Questões de Comunicação Social do ano 2007

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O conceito que analisa criticamente a produção de bens simbólicos em escala industrial, alegando que esta produção proporciona alienação, conformismo político e passividade mental é conhecido por:

  • A.

    communication research

  • B.

    grafosfera

  • C.

    indústria da cultura

  • D.

    medium

  • E.

    cultural studies

O modelo teórico que estabelece que a Comunicação, devido aos dispositivos tecnológicos e as redes de informação, oferece uma falsa imagem da realidade e a esvazia de sentido, disseminando uma grande quantidade de informação sem aprofundá-la, é o modelo:

  • A.

    da fissura tecnológica

  • B.

    da recepção

  • C.

    dos fractais biográficos

  • D.

    dos definidores primários

  • E.

    da espiral do silêncio

Atualmente, é bastante freqüente, ao se produzir uma matéria jornalística – impressa, on-line, de TV ou de rádio –, alguma referência à Agenda 21. Entretanto, é notório que um grande percentual de pessoas, inclusive estudantes e às vezes até professores universitários, não sabe exatamente o que seja essa Agenda. Sobre essa Agenda, considere as seguintes afirmativas:

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente a afirmativa 5 é verdadeira.

  • B.

    Somente a afirmativa 3 é verdadeira.

  • C.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 5 são verdadeiras.

A participação ativa do receptor na escolha dos conteúdos que vai acessar tem sido apontada como um aspecto revolucionário da Internet. No jornalismo, isso ajudaria para o fim das recepções passivas dos meios da comunicação de massa, contribuindo para a própria obsolescência do conceito de massa. No entanto, tal participação ativa sempre foi possível com o jornal impresso, guardadas as devidas proporções. Isso é possível por que:

  • A.

    o jornal impresso sempre foi mais reflexivo, pois a escrita está na origem da racionalidade moderna, conforme descreve Marshal McLuhan.

  • B.

    a história do jornal é marcada pelo objetivo de torná-lo instrumento de esclarecimento. Na Revolução Francesa, por exemplo, esse papel é nítido.

  • C.

    o jornal é arquivado em bibliotecas. Tal prática, inusual com outros meios, permite a navegação do receptor.

  • D.

    o jornalismo é instrumento de ação ativa e sua história se confunde com a do próprio jornal. Os outros meios estão muito mais vinculados ao entretenimento.

  • E.

    o jornal tem como meio de veiculação seu próprio meio de suporte. Isso permite que o receptor manipule o arquivo, o que é impossível na TV e no rádio convencionais.

Em relação à noção pragmática do jornalismo, apresentada por M. C. Chaparro, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os três pólos de interação entre os agentes jornalísticos:

  • A.

    com o público, as outras mídias e as fontes.

  • B.

    com as fontes, a atualidade e o poder público.

  • C.

    com a atualidade, o poder público e corporações.

  • D.

    com a sociedade, a atualidade e a recepção ativa.

A relação com o público é uma das "portas" da comunicação pública, de acordo com o jornalista Maurício Lara. Sobre essa relação, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) O público deve ser ouvido sobre iniciativas a serem tomadas para beneficiá-lo.
( ) O norte do trabalho da assessoria são as demandas e expectativas da gestão da empresa e não as dos públicos interno e externo.
( ) Nos casos em que o discurso não corresponde à prática efetiva do órgão/empresa, a assessoria deve mudá-lo.
( ) Cabe à assessoria de comunicação o atendimento e encaminhamento de todas as questões e reclamações que lhe cheguem diretamente pelo público.

A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A.

    F, F, V, V.

  • B.

    V, V, F, F.

  • C.

    F, V, F, V.

  • D.

    V, F, V, F.

Considerando a História das Teorias da Comunicação no Século XX (MATTELART, Armand & Michele. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 1999), é correto afirmar que as pesquisas de Harold D. Lasswell (1902-1978) sobre propaganda correspondem a estudar

  • A.

    anúncios de medicamentos no início do século XX, segundo referenciais da lingüística, apontando os recursos verbais e não-verbais utilizados nas peças

  • B.

    a configuração administrativa e econômica das agências de propaganda norte-americanas na década de 20

  • C.

    os processos gráficos mais eficazes para redução de custos nas produções da propaganda impressa

  • D.

    a legislação da propaganda em mídia eletrônica direcionada a crianças e adolescentes

  • E.

    os efeitos da propaganda política e de guerra nos meios de comunicação de massa na primeira metade do século XX

Segundo Zozolli (In: BARBOSA, Ivan Santo (org.). Os Sentidos da Publicidade – estudos interdisciplinares. São Paulo: Thomson, 2005), o trabalho de propaganda e marketing das marcas comerciais-institucionais no século XXI tende a:

  • A.

    explorar os meios de comunicação de massa, tentando atingir o maior número de pessoas, indistintamente, possíveis em uma campanha

  • B.

    convencer vários segmentos de possíveis consumidores da compra de um produto, utilizando ferramentas de propaganda subliminar

  • C.

    aprimorar formas de marketing de relacionamento, desenvolvendo o marketing de permissão aliado a estratégias on-line de comunicação de marca

  • D.

    desenvolver o marketing de interrupção, aprimorando o marketing de relacionamento aliado aos serviços de call center

  • E.

    explorar a Internet para o trabalho de relações públicas da marca, oferecendo formas diferenciadas de pagamento e promoções de produtos com brindes on-line

O modelo de comunicação de Rogers e Kincaid, citado por Mattelart e Mattelart (1999), conhecido como "análise da rede de comunicação", busca identificar:

  • A. indivíduos, grupos-livres e empresas.
  • B. pesquisas, qualidades e produtos.
  • C. mercados, comunicação e sujeitos.
  • D. bandos, indivíduos-pontes e indivíduos-ligações.
  • E. receptores, agentes-novos e culturas-híbridas.

Segundo Lage (2000), o jornalista é um tradutor de discursos porque a sociedade moderna é composta de especialistas. Nessa mediação, o repórter deve usar a:

  • A. sua própria maneira de expressar as idéias.
  • B. expressão popular da língua falada.
  • C. linguagem do entrevistado, sem distorções.
  • D. linguagem da gramática, na norma culta.
  • E. linguagem comum e simplificada.
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