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Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
A respeito do modelo de virtualização formulado com base nos novos paradigmas da comunicação globalizada, assinale a afirmativa correta.
O excesso de informações e a potencialidade de sua disseminação promovem o entorpecimento da sensibilidade dos consumidores de produtos de mídia, resultando em um perceptível desinteresse.
As reações manifestas a uma mensagem midiática dependem de identificações projetivas, desejos e expectativas do público, bem como do contexto cultural no qual ele está inserido.
Os indivíduos podem ser condicionados por estímulos expressos no modo pelo qual as mensagens são adequadamente codificadas e distribuídas, visando-se alcançar determinado efeito.
A informação está em permanente processo de adaptação, recomposição e atualização, podendo ser multiplicada, difundida e armazenada de acordo com interesses e motivações.
A clareza da mensagem depende do aperfeiçoamento tecnológico do canal, para que se possa restringir ao máximo a interferência de ruídos no momento de sua recepção por um destinatário.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Primeiro a estudar sistematicamente as organizações burocráticas ou formais, o sociólogo Max Weber dedicou-se aos conceitos de poder, autoridade e legitimidade. Para esse autor, um dos três tipos fundamentais de dominação é o carisma, no qual a obediência dos seguidores se deve:
ao respeito pelas orientações do comando, segundo usos e costumes.
à crença no direito de dar ordens concentrado na figura da autoridade.
ao reconhecimento de um talento inato para o exercício da liderança.
à devoção pelo líder, cujas qualidades o tornam admirado.
à identificação com características impessoais e atitudes informais.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Um dos efeitos sociais da mídia mais discutidos na atualidade é conhecido como hipótese do agenda setting.
Assinale a afirmativa que se relacione diretamente a esse conceito.
Numa sociedade midiatizada, a principal parcela de responsabilidade social caberá sempre aos meios de comunicação coletivos, mas o público tem a obrigação básica de dar a conhecer claramente suas necessidades e seus desejos.
Quando se trata de assuntos polêmicos, como escândalos envolvendo autoridades, crianças abandonadas, trabalho escravo ou prostituição infantil, predomina nos veículos dirigidos a públicos amplos o discurso ideológico da reificação.
As imposições organizativas e estruturais próprias dos diferentes meios de comunicação caracterizam suas expressões técnicas e determinam a maneira como cada um deles reproduz ou representa a realidade social numa dada conjuntura.
O repentino aumento no número de crimes reportados pelos noticiários é capaz de levar o público e as autoridades a considerarem a criminalidade como um tema importante, ainda que não se verifique variação estatística relativa a delitos.
Só o compromisso com as causas sociais permite manter e ampliar as vantagens e potencialidades positivas da comunicação de massa, impedindo abusos como o desrespeito a direitos privados e o desprezo por interesses humanos vitais.
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O modelo teórico do newsmaking pressupõe que os produtos midiáticos informativos:
são como são porque a realidade assim os determina.
têm, acima de tudo, o dever de informar a verdade.
não refletem a realidade, mas ajudam a construí-la.
não coíbem intenções individuais de manipulação.
não mantêm mais vínculos com a realidade exterior.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
A comunicação de massa apresenta ao menos quatro características essenciais. São elas:
planejamento feito de uma programação especializada de modo a atingir sobretudo a públicos urbanos; valorização da expressão reiterada de emoções primárias; pré-definição de valores econômicos associados a objetos, simbólicos ou não; ampla oferta de produtos destinados a recepção e consumo segmentados.
coletivização de formas de produção de bens simbólicos; relações institucionais estabelecidas com finalidade publicitária, comercial e ideológica; programação voltada para a satisfação individual, imediata e conspícua, proporcionando estratégias de consumo; emprego de táticas de persuasão ou sedução para consumidores de baixa renda.
dependência absoluta de insumos tecnológicos de última geração para promoção mercadológica; planejamento de campanhas publicitárias para promoção de produtos a distintos públicos; elaboração original de mensagens para difusão tecnicamente regulada; estímulo proporcionado a todo tipo de manifestação simbólica.
homogeneização de padrões de produção de bens culturais; preferência evidente por expressões típicas da cultura popular nacional; incentivo dado a uma visão político-social de ordem crítica por parte do público; segmentação de um público-alvo para inequívoca obtenção de elevados índices de audiência.
elaboração de conteúdos e proposição formais destinados a um consumo cotidiano por parte de um público amplo; decidida mercantilização de formas simbólicas; dissociação estruturalmente relevante entre a produção padronizada de mensagens e sua recepção; constante reiteração, mantendo-se sempre a mesma coisa em oferta.
