Questões de Comunicação Social do ano 2008

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Das seis fases propostas por Sérgio Mattos para historicizar a evolução da televisão no Brasil, é possível afirmar que a fase populista, situada entre 1964 e 1975, é marcada pelo (a):

  • A.

    popularização do controle remoto, que abalou a hegemonia da Rede Globo, por meio de um fenômeno conhecido como zapping.

  • B.

    exportação de produções brasileiras, especialmente de novelas, que transformaram o Brasil num país popular internacionalmente.

  • C.

    disseminação dos canais pagos, que, com o barateamento das assinaturas, tornaram-se populares nos grandes centros urbanos.

  • D.

    uso cotidiano do videoteipe e do videocassete doméstico, tecnologias que permitiram a popularização da linguagem televisual.

  • E.

    barateamento dos aparelhos de TV, diminuição da importação de produções estrangeiras e aumento da produção nacional de telenovelas e programas de auditório.

Ciro Marcondes Filho (2000) situa a fase do quarto jornalismo a que se inicia com a informatização nos anos 70 e se estende até a atualidade. Entre as características dessa fase, marcada pelas modificações tecnológicas, está (ão):

  • A.

    a profissionalização e a divisão de tarefas na redação, no sentido de privilegiar a divisão por editorias e valorizar o jornalista especialista.

  • B.

    o privilégio do texto e dos dados numéricos em relação à imagem, valorizando os profissionais responsáveis pela redação de matérias longas e repletas de retrancas.

  • C.

    a crise na imprensa escrita e a emergência do jornalismo colaborativo, marcado pela interatividade e pela democratização na emissão de conteúdos noticiosos.

  • D.

    a valorização dos meios digitais e audiovisuais, que, apostando na complexidade dos recursos tecnológicos, afastam o receptor da produção noticiosa.

  • E.

    a transmissão em tempo real valorizando as manchetes exclamativas em letras garrafais.

Analise as afirmativas sobre a Era de Ouro do Rádio (1930- 1950):

I. O rádio movimentava a indústria cultural no Brasil, e os discos precisavam do veículo para alavancar suas vendas.

II. As emissoras de rádio dependiam dos filmes para melhorar sua audiência.

III. O rádio era um veículo ágil, que as pessoas podiam transportar e tinha uma audiência mais individual do que coletiva.

IV. O rádio foi o veículo de integração nacional, usado pelo governo como instrumento de propaganda.

Assinale:

  • A.

    se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

  • B.

    se apenas as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.

  • C.

    se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.

  • D.

    se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

A chegada da TV ao Brasil provocou uma série de mudanças nas características do rádio.

A partir do fragmento acima, analise as afirmativas a seguir:

I. Ao perder verbas publicitárias, o veículo teve que adotar formatos mais econômicos.

II. O rádio perde o caráter popular, tornando-se um veículo mais erudito, principalmente com a operação das FMs no fim dos anos 1960.

III. O governo deixa de patrocinar o rádio, destinando toda a verba publicitária para a televisão.

IV. Por ter perdido o poder estratégico, o rádio consegue escapar do cerco da censura durante o governo militar.

V. Com o começo das transmissões em FM foram plantadas as sementes para a retomada econômica do rádio.

Assinale:

  • A.

    se apenas as afirmativas I e V estiverem corretas.

  • B.

    se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.

  • C.

    se apenas a afirmativa IV estiver correta.

  • D.

    se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • E.

    se apenas as alternativas III e V estiverem corretas.

“Atrações garantidas no rádio, consumo garantido nos produtos.” Com base nessa premissa, os anunciantes estrangeiros mudaram a programação do rádio comercial brasileiro: os programas eram criados por meio da relação cada vez mais sólida entre emissora e anunciante...”

Com base no texto acima, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    O Estado teve enorme influência na implantação do rádio no Brasil, coordenando desde a formação das emissoras até o conteúdo de cada uma.

  • B.

    A Rádio Nacional, encampada pelo Estado, se comportava como uma emissora comercial, sem qualquer diferencial em termos de programação.

  • C.

    O modelo brasileiro de radiodifusão é liberal, assim como o modelo adotado na Europa.

  • D.

    Os programas não poderiam ter nomes de produtos estrangeiros, devido ao acentuado nacionalismo da época.

  • E.

    As agências de publicidade só cuidavam do conteúdo comercial, deixando o restante da produção com a emissora contratada.

Em relação à contribuição da Emissora Continental do Rio de Janeiro para o rádio brasileiro, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Foi a precursora do modelo música–esporte–notícia, em voga até hoje em muitas estações.

  • B.

    Transmitia o Repórter Esso, grande marco do radiojornalismo brasileiro.

  • C.

    Primeira emissora com 24 horas de notícia, chamada all news.

  • D.

    Introduziu a cobertura de trânsito por meio do helicóptero.

  • E.

    Foi a precursora do modelo de rádio musical.

Em relação à Cable News Network, fundada por Ted Turner e assimilada pela Time Warner, é correto afirmar que:

  • A.

    suas técnicas de noticiário são amplamente rejeitadas pelos canais locais americanos, que buscam a regionalização.

  • B.

    sua concorrência na Ásia, onde transmite um noticiário televisivo para 38 países, é nula em termos de informação jornalística.

  • C.

    seu serviço noticioso 24 horas deu nova dimensão às notícias eletrônicas, especialmente nas coberturas de última hora.

  • D.

    sua expansão, nos últimos anos da década de 90, se deu pela imitação que fez dos noticiários do ABCNews e do FoxNews.

  • E.

    sua atuação jornalística e sua cobertura noticiosa nas capitais européias se deram pela criação do canal de notícias Euronews.

A primeira conferência sobre a World Wide Web foi realizada em:

  • A.

    1986, na Universidade de Oxford.

  • B.

    1995 , na sede da Microsoft.

  • C.

    1990, na Universidade de Harvard.

  • D.

    1986, na sede da Apple Computer, em Cupertino.

  • E.

    1994, nas dependências do CERN, em Genebra.

Os espaços de comunicação audiovisual jornalística vêm sendo preenchidos por uma profusão de imagens nunca vista. Esse fato gerou a expressão primeira guerra televisual que se aplicava à guerra da(o)

  • A.

    Coréia

  • B.

    Bósnia

  • C.

    Golfo

  • D.

    Vietnã

  • E.

    Kosovo

No que se refere a materiais jornalísticos, tais como press release e publicação interna, julgue os próximos itens.

No Brasil, a partir da década de 80 do século XX, com a redemocratização do país, com os novos padrões de competitividade e a necessidade das organizações de darem satisfações à sociedade, o release foi utilizado de forma abusiva, tornando-se veículo de promoção e venda, em detrimento da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...