Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros tem como base:
O exercício profissional aos portadores de diploma em jornalismo.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Assinale a alternativa incorreta:
O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, razão pela qual ele deve pautar seu trabalho pela precisa apuração e pela sua correta divulgação.
O exercício da profissão de jornalista é uma atividade de natureza estatal, estando sempre subordinado ao Código de Ética.
É direito do jornalista resguardar o sigilo da fonte.
É dever do jornalista divulgar os fatos e as informações de interesse público.
O jornalista não pode realizar cobertura jornalística para o meio de comunicação em que trabalha sobre organizações públicas, privadas ou não-governamentais, da qual seja assessor ou empregado.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
De acordo com o artigo 6º do Código de Ética do Jornalista, o exercício da profissão possui finalidade
privada
moral
pública.
política.
coerciva.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca de princípios, características e usos dos meios de comunicação social, julgue os itens seguir.
Assim como os princípios éticos são os mesmos para todos os homens e mulheres em sociedade, a ética que regula as atividades jornalísticas é a mesma que regula as atividades publicitárias, mesmo que exista mais liberalidade de procedimentos entre as últimas.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O Código de Ética do Jornalista fixa as normas de atuação desse profissional. De acordo com esse código, o jornalista é
responsável por toda informação que divulga, independente de ter sido alterada por terceiros.
isento de responsabilidade por tudo o que divulga.
responsável por toda informação que divulga, desde que não alterada por terceiros.
responsável somente se a pauta da matéria tiver sido sugestão sua.
isento de responsabilidade, desde que o editor assuma a responsabilidade pelo jornalista.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O trabalho do jornalista deve ser pautado pelo interesse
político.
particular.
econômico.
social.
ideológico.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base no Código de Ética do Jornalista, julgue os itens a seguir.
A divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida de acordo com o direcionamento político de seus proprietários e diretores, tendo em vista o compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base no Código de Ética do Jornalista, julgue os itens a seguir.
Resguardar a fonte é dever do jornalista e configura seu direito respeitar o direito do outro à privacidade.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base no Código de Ética do Jornalista, julgue os itens a seguir.
O jornalista pode divulgar informações obtidas, por exemplo, com o uso de câmeras escondidas ou microfones ocultos, desde que haja dificuldade em obter outra possibilidade de apuração.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base no Código de Ética do Jornalista, julgue os itens a seguir.
O jornalista deve, ressalvadas as especificidades da assessoria de imprensa, ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, o maior número de pessoas e instituições envolvidas em uma cobertura jornalística, principalmente aquelas que são objeto de acusações não suficientemente demonstradas ou verificadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...