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Nesse trecho, Thompson faz referência à obra de Marshall McLuhan e a sua concepção de que:
os meios de comunicação são extensões do homem, potencializando ações de democratização na emissão de conteúdos informacionais.
os meios quentes, que permitem maior participação do receptor, são mais propícios para configurar uma mensagem persuasiva.
que a internet transformou o mundo numa aldeia global propícia à transmissão de conteúdo massificado.
a publicidade independente do meio de veiculação e é a estratégia mais eficiente para fomentar a transformação social.
o meio é a mensagem, pois é ele que configura e controla a proporção e a forma das ações e associações humanas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Mãe é mãe, não é genitora. Quem volta não regressa. Doença não é enfermidade. Não use expressões como segundo informou o mesmo ou disse que o mesmo não estava. Abraço não é amplexo. Deitado de costas não é decúbito dorsal. (ERBOLATO, 1991, p. 127).
Com base nesse trecho, conclui-se que o autor de Técnicas de Codificação em Jornalismo condena:
a precisão na escolha dos termos.
a concisão no texto.
o pernosticismo de expressões.
o uso de palavras que tornem o texto mais coloquial.
o uso do dicionário para redação do texto jornalístico.
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O conceito de fait-divers, introduzido pelo semiólogo Roland Barthes, pode ser entendido no contexto referente ao sensacionalismo presente nos meios de comunicação.
Em relação ao conceito de fait-divers, assinale a afirmativa correta.
Desperta o interesse do receptor, a partir de seu repertório cultural, oferecendo um cenário sensacional com diversas opiniões sobre um mesmo assunto de interesse público.
Aborda escândalos, curiosidades e bizarrices como uma informação total, dispensando o conhecimento prévio para ser consumido e não remetendo a nada além dela mesma.
É um signo que, devido à alta carga informacional, necessita do contexto sociocultural para ser interpretado, atraindo o receptor para notícias relevantes historicamente.
Configura-se como uma informação parcial, que desperta a curiosidade do receptor no sentido de completá-la a partir da interação com o veículo noticioso.
Dá oportunidade ao receptor de tornar-se produtor da notícia, visto que trata de assuntos ligados à criminalidade em locais onde jornalistas não são bem-vindos.
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De acordo com MATTELART (1999), o conceito de sociedade de massa se atrelou ao conceito de cultura de massa para dar conta dos questionamentos acerca da natureza da modernidade da mídia. Entretanto, a partir dos anos 60/70, novas denominações passaram a caracterizar o que o autor chama de sociedade trabalhada pelas tecnologias da informação e da comunicação. A partir disso, pode-se afirmar que:
a Guerra do Golfo, considerada a primeira guerra televisual, fez com que as audiências deixassem de ser passivas.
a idéia de cidade global e a de sociedade global fizeram com que a noção de imperialismo se tornasse obsoleta.
a revolução das comunicações impulsionou a concretização das utopias de revolução política.
a nova sociedade deixou para trás a idéia totalizante da comunicação, ao fazer emergir a sociedade global.
a tecnetrônica transformou o mundo em um nó de relações que anulou o isolamento do indivíduo.
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Em um artigo publicado em 1983, Umberto Eco classificou a televisão em duas épocas históricas consecutivas: a da paleotelevisão, presente até então, e a da neotelevisão, que começava a emergir. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I. Por apresentar-se obstinadamente como realidade, a paleotevê operava com uma distinção fundamental entre informação e ficção.
II. A característica principal da neotevê é o fato de que ela fala mais de si mesma e do contato com o público que do mundo exterior.
III. Se a paleotevê era um veículo de fatos, a neotevê passa a ser um aparato para a produção dos fatos.
Assinale:
se todas as afirmativas estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
se apenas a afirmativa I estiver correta.
se apenas a afirmativa II estiver correta.
se apenas a afirmativa III estiver correta.
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