Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Das seis fases propostas por Sérgio Mattos para historicizar a evolução da televisão no Brasil, é possível afirmar que a fase populista, situada entre 1964 e 1975, é marcada pelo (a):
popularização do controle remoto, que abalou a hegemonia da Rede Globo, por meio de um fenômeno conhecido como zapping.
exportação de produções brasileiras, especialmente de novelas, que transformaram o Brasil num país popular internacionalmente.
disseminação dos canais pagos, que, com o barateamento das assinaturas, tornaram-se populares nos grandes centros urbanos.
uso cotidiano do videoteipe e do videocassete doméstico, tecnologias que permitiram a popularização da linguagem televisual.
barateamento dos aparelhos de TV, diminuição da importação de produções estrangeiras e aumento da produção nacional de telenovelas e programas de auditório.
Ciro Marcondes Filho (2000) situa a fase do quarto jornalismo a que se inicia com a informatização nos anos 70 e se estende até a atualidade. Entre as características dessa fase, marcada pelas modificações tecnológicas, está (ão):
a profissionalização e a divisão de tarefas na redação, no sentido de privilegiar a divisão por editorias e valorizar o jornalista especialista.
o privilégio do texto e dos dados numéricos em relação à imagem, valorizando os profissionais responsáveis pela redação de matérias longas e repletas de retrancas.
a crise na imprensa escrita e a emergência do jornalismo colaborativo, marcado pela interatividade e pela democratização na emissão de conteúdos noticiosos.
a valorização dos meios digitais e audiovisuais, que, apostando na complexidade dos recursos tecnológicos, afastam o receptor da produção noticiosa.
a transmissão em tempo real valorizando as manchetes exclamativas em letras garrafais.
Analise as afirmativas sobre a Era de Ouro do Rádio (1930- 1950):
I. O rádio movimentava a indústria cultural no Brasil, e os discos precisavam do veículo para alavancar suas vendas.
II. As emissoras de rádio dependiam dos filmes para melhorar sua audiência.
III. O rádio era um veículo ágil, que as pessoas podiam transportar e tinha uma audiência mais individual do que coletiva.
IV. O rádio foi o veículo de integração nacional, usado pelo governo como instrumento de propaganda.
Assinale:
se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
A chegada da TV ao Brasil provocou uma série de mudanças nas características do rádio.
A partir do fragmento acima, analise as afirmativas a seguir:
I. Ao perder verbas publicitárias, o veículo teve que adotar formatos mais econômicos.
II. O rádio perde o caráter popular, tornando-se um veículo mais erudito, principalmente com a operação das FMs no fim dos anos 1960.
III. O governo deixa de patrocinar o rádio, destinando toda a verba publicitária para a televisão.
IV. Por ter perdido o poder estratégico, o rádio consegue escapar do cerco da censura durante o governo militar.
V. Com o começo das transmissões em FM foram plantadas as sementes para a retomada econômica do rádio.
Assinale:
se apenas as afirmativas I e V estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.
se apenas a afirmativa IV estiver correta.
se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
se apenas as alternativas III e V estiverem corretas.
Atrações garantidas no rádio, consumo garantido nos produtos. Com base nessa premissa, os anunciantes estrangeiros mudaram a programação do rádio comercial brasileiro: os programas eram criados por meio da relação cada vez mais sólida entre emissora e anunciante...
Com base no texto acima, assinale a afirmativa correta.
O Estado teve enorme influência na implantação do rádio no Brasil, coordenando desde a formação das emissoras até o conteúdo de cada uma.
A Rádio Nacional, encampada pelo Estado, se comportava como uma emissora comercial, sem qualquer diferencial em termos de programação.
O modelo brasileiro de radiodifusão é liberal, assim como o modelo adotado na Europa.
Os programas não poderiam ter nomes de produtos estrangeiros, devido ao acentuado nacionalismo da época.
As agências de publicidade só cuidavam do conteúdo comercial, deixando o restante da produção com a emissora contratada.
Em relação à contribuição da Emissora Continental do Rio de Janeiro para o rádio brasileiro, assinale a afirmativa correta.
Foi a precursora do modelo músicaesportenotícia, em voga até hoje em muitas estações.
Transmitia o Repórter Esso, grande marco do radiojornalismo brasileiro.
Primeira emissora com 24 horas de notícia, chamada all news.
Introduziu a cobertura de trânsito por meio do helicóptero.
Foi a precursora do modelo de rádio musical.
Em relação à Cable News Network, fundada por Ted Turner e assimilada pela Time Warner, é correto afirmar que:
suas técnicas de noticiário são amplamente rejeitadas pelos canais locais americanos, que buscam a regionalização.
sua concorrência na Ásia, onde transmite um noticiário televisivo para 38 países, é nula em termos de informação jornalística.
seu serviço noticioso 24 horas deu nova dimensão às notícias eletrônicas, especialmente nas coberturas de última hora.
sua expansão, nos últimos anos da década de 90, se deu pela imitação que fez dos noticiários do ABCNews e do FoxNews.
sua atuação jornalística e sua cobertura noticiosa nas capitais européias se deram pela criação do canal de notícias Euronews.
A primeira conferência sobre a World Wide Web foi realizada em:
1986, na Universidade de Oxford.
1995 , na sede da Microsoft.
1990, na Universidade de Harvard.
1986, na sede da Apple Computer, em Cupertino.
1994, nas dependências do CERN, em Genebra.
Os espaços de comunicação audiovisual jornalística vêm sendo preenchidos por uma profusão de imagens nunca vista. Esse fato gerou a expressão primeira guerra televisual que se aplicava à guerra da(o)
Coréia
Bósnia
Golfo
Vietnã
Kosovo
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere a materiais jornalísticos, tais como press release e publicação interna, julgue os próximos itens.
No Brasil, a partir da década de 80 do século XX, com a redemocratização do país, com os novos padrões de competitividade e a necessidade das organizações de darem satisfações à sociedade, o release foi utilizado de forma abusiva, tornando-se veículo de promoção e venda, em detrimento da informação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...