Questões de Comunicação Social do ano 2008

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A partir do texto acima, julgue os próximos itens.

Segundo o texto, existe "um Brasil indignado", atitude que se coaduna com as explicações da Teoria Funcionalista, segundo a qual os meios de comunicação têm como principal função provocar a reação do público diante de fatos e situações que ameacem o sistema social.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima, julgue os próximos itens.

O texto de capa da revista pode ser analisado à luz da hipótese dos usos e gratificações, segundo a qual os conteúdos oferecidos pelos meios de comunicação estabelecem vínculos subjetivos com o público. Assim, ao constatar a indignação das pessoas diante do caos aéreo, a revista apresenta-se como aliada de seus leitores.

  • C. Certo
  • E. Errado

As pessoas desenvolveram a capacidade de perceber o clima de opinião, independentemente do que elas mesmas sintam ou pensem sobre determinados assuntos. Dessa forma, ao perceberem ou imaginarem o clima de opinião sobre certos temas, um primeiro momento elas tendem a se calar e, depois, a adaptarem, mesmo que apenas retoricamente, suas opiniões ao referido clima de opinião, ou ao que elas imaginam ser o pensamento da maioria.

Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.

A argumentação do texto é fundamentada nos pressupostos da espiral do silêncio, vertente teórica que explica porque, em determinadas condições, as pessoas tendem a seguir a opinião dominante (da maioria).

  • C. Certo
  • E. Errado

O estudo das fontes de informação se reveste de especial importância na sociologia dos emissores, área da teoria da comunicação que estuda o processo de produção da informação jornalística (newsmaking). Nessa perspectiva de estudos, quem fornece dados, informações e declarações é encarado como emissor, chegando a exercer, algumas vezes, maior importância do que os próprios jornalistas, visto que esses dependem de bons informantes para publicarem notícias que lhe conferem reconhecimento e prestígio profissional.

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

A perspectiva do newsmaking, mencionada no texto, faz parte da abordagem empírico-experimental ou da persuasão, que explica como as fontes interferem no resultado final das notícias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 22 a 31, acerca da relação entre corporações, processo e meios de comunicação.

As corporações atuam tentando formar o que elas podem chamar de bens de cultura, sendo o luxo, atualmente, substituído pelo lucro, o que evidencia a aproximação delas com a cultura de massa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 22 a 31, acerca da relação entre corporações, processo e meios de comunicação.

A definição de comunicação como ritual coincide com a de comunicação como transporte, ou seja, conjunto de mensagens emitidas no espaço e no tempo, para controle das pessoas e das distâncias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da relação entre o profissional de comunicação e a fonte de notícia, julgue os próximos itens.

A fonte, que é sinônimo de gatekeeper, controla a informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a afirmativa que apresente uma característica que não pertence ao que Arthur da Távola conceitua como sendo um rádio de “alta estimulação”.

  • A.

    apresenta uma programação mobilizadora

  • B.

    usa de estímulos sonoros permanentes

  • C.

    tem muitos serviços e esportes

  • D.

    mostra seriedade e distanciamento

  • E.

    aproxima-se da comunidade

H. Lasswell afirma que “o ato comunicativo consiste em responder às seguintes perguntas: Quem? Diz o quê? Em que canal? Para quem? Com que efeito?” Essa percepção contribuiu para a formalização do processo comunicativo, o que consolidou o pensamento da corrente:

  • A.

    frankfurtiana.

  • B.

    funcionalista.

  • C.

    Cultural Studies.

  • D.

    estruturalista.

  • E.

    midiológica.

A hipótese da “agenda setting” é o agendamento que a mídia realiza junto ao receptor. De seus conceitos básicos, podemos dizer que a __________ se refere à valorização individual do receptor a um assunto noticiado.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna acima.

  • A.

    consonância

  • B.

    onipresença

  • C.

    saliência

  • D.

    relevância

  • E.

    centralidade

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