Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir do texto acima, julgue os próximos itens.
Segundo o texto, existe "um Brasil indignado", atitude que se coaduna com as explicações da Teoria Funcionalista, segundo a qual os meios de comunicação têm como principal função provocar a reação do público diante de fatos e situações que ameacem o sistema social.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir do texto acima, julgue os próximos itens.
O texto de capa da revista pode ser analisado à luz da hipótese dos usos e gratificações, segundo a qual os conteúdos oferecidos pelos meios de comunicação estabelecem vínculos subjetivos com o público. Assim, ao constatar a indignação das pessoas diante do caos aéreo, a revista apresenta-se como aliada de seus leitores.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As pessoas desenvolveram a capacidade de perceber o clima de opinião, independentemente do que elas mesmas sintam ou pensem sobre determinados assuntos. Dessa forma, ao perceberem ou imaginarem o clima de opinião sobre certos temas, um primeiro momento elas tendem a se calar e, depois, a adaptarem, mesmo que apenas retoricamente, suas opiniões ao referido clima de opinião, ou ao que elas imaginam ser o pensamento da maioria.
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
A argumentação do texto é fundamentada nos pressupostos da espiral do silêncio, vertente teórica que explica porque, em determinadas condições, as pessoas tendem a seguir a opinião dominante (da maioria).
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O estudo das fontes de informação se reveste de especial importância na sociologia dos emissores, área da teoria da comunicação que estuda o processo de produção da informação jornalística (newsmaking). Nessa perspectiva de estudos, quem fornece dados, informações e declarações é encarado como emissor, chegando a exercer, algumas vezes, maior importância do que os próprios jornalistas, visto que esses dependem de bons informantes para publicarem notícias que lhe conferem reconhecimento e prestígio profissional.
A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.A perspectiva do newsmaking, mencionada no texto, faz parte da abordagem empírico-experimental ou da persuasão, que explica como as fontes interferem no resultado final das notícias.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 22 a 31, acerca da relação entre corporações, processo e meios de comunicação.
As corporações atuam tentando formar o que elas podem chamar de bens de cultura, sendo o luxo, atualmente, substituído pelo lucro, o que evidencia a aproximação delas com a cultura de massa.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 22 a 31, acerca da relação entre corporações, processo e meios de comunicação.
A definição de comunicação como ritual coincide com a de comunicação como transporte, ou seja, conjunto de mensagens emitidas no espaço e no tempo, para controle das pessoas e das distâncias.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da relação entre o profissional de comunicação e a fonte de notícia, julgue os próximos itens.
A fonte, que é sinônimo de gatekeeper, controla a informação.Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Assinale a afirmativa que apresente uma característica que não pertence ao que Arthur da Távola conceitua como sendo um rádio de alta estimulação.
apresenta uma programação mobilizadora
usa de estímulos sonoros permanentes
tem muitos serviços e esportes
mostra seriedade e distanciamento
aproxima-se da comunidade
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
H. Lasswell afirma que o ato comunicativo consiste em responder às seguintes perguntas: Quem? Diz o quê? Em que canal? Para quem? Com que efeito? Essa percepção contribuiu para a formalização do processo comunicativo, o que consolidou o pensamento da corrente:
frankfurtiana.
funcionalista.
Cultural Studies.
estruturalista.
midiológica.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
A hipótese da agenda setting é o agendamento que a mídia realiza junto ao receptor. De seus conceitos básicos, podemos dizer que a __________ se refere à valorização individual do receptor a um assunto noticiado.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna acima.
consonância
onipresença
saliência
relevância
centralidade
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...