Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao assunto tratado nesse texto.
A pesquisa mencionada na notícia estaria contrariando os princípios éticos caso tivesse sido perguntado às crianças como se burla a vigilância dos pais, o que constituiria uma espécie de curiosidade indevida.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação ao texto de anúncio acima e ao tema por ele suscitado, julgue os próximos itens.
São anúncios éticos, que compõem a famosa ética elástica dos publicitários, os anúncios de remédios e de alimentos que contêm baixas calorias, dado que sempre há uma ressalva que esclarece que, para uma avaliação completa, o consumidor deve procurar um especialista ou que, dependendo dos resultados, um médico deve ser consultado. Incluem-se nessa categoria de anúncio os de cerveja, que acrescentam ao final a frase: "Se for dirigir, não beba.". Trata-se, na verdade, de uma pseudo-ética.
A manipulação da informação por parte do poder político é uma grave ofensa à liberdade de imprensa e ao direito do cidadão contemporâneo. Que instrumento regula essas relações?
Código de ética
Lei ordinária.
Sindicato da classe.
Associação de imprensa.
Negociação coletiva.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito de comunicação institucional, julgue os itens de 136 a 150.
Deontologia organizacional é o estudo do conjunto de representações, valores, regras de conduta, mitos formados ou assimilados pelos membros de determinada organização.
O Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária tem como principal objetivo a regulamentação das normas éticas aplicáveis à publicidade comercial, assim entendida a atividade destinada a estimular o consumo de bens e serviços, bem como promover instituições, conceitos ou idéias.
Em seu Artigo 11, está estabelecido que a propaganda política e a político-partidária:
serão sempre ostensivas.
não são capituladas nesse código.
são regidas por código específico.
têm regras idênticas às da iniciativa privada.
devem ser agenciadas por firmas especializadas.
Não é atitude ética de um profissional de rádio:
só dizer a verdade e resistir a todas as pressões que possam desviá-lo desse rumo.
ter cautela em relação a boatos, que devem ser divulgados em primeira mão, mas desmentidos se ficar apurado que não são verdadeiros.
não gravar entrevista sem o conhecimento da pessoa.
ser claro na distinção entre fato e comentário.
não colocar o entrevistado no ar sem que seja avisado antecipadamente.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir do texto acima, julgue o item subseqüente.
A relação entre a área comercial e a redação, realidade da mídia contemporânea, deve ser considerada pelos profissionais de comunicação empresarial para que possam identificar tráficos de influência, sobretudo os que estejam favorecendo concorrentes.
Comunicação Social - Fontes - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Em uma notícia sobre as eleições municipais, um cientista político, convidado para analisar as propostas eleitorais dos principais candidatos, é considerado uma fonte
primária.
testemunhal
oficial.
secundária.
indeterminada.
Comunicação Social - Fontes - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
A capacitação de fontes com o objetivo de qualificar o relacionamento destas com a imprensa é conhecida como
visitas dirigidas.
media training.
mailing list.
newspeg.
press day.
Comunicação Social - Fontes - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Em uma notícia sobre um acidente automobilístico, o sobrevivente desse desastre é considerado uma fonte
secundária.
indireta.
primária.
autorizada.
fixa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...