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Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
O conceito que analisa criticamente a produção de bens simbólicos em escala industrial, alegando que esta produção proporciona alienação, conformismo político e passividade mental é conhecido por:
communication research
grafosfera
indústria da cultura
medium
cultural studies
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
O modelo teórico que estabelece que a Comunicação, devido aos dispositivos tecnológicos e as redes de informação, oferece uma falsa imagem da realidade e a esvazia de sentido, disseminando uma grande quantidade de informação sem aprofundá-la, é o modelo:
da fissura tecnológica
da recepção
dos fractais biográficos
dos definidores primários
da espiral do silêncio
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2007
Atualmente, é bastante freqüente, ao se produzir uma matéria jornalística – impressa, on-line, de TV ou de rádio –, alguma referência à Agenda 21. Entretanto, é notório que um grande percentual de pessoas, inclusive estudantes e às vezes até professores universitários, não sabe exatamente o que seja essa Agenda. Sobre essa Agenda, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.Somente a afirmativa 5 é verdadeira.
Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 5 são verdadeiras.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2007
A participação ativa do receptor na escolha dos conteúdos que vai acessar tem sido apontada como um aspecto revolucionário da Internet. No jornalismo, isso ajudaria para o fim das recepções passivas dos meios da comunicação de massa, contribuindo para a própria obsolescência do conceito de massa. No entanto, tal participação ativa sempre foi possível com o jornal impresso, guardadas as devidas proporções. Isso é possível por que:
o jornal impresso sempre foi mais reflexivo, pois a escrita está na origem da racionalidade moderna, conforme descreve Marshal McLuhan.
a história do jornal é marcada pelo objetivo de torná-lo instrumento de esclarecimento. Na Revolução Francesa, por exemplo, esse papel é nítido.
o jornal é arquivado em bibliotecas. Tal prática, inusual com outros meios, permite a navegação do receptor.
o jornalismo é instrumento de ação ativa e sua história se confunde com a do próprio jornal. Os outros meios estão muito mais vinculados ao entretenimento.
o jornal tem como meio de veiculação seu próprio meio de suporte. Isso permite que o receptor manipule o arquivo, o que é impossível na TV e no rádio convencionais.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
Em relação à noção pragmática do jornalismo, apresentada por M. C. Chaparro, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os três pólos de interação entre os agentes jornalísticos:
com o público, as outras mídias e as fontes.
com as fontes, a atualidade e o poder público.
com a atualidade, o poder público e corporações.
com a sociedade, a atualidade e a recepção ativa.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
A relação com o público é uma das "portas" da comunicação pública, de acordo com o jornalista Maurício Lara. Sobre essa relação, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) O público deve ser ouvido sobre iniciativas a serem tomadas para beneficiá-lo.
( ) O norte do trabalho da assessoria são as demandas e expectativas da gestão da empresa e não as dos públicos interno e externo.
( ) Nos casos em que o discurso não corresponde à prática efetiva do órgão/empresa, a assessoria deve mudá-lo.
( ) Cabe à assessoria de comunicação o atendimento e encaminhamento de todas as questões e reclamações que lhe cheguem diretamente pelo público.
A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:
F, F, V, V.
V, V, F, F.
F, V, F, V.
V, F, V, F.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2007
Considerando a História das Teorias da Comunicação no Século XX (MATTELART, Armand & Michele. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 1999), é correto afirmar que as pesquisas de Harold D. Lasswell (1902-1978) sobre propaganda correspondem a estudar
anúncios de medicamentos no início do século XX, segundo referenciais da lingüística, apontando os recursos verbais e não-verbais utilizados nas peças
a configuração administrativa e econômica das agências de propaganda norte-americanas na década de 20
os processos gráficos mais eficazes para redução de custos nas produções da propaganda impressa
a legislação da propaganda em mídia eletrônica direcionada a crianças e adolescentes
os efeitos da propaganda política e de guerra nos meios de comunicação de massa na primeira metade do século XX
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2007
Segundo Zozolli (In: BARBOSA, Ivan Santo (org.). Os Sentidos da Publicidade – estudos interdisciplinares. São Paulo: Thomson, 2005), o trabalho de propaganda e marketing das marcas comerciais-institucionais no século XXI tende a:
explorar os meios de comunicação de massa, tentando atingir o maior número de pessoas, indistintamente, possíveis em uma campanha
convencer vários segmentos de possíveis consumidores da compra de um produto, utilizando ferramentas de propaganda subliminar
aprimorar formas de marketing de relacionamento, desenvolvendo o marketing de permissão aliado a estratégias on-line de comunicação de marca
desenvolver o marketing de interrupção, aprimorando o marketing de relacionamento aliado aos serviços de call center
explorar a Internet para o trabalho de relações públicas da marca, oferecendo formas diferenciadas de pagamento e promoções de produtos com brindes on-line
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
O modelo de comunicação de Rogers e Kincaid, citado por Mattelart e Mattelart (1999), conhecido como "análise da rede de comunicação", busca identificar:
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Segundo Lage (2000), o jornalista é um tradutor de discursos porque a sociedade moderna é composta de especialistas. Nessa mediação, o repórter deve usar a:
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