Questões de Comunicação Social do ano 2008

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Assinale a alternativa que não corresponda aos quatro tipos clássicos de recepção de mensagens radiofônicas, segundo Abraham Moles.

  • A.

    ambiental

  • B.

    natural

  • C.

    companhia

  • D.

    atenção concentrada

  • E.

    seleção intencional

Em seu estudo sobre a história das teorias da comunicação, Mattelart (2003) aponta que “a primeira peça do dispositivo conceitual da corrente da Mass Communication Research data de 1927”, referindo-se a Harold Lasswell e aos impactos da propaganda. Em relação a essa corrente teórica, é incorreto afirmar que:

  • A.

    os meios de difusão são instrumentos dispensáveis para a “gestão governamental das opiniões”.

  • B.

    mais econômica que a violência e a corrupção, a propaganda é o único meio de suscitar a adesão das massas, indo, assim, ao encontro das idéias democráticas.

  • C.

    a propaganda pode ser usada para boas ou para más finalidades.

  • D.

    mídia e propaganda agem no modelo da “agulha hipodérmica”.

  • E.

    a visão instrumental da propaganda consagra a representação da onipotência da mídia, considerada uma ferramenta de “circulação eficaz dos símbolos”.

De acordo com Muniz Sodré (2002), não é possível fazer a prova sociológica da influência televisiva como causa determinante, em última instância, de uma vitória eleitoral. Assinale a alternativa que exemplifique corretamente o que diz o autor.

  • A.

    A mídia dominante controlada pelo presidente peruano Alberto Fujimori desfavoreceu o candidato da oposição à presidência em 2000, Alejandro Toledo, que, valendo-se de sua origem quíchua, conseguiu ir para o segundo turno.

  • B.

    A vitória de Jacques Chirac, em 1988, comprova a tese de que o voto responde positivamente à maneira manipulativa do Grande Irmão orwelliano.

  • C.

    É reconhecidamente falaciosa a idéia da legitimação pelo regime de visibilidade pública hegemônico ou a possibilidade de que alguém vote em um político simplesmente porque ele aparece no espaço publicitário legal que lhe foi reservado.

  • D.

    A chamada “agenda midiática do democracismo comercial” é sinônima da absoluta doutrinação de idéias em consciências dispostas como tábula rasa, principalmente em períodos de eleição presidencial.

  • E.

    As avaliações estritamente políticas do papel da televisão no processo eleitoral de 1994 minimizam o peso dado à manipulação das imagens “globais” no polêmico debate final entre os dois candidatos à Presidência da República.

De acordo com a teoria instrumentalista e com os estudos sobre as estratégias de distorção das notícias, o padrão de manipulação definido pela “combinação de graus de distorção utilizados para fazer a população enxergar uma realidade artificialmente inventada” é denominado padrão de:

  • A.

    indução.

  • B.

    ocultação.

  • C.

    fragmentação.

  • D.

    inversão.

  • E.

    globalização.

O conceito de “espiral do silêncio”, desenvolvido pela alemã Elizabeth Noelle-Neuman, ajuda a explicar a relação entre a mídia e a opinião pública. A respeito dessa idéia, analise as afirmativas a seguir:

I. O medo da solidão social faz com que as pessoas escondam opiniões contrárias à ideologia majoritária.

II. Os meios de comunicação tendem a rejeitar as opiniões dominantes, tendo em vista sua função social questionadora.

III. Na mídia, o excesso de exposição de determinados temas é um dos mecanismos condicionantes da teoria da espiral.

Assinale:

  • A.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • B.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • C.

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • D.

    se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • E.

    se apenas a afirmativa II estiver correta.

Em termos gerais, a “teoria do espelho” diz que o jornalismo:

  • A.

    reflete a subjetividade do observador dos acontecimentos.

  • B.

    separa fatos e opiniões, evitando a subjetividade.

  • C.

    inverte a ordem narrativa dos fatos, por meio da pirâmide invertida.

  • D.

    difunde uma realidade artificialmente construída.

  • E.

    propaga a visibilidade de pontos de vista e opiniões.

A chamada “dialética da atemorização e da tranqüilização” diz que a programação noticiosa joga com o duplo caráter ideológico da notícia. Isso equivale a dizer que:

  • A.

    a objetividade faz com que, na atualidade, o conjunto das notícias tenha a mesma função da maiêutica na Antiguidade clássica.

  • B.

    a política dicotômica da notícia é uma tentativa permanente de tirar o receptor da passividade, da acomodação e da apatia.

  • C.

    o conjunto das notícias atua no receptor participando de um jogo psíquico que desencadeia processos de preocupação e de alívio.

  • D.

    ao tratar os fatos como mitos ou como signos, a notícia constrói a apresentação dos fatos como algo aberto, estimulando a reflexão.

  • E.

    o caráter violento do real histórico dos acontecimentos precisa da objetividade jornalística, que os aplaca pela narrativa imparcial.

O momento do século XX em que, nos EUA, surgiram as primeiras teorias modernas da comunicação foi:

  • A.

    nos anos 50, com especial destaque conferido à formação da communication research, que teve K. Lewin, C. Hovland, E. Katz e P. Lazarsfeld entre seus pioneiros.

  • B.

    em fins da década de 40, quando os engenheiros de telecomunicações Cl. Shannon e W. Weaver demonstraram sua teoria matemática da comunicação.

  • C.

    nas duas primeiras décadas, com a instrumentalização técnica de análises de conteúdo de jornais e revistas, assim como da programação radiofônica.

  • D.

    dos anos 20 aos 50, quando as teorias se ocuparam da influência de meios massivos no comportamento coletivo, sobretudo no que se refere às questões de ordem política.

  • E.

    nos anos 50, com a vinda dos sociólogos alemães Th. W. Adorno e M. Horkheimer, autores de uma teoria crítica da cultura americana e do conceito de indústria cultural.

A hipótese do agenda setting, formulada na década de 70, por meio de estudos sobre os efeitos da mídia, refere-se ao (à):

  • A.

    influência da mídia na opinião dos cidadãos acerca dos assuntos que devem ser prioritariamente tratados por autoridades políticas.

  • B.

    rejeição de mensagens que entrem em conflito com as normas do grupo ao qual pertença o consumidor de produtos da mídia.

  • C.

    capacidade atribuída à mídia de se dirigir a indivíduos isolados com poucas possibilidades de exercer influências mútuas.

  • D.

    ação modeladora da mídia ao priorizar estereótipos como forma simplificada e distorcida de entender e projetar a realidade social.

  • E.

    poder que a mídia tem de atingir a todos do mesmo modo, independentemente de características sociais, psicológicas ou culturais.

Assinale a afirmativa que se relacione diretamente com o modelo teórico conhecido como newsmaking.

  • A.

    O processo de produção da notícia é planejado como uma rotina industrial, com procedimentos próprios e limites organizacionais.

  • B.

    O profissional da informação incorpora em seu trabalho métodos científicos suficientes para assegurar o relato objetivo dos fatos.

  • C.

    As mensagens na comunicação de massa resultam de uma série de escolhas por meio da qual o fluxo de informações é filtrado.

  • D.

    As experiências, atitudes e expectativas dos comunicadores determinam o conteúdo veiculado pelos produtos informativos.

  • E.

    O controle pessoal sobre a produção permite que o jornalista distorça os fatos noticiados em favor de suas idéias ou seus interesses.

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