Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Assinale a alternativa que não corresponda aos quatro tipos clássicos de recepção de mensagens radiofônicas, segundo Abraham Moles.
ambiental
natural
companhia
atenção concentrada
seleção intencional
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Em seu estudo sobre a história das teorias da comunicação, Mattelart (2003) aponta que a primeira peça do dispositivo conceitual da corrente da Mass Communication Research data de 1927, referindo-se a Harold Lasswell e aos impactos da propaganda. Em relação a essa corrente teórica, é incorreto afirmar que:
os meios de difusão são instrumentos dispensáveis para a gestão governamental das opiniões.
mais econômica que a violência e a corrupção, a propaganda é o único meio de suscitar a adesão das massas, indo, assim, ao encontro das idéias democráticas.
a propaganda pode ser usada para boas ou para más finalidades.
mídia e propaganda agem no modelo da agulha hipodérmica.
a visão instrumental da propaganda consagra a representação da onipotência da mídia, considerada uma ferramenta de circulação eficaz dos símbolos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
De acordo com Muniz Sodré (2002), não é possível fazer a prova sociológica da influência televisiva como causa determinante, em última instância, de uma vitória eleitoral. Assinale a alternativa que exemplifique corretamente o que diz o autor.
A mídia dominante controlada pelo presidente peruano Alberto Fujimori desfavoreceu o candidato da oposição à presidência em 2000, Alejandro Toledo, que, valendo-se de sua origem quíchua, conseguiu ir para o segundo turno.
A vitória de Jacques Chirac, em 1988, comprova a tese de que o voto responde positivamente à maneira manipulativa do Grande Irmão orwelliano.
É reconhecidamente falaciosa a idéia da legitimação pelo regime de visibilidade pública hegemônico ou a possibilidade de que alguém vote em um político simplesmente porque ele aparece no espaço publicitário legal que lhe foi reservado.
A chamada agenda midiática do democracismo comercial é sinônima da absoluta doutrinação de idéias em consciências dispostas como tábula rasa, principalmente em períodos de eleição presidencial.
As avaliações estritamente políticas do papel da televisão no processo eleitoral de 1994 minimizam o peso dado à manipulação das imagens globais no polêmico debate final entre os dois candidatos à Presidência da República.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
De acordo com a teoria instrumentalista e com os estudos sobre as estratégias de distorção das notícias, o padrão de manipulação definido pela combinação de graus de distorção utilizados para fazer a população enxergar uma realidade artificialmente inventada é denominado padrão de:
indução.
ocultação.
fragmentação.
inversão.
globalização.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
O conceito de espiral do silêncio, desenvolvido pela alemã Elizabeth Noelle-Neuman, ajuda a explicar a relação entre a mídia e a opinião pública. A respeito dessa idéia, analise as afirmativas a seguir:
I. O medo da solidão social faz com que as pessoas escondam opiniões contrárias à ideologia majoritária.
II. Os meios de comunicação tendem a rejeitar as opiniões dominantes, tendo em vista sua função social questionadora.
III. Na mídia, o excesso de exposição de determinados temas é um dos mecanismos condicionantes da teoria da espiral.
Assinale:
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
se apenas a afirmativa II estiver correta.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Em termos gerais, a teoria do espelho diz que o jornalismo:
reflete a subjetividade do observador dos acontecimentos.
separa fatos e opiniões, evitando a subjetividade.
inverte a ordem narrativa dos fatos, por meio da pirâmide invertida.
difunde uma realidade artificialmente construída.
propaga a visibilidade de pontos de vista e opiniões.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
A chamada dialética da atemorização e da tranqüilização diz que a programação noticiosa joga com o duplo caráter ideológico da notícia. Isso equivale a dizer que:
a objetividade faz com que, na atualidade, o conjunto das notícias tenha a mesma função da maiêutica na Antiguidade clássica.
a política dicotômica da notícia é uma tentativa permanente de tirar o receptor da passividade, da acomodação e da apatia.
o conjunto das notícias atua no receptor participando de um jogo psíquico que desencadeia processos de preocupação e de alívio.
ao tratar os fatos como mitos ou como signos, a notícia constrói a apresentação dos fatos como algo aberto, estimulando a reflexão.
o caráter violento do real histórico dos acontecimentos precisa da objetividade jornalística, que os aplaca pela narrativa imparcial.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
O momento do século XX em que, nos EUA, surgiram as primeiras teorias modernas da comunicação foi:
nos anos 50, com especial destaque conferido à formação da communication research, que teve K. Lewin, C. Hovland, E. Katz e P. Lazarsfeld entre seus pioneiros.
em fins da década de 40, quando os engenheiros de telecomunicações Cl. Shannon e W. Weaver demonstraram sua teoria matemática da comunicação.
nas duas primeiras décadas, com a instrumentalização técnica de análises de conteúdo de jornais e revistas, assim como da programação radiofônica.
dos anos 20 aos 50, quando as teorias se ocuparam da influência de meios massivos no comportamento coletivo, sobretudo no que se refere às questões de ordem política.
nos anos 50, com a vinda dos sociólogos alemães Th. W. Adorno e M. Horkheimer, autores de uma teoria crítica da cultura americana e do conceito de indústria cultural.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
A hipótese do agenda setting, formulada na década de 70, por meio de estudos sobre os efeitos da mídia, refere-se ao (à):
influência da mídia na opinião dos cidadãos acerca dos assuntos que devem ser prioritariamente tratados por autoridades políticas.
rejeição de mensagens que entrem em conflito com as normas do grupo ao qual pertença o consumidor de produtos da mídia.
capacidade atribuída à mídia de se dirigir a indivíduos isolados com poucas possibilidades de exercer influências mútuas.
ação modeladora da mídia ao priorizar estereótipos como forma simplificada e distorcida de entender e projetar a realidade social.
poder que a mídia tem de atingir a todos do mesmo modo, independentemente de características sociais, psicológicas ou culturais.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Assinale a afirmativa que se relacione diretamente com o modelo teórico conhecido como newsmaking.
O processo de produção da notícia é planejado como uma rotina industrial, com procedimentos próprios e limites organizacionais.
O profissional da informação incorpora em seu trabalho métodos científicos suficientes para assegurar o relato objetivo dos fatos.
As mensagens na comunicação de massa resultam de uma série de escolhas por meio da qual o fluxo de informações é filtrado.
As experiências, atitudes e expectativas dos comunicadores determinam o conteúdo veiculado pelos produtos informativos.
O controle pessoal sobre a produção permite que o jornalista distorça os fatos noticiados em favor de suas idéias ou seus interesses.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...