Questões de Comunicação Social do ano 2008

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A prática de assessoria pode ser definida pela gestão dos fluxos de informação e dos padrões de relacionamento entre fontes e jornalistas. A respeito do trabalho do assessor de imprensa, julgue os itens subseqüentes.

A elaboração de campanhas institucionais é responsabilidade do assessor de imprensa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A prática de assessoria pode ser definida pela gestão dos fluxos de informação e dos padrões de relacionamento entre fontes e jornalistas. A respeito do trabalho do assessor de imprensa, julgue os itens subseqüentes.

É função do assessor de imprensa ser o porta-voz de autoridades no exercício da função.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da produção do texto e da notícia, julgue os itens que se seguem.

O texto enviado por uma assessoria de imprensa à redação é chamado release.

  • C. Certo
  • E. Errado

Há décadas a teoria do gatekeeping (seleção de informações) vem tratando de explicar o processo de construção da realidade social. Exemplos concretos do processo de criação dessa realidade são observados diariamente tanto na forma como os noticiários de televisão editam protestos e discursos ou descrevem cenas de acidentes e crimes quanto na forma como as revistas de informação resumem os eventos mais importantes da semana e decidem o que será capa em determinado fim de semana. Também é exemplo do processo de criação a forma como os jornais descrevem pessoas e(ou) conceitos abstratos: guerrilheiro ou terrorista, esquerda ou direita, conservador ou liberal.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do assunto nele abordado, julgue os itens que se seguem.

Os princípios do gatekeeping não são aplicados no âmbito da assessoria de imprensa de uma instituição pública, haja vista a inexistência de interesses comerciais nesse caso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 22 a 31, acerca da relação entre corporações, processo e meios de comunicação.

São tarefas da assessoria de comunicação das corporações: buscar fatos que possam ser capitalizados positivamente para a imagem da corporação, divulgar produtos e serviços, ou atuar preventivamente em focos de problemas que possam ser minimizados por meio de esclarecimentos prévios à imprensa.

  • C. Certo
  • E. Errado

O clipping (impresso ou eletrônico) é o recorte ou gravação de uma unidade informativa que consolida o processo de interação da organização com determinado veículo de comunicação. Escolha, entre as opões expostas a seguir, a afi rmação em que esse trabalho é apresentado de forma correta.

  • A. O clipping caracteriza-se fundamentalmente pela mensuração da presença de uma organização na mídia.
  • B. O clipping impresso deve se limitar às matérias internas dos jornais e revistas.
  • C. O clipping é matéria-prima fundamental para os projetos de auditoria de imagem na mídia.
  • D. A avaliação efi ciente do clipping deve incluir a multiplicação do espaço ocupado por determinada matéria jornalística pelo valor de inserção publicitária.
  • E. O clipping deve sempre se limitar ao fragmento da matéria em que a organização é mencionada.

A exemplo das Relações Públicas, também o marketing deve estar atento à opinião pública porque:

  • A.

    a questão essencial à qual esses profissionais devem fazer face diz respeito à maior consciência possível do que seja o interesse público, constantemente redefinido pela opinião de variados segmentos de público.

  • B.

    tal como ocorre com relacionistas, profissionais de marketing de relacionamento se situam ante a necessidade de conhecer a opinião pública, além de sua responsabilidade em guiá-la e modelá-la.

  • C.

    em última análise, a opinião pública é aquilo que, coletivamente, o público faz com que ela seja, servindo assim como trunfo estratégico para investidas relacionistas ou mercadológicas que o tenham como alvo.

  • D.

    relacionismo bem realizado e ação mercadológica bem- -sucedida são os que conhecem e consideram relevante a opinião pública, sabendo que, ao fazer valer sua opinião, o público se liberta de todo conformismo.

  • E.

    em sentido amplo, relacionismo e marketing pressupõem que�� a opinião pública seja uma coleção de opiniões individuais e expressões de atitude que podem ser alteradas para a satisfação de interesses comerciais.

Com relação à função de relações públicas, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Controla o grau de “má vontade” da mídia em relação a uma instituição.

  • B.

    Produz mensagens não planejadas e as fornece aos meios de comunicação.

  • C.

    Elabora estratégias de vendas voltadas para o consumidor final.

  • D.

    Designa recursos financeiros para a promoção de eventos institucionais.

  • E.

    Está concentrado nos relacionamentos criados entre uma instituição e seus diferentes públicos.

Uma assessoria de comunicação se encarrega de divulgar determinada organização para a mídia.

A respeito da atuação de uma assessoria de comunicação encarregada de divulgar determinada organização para a mídia, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    O dever do assessor é, antes de tudo, resguardar os modos de ser e agir das organizações, defendendo-as do oportunismo de jornalistas interessados em questioná-las e investigá-las.

  • B.

    As empresas jornalísticas têm a responsabilidade e o dever de facilitar a prestação de informações sobre os procedimentos e as atitudes adotados por organizações públicas ou privadas.

  • C.

    Os jornalistas tornam-se cada vez mais dependentes dos produtos informativos difundidos pelas organizações como forma de assegurar as dimensões política, social e ética de sua profissão.

  • D.

    A democracia inclui o direito da organização a difundir suas idéias, atuar em sua defesa quando necessário e levar ao conhecimento público o trabalho que desenvolve.

  • E.

    Os meios de comunicação jornalísticos assumiram postura acrítica e reativa frente às estratégias definidas pelo marketing em sua tarefa de estabelecer o papel das organizações na sociedade.

Um acidente operacional, uma mercadoria com prazo de validade vencido, um alto executivo da empresa envolvido em um escândalo de corrupção, uma embalagem que não apresenta a quantidade que declara são alguns exemplos do que pode levar a uma crise de imagem institucional.

Em situações como essas, espera-se que o assessor de imprensa:

  • A.

    convoque imediatamente uma entrevista exclusiva e apresente todo o histórico positivo da empresa, bem como seus planos para o futuro, evitando questionamentos sobre a situação que motivou a crise.

  • B.

    atue como porta-voz, impedindo o contato direto entre jornalistas e executivos da empresa e negando qualquer fato que possa prejudicar a imagem institucional.

  • C.

    envie aos meios de comunicação anúncios e matérias a serem veiculadas sob pagamento no sentido de coibir a apuração jornalística do assunto que motivou a crise.

  • D.

    entre em contato com editores e executivos das empresas de comunicação, negociando informações exclusivas para aqueles que garantirem uma abordagem favorável à empresa no noticiário.

  • E.

    oriente o assessorado a receber os jornalistas e prestar as informações solicitadas, assumindo as responsabilidades sobre o que motivou a crise e divulgando as providências tomadas para minimizar os seus efeitos.

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