Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Olá, Chicago! Se alguém aí ainda duvida que os Estados Unidos são um lugar onde tudo é possível, que ainda se pergunta se o sonho de nossos fundadores continua vivo em nossos tempos, que ainda questiona a força da democracia, esta noite é a sua resposta. Considerando o trecho do discurso do presidente recém-eleito dos Estados Unidos da América (EUA) apresentado acima e a aspectos da comunicação social, julgue os itens a seguir.
O primeiro jornal com tiragem de 1 exemplar, o personal journal, veiculado pela Web, totalmente interativo, possibilita que cada um dos participantes de um sítio receba matérias e mensagens personalizadas do presidente eleito dos EUA. Assim, o "Olá, Chicago!" poderá tornar-se o olá, fulano, você que acreditou em mim. Verifica-se, nesse caso, que a Web veio promover a superação dos limites e correção dos processos da comunicação de massa, muito embora mantenha afinidades com eles.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à história da comunicação e às políticas públicas no Brasil, julgue os itens subseqüentes.
Nos primórdios da TV brasileira, os primeiros programas patrocinados, entre os quais se pode citar o Repórter Esso, eram criados por agências de publicidade.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da história da imprensa no Brasil, julgue os itens a seguir.
O primeiro veículo de comunicação impresso no Brasil, a Gazeta do Rio de Janeiro, surgiu em 1808.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da história da imprensa no Brasil, julgue os itens a seguir.
Em 1939, quando era presidente da República, Getúlio Vargas criou o Departamento de Imprensa e Propaganda, que teve como uma de suas funções a de controlar a imprensa.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da história da imprensa no Brasil, julgue os itens a seguir.
O jornal carioca Pasquim foi um exemplo de imprensa alternativa surgida na ditadura. Uma de suas características era o uso da oralidade e de palavrões.
Na história da radiodifusão brasileria, o desenvolvimento da __________ fez com que o Rádio buscasse uma linguagem mais econômica e aprendesse a trocar os astros e estrelas por discos e fitas; as novelas, pelas notícias; e o auditório, pelos serviços de utilidade pública.
Assinale a alternativa que complete corretamente a lacuna acima.
publicidade
tecnologia
sociedade
concorrência
televisão
No livro Lula presidente Televisão e política na campanha eleitoral (São Paulo: Hacker, 2003, p.44), Antonio Albino Canelas Rubim diz que a intervenção midiática nos pleitos presidenciais brasileiros demonstrou como a mídia tem desempenhado um significativo papel político e eleitoral, em especial no período pós-ditadura, quando o país já se encontrava estruturado em rede e ambientado pela comunicação midiática, vivendo uma situação de Idade Mídia. Contextualizando historicamente o que diz o autor e levando-se em conta as grandes empresas de comunicação, pode-se afirmar que:
os pleitos de 1989, 1994, 1998 e 2002 mostram como a intensa visibilidade dos candidatos é condição sine qua non para o alargamento dos horizontes interpretativos, a neutralidade e, conseqüentemente, a informação de qualidade.
em consonância com as eleições de 1994, as eleições de 1998 foram vividas sob o signo da visibilidade, que emergiu como uma de suas características diferenciais mais expressivas em relação ao pleito de 2002.
diferentemente das eleições de 1989 e 1994, o pleito de 2002 foi marcado por uma extrapolação da visibilidade, por um exagero passível de ser verificado por meio de uma intervenção escancarada da mídia em favor de um dos candidatos.
apesar de toda a visibilidade das eleições presidenciais de 2002, o significativo embate político representado pelo debate acerca das possíveis interpretações da realidade encontrou fronteiras bastante rígidas na mídia.
a intervenção da Rede Globo em favor de Fernando Collor em 1989 e o silenciamento que expôs a convergência de interesses entre governo e empresas de comunicação em 1998 mostram a atuação de uma única estratégia políticomidiática em diferentes cenários eleitorais.
Criado por Fernando Barbosa Lima, o Jornal de Vanguarda marcou a história do telejornalismo brasileiro por seu caráter original, criativo e, em termos formais, revolucionário. A respeito desse programa, analise as afirmativas a seguir.
I. Dentre seus locutores, destacava-se o iniciante Cid Moreira, enquanto Ricardo Amaral era um de seus colunistas sociais.
II. Um de seus personagens mais marcantes era o misterioso Sombra.
III. Durante a censura, o Jornal de Vanguarda teve bom desempenho como uma espécie de revista de cultura e variedades.
Assinale:
se nenhuma afirmativa estiver correta.
se somente a afirmativa I estiver correta.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
Em 15 de outubro de 1996, com um custo de cerca de US$ 10 milhões, entrou no ar o GloboNews. Em relação à estréia do canal, é correto afirmar que ele:
foi o segundo canal 24 horas de notícias da América Latina.
era ligado à Central Globo de Jornalismo, dirigida por Alberico de Souza Cruz.
tinha uma equipe formada eminentemente por jornalistas novatos, como Christiane Pelajo e Márcio Gomes.
integrava o pacote da GloboSat e se dedicava exclusivamente ao jornalismo em língua portuguesa.
compôs 50% de sua grade com reprises de programas da TV Globo.
A reorganização da Central Globo de Jornalismo, feita em 1983, por Armando Nogueira, dividiu o jornalismo da Globo entre os telejornais de rede e os telejornais produzidos localmente. Uma das conseqüências dessa divisão foi:
a divisão do Jornal Nacional em editorias específicas.
o fortalecimento do telejornalismo local.
a convergência de temas entre a cobertura local e a nacional.
a estréia do Jornal da Globo.
a criação do Centro de Produção de Notícias (CPN).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...