Isto porque, segundo esse autor, a Internet é o único meio que:
possibilita ao sujeito moderno assumir múltiplas identidades no mundo virtual e desempenhar vários papéis sociais.
viabiliza o projeto de democratização da informação, já que hoje todos têm acesso à rede mundial de computadores.
promove a multiplicação de contatos e conhecimentos em tempo recorde e radicaliza as possibilidades de comércio on-line.
permite a troca de informações em tempo real.
permite que todos sejam, ao mesmo tempo, emissores e receptores de uma ou várias mensagens.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Sobre as diferenças que o jornalismo digital apresenta em relação às tradicionais mídias eletrônicas e impressas, é correto afirmar que:
a Internet é o único meio capaz de transmitir as notícias no momento em que elas estão ocorrendo;
a Internet é o único meio capaz de apresentar sons, imagens e textos simultaneamente;
no jornalismo para internet, a única preocupação do repórter é fornecer a informação correta, antes do seu concorrente e com recursos de som e imagem;
a Internet é a única mídia que, pela pressão da divulgação da notícia em curto espaço de tempo, utiliza fontes secundárias para apuração;
o jornalismo para Internet é construído com base em hiperlinks, levando em conta que o internauta acompanhará o noticiário de maneira não linear.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A RAC - Reportagem Assistida por Computador - é uma forma de apuração baseada em novas tecnologias. Sobre ela, podemos afirmar que:
é usada unicamente para contextualizar uma informação de última hora e disponibilizá-la com rapidez na mídia digital;
está baseada no uso de bancos de dados e planilhas de cálculo e, portanto só é adequada às editorias de economia e ciência e tecnologia;
possui pouca credibilidade, uma vez que informações obtidas por e-mail ou através de sites de busca são pouco confiáveis;
permite combinar o uso da Internet com métodos qualitativos de pesquisa no sentido de produzir matérias mais profundas e analíticas;
usa exclusivamente o método Delphos no tratamento quantitativo dos dados.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Com o uso das tecnologias digitais e a entrada na era da Internet surgiram novas palavras no cotidiano da comunicação on line. Sobre esses novos termos, indique a definição incorreta:
hypertext Markup Language – linguagem de hipertexto, contituida por códigos que ativam links, usada para escrever páginas de documentos Web, que contenham informação nos mais variados formatos: texto, som, imagens e animação;
hiperlink – texto eletrônico que fornece acesso instantâneo a outro texto, obrigando o internauta a seguir uma sequência linear estabelecida pela lógica jornalística;
banner – mensagem públicitária inserida em uma página da web, geralmente em formato GIF (animado ou não), com link para a página do anunciante;
JPEG – algoritmo para comprimir imagens, criado pelo Joint Photographic Experts Group. É um formato de arquivo gráfico.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
As novas tecnologias vão transformar o rádio de maneira decisiva e sua permanência na web "depende de transformações profundas em que o romantismo do passado - do velho rádio transmissor de onda curta, o rádio de som FM e o rádio digital via satélite - não vão ter lugar". São características do rádio na web, exceto:
as emissoras não são mais apenas transmissoras de programas em áudio;
o ouvinte-web é mais exigente, o que faz com que o rádio perca a sua vocação apenas auditiva e incorpore arquivos de imagem e de texto;
com a descentralização da produção, o rádio na web será ainda mais imediatista e o internauta não poderá acessar conteúdos já veiculados;
o alcance de uma rádio na web é mundial e não mais apenas local;
com a internet, cresce a interatividade no rádio e o ouvinte terá mais oportunidade de influir no conteúdo da programação.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Com relação ao uso de novas tecnologias e à publicidade na internet, podemos afirmar que:
com a tecnologia InterVu, é possível, assim como nos banners animados, executar todo o processo de compra dentro do banner estático;
botões é uma denominação genérica para banners quadrados ou redondos, de grandes dimensões, que invadem exclusivamente as páginas de informação jornalística;
o Flash da Macromedia é composto por uma série de mecanismos de reprodução de audiovisuais que permitem ver o conteúdo do anúncio à medida em que está sendo baixado;
os banners interativos, que são usados desde o início da publicidade na web, continuam a ser os preferidos dos internautas, mas geram poucas respostas se comparados aos estáticos e aos animados;
os banners interativos se dividem em dois tipos: estáticos e animados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...