Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O release, instrumento clássico no trabalho de assessoria de imprensa, informa os jornalistas acerca dos temas que possam ser de interesse do veículo em que atuam e, portanto, incorporados ao conjunto de assuntos tratados pelo veículo de informação. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.
O lead, que é uma estratégia textual recomendada para a produção de releases, está presente em textos com estrutura de pirâmide normal.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O release, instrumento clássico no trabalho de assessoria de imprensa, informa os jornalistas acerca dos temas que possam ser de interesse do veículo em que atuam e, portanto, incorporados ao conjunto de assuntos tratados pelo veículo de informação. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.
Para subsídio dos jornalistas, é comum a organização de um press-kit, conjunto de material informativo colocado em um envelope ou pasta, em que se pode incluir material como fotos, CDs, releases e outras informações.Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Assinale a alternativa que traduz o termo técnico em jornalismo para o desenvolvimento nos dias posteriores de uma notícia já publicada pelo jornal:
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
A entrevista, realizada em ambiente com maior ou menor formalidade, em que o entrevistado reúne a imprensa e responde a perguntas de repórteres de diferentes veículos de comunicação, é chamada de
enquête.
ritual.
exclusiva.
ocasional.
coletiva.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Em uma notícia, a ordem das informações segue o formato da pirâmide invertida, cuja seqüência correta para organização do texto é
conclusão, amplificação, explanação e introdução.
introdução, explanação, amplificação e conclusão.
introdução, amplificação, conclusão e explanação.
conclusão, introdução, explanação e amplificação.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Em um texto jornalístico, a pirâmide invertida consiste em dispor as informações em ordem
decrescente de importância.
cronológica dos acontecimentos.
crescente de importância.
aleatória dos fatos.
psicológica dos acontecimentos.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2008
Numere a Coluna II de acordo com a Coluna I, associando devidamente os termos técnicos ligados à publicação e divulgação de informações:
A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
No jargão jornalístico, a pauta pode ser entendida como o primeiro roteiro para a produção de notícias e de material iconográfico (fotos e imagens). Trata-se de um guia para orientar o trabalho do repórter.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
Nas rotinas de produção jornalísticas existem as pautas corriqueiras e as pautas especiais. As primeiras são entendidas como os assuntos factuais a serem cobertos a fim de permitir ao leitor acompanhar os temas da ordem do dia. Já as pautas especiais se referem a coberturas diferenciadas, com aprofundamento e planejamento mais amplo, como no caso de matérias para cadernos especiais, encartes, suplementos etc.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
A pauta deve indicar, obrigatoriamente, o lide, o sublide, o título, o enquadramento e as fontes. Assim, o repórter jamais pode fugir aos elementos previstos na pauta, independentemente da natureza do veículo de comunicação. De acordo com esse pressuposto, considera-se correto o seguinte exemplo de pauta:
O QUÊ: Entrevista coletiva no Ministério da Fazenda
QUANDO: Horário a confirmar
ONDE: Auditório
ASSUNTO: Crise e outros
ENTREVISTADOS: A confirmar
O QUE PERGUNTAR: Ver release
TIPO DE MATÉRIA: Texto-legenda
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...