Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise as afirmativas a seguir:
I. O América ganhou o jogo no último minuto.
II. O Congresso adiou para depois a votação do orçamento.
III. O partido do prefeito de Pindamonhangaba é o PP.
IV. O acidente resultou em cinco vítimas fatais.
V. Cinco pessoas ficaram feridas devido ao acidente.
De acordo com as normas do texto radiofônico, os problemas encontrados nas afirmativas são, respectivamente:
aliteração nada redundância nada nada.
cacofonia redundância aliteração expressão equivocada nada.
cacofonia nada aliteração nada nada.
cacofonia nada aliteração expressão equivocada nada.
aliteração redundância redundância expressão equivocada expressão equivocada.
Assinale a afirmativa que o representa.
Programação em fluxo. Estruturada em uma emissão constante, em que se encara toda a programação como um grande programa dividido em faixas bem definidas.
Programação linear. É homogênea e os programas, mesmo com características próprias, seguem uma linha semelhante.
Programação em mosaico. É um conjunto eclético de programas variados e diferenciados.
Programação complexa. Mistura prestação de serviços com entrevistas e músicas.
Programação mutável. Pois, de meia em meia hora, tudo pode mudar.
Assinale a afirmativa que avalie se, com essa estrutura, o trecho pode ser transposto integralmente para o rádio.
Não, porque há muitas orações intercaladas.
Não, porque não devemos usar palavras grandes como movimento e estacionamento.
Sim, as orações estão corretas e objetivas, sem problemas para a leitura.
Sim, pois as rimas crescimento e movimento estão na fala do entrevistado, por isso não há falha no estilo.
Não, pois a forma de retomar o texto após a fala do entrevistado é um recurso de veículos de mídia impressa; essa parte deveria ser adaptada.
A respeito de sonoplastia, analise as afirmativas a seguir:
I. A música que identifica um programa no início e no fim de cada transmissão é conhecida como característica.
II. A vinheta às vezes junta texto e música.
III. Cortina é o trecho musical que separa uma determinada parte de um programa radiofônico do tema.
IV. Evita-se BG (background) ou fundo musical em matérias jornalísticas para não contaminar a isenção da informação.
V. Trilhar, no jargão radiofônico, quer dizer incluir inserção musical em uma programação.
Assinale:
se somente as afirmativas I, II e V estiverem corretas.
se somente as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.
se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
se somente as afirmativas I, III e V estiverem corretas.
se somente a afirmativa II estiver correta.
Analise as afirmativas a seguir:
I. Projetar a programação musical num mostrador de relógio permite ao produtor ver o equilíbrio entre música e locução.
II. O formato relógio impõe uma sólida estrutura e impede a liberdade de programação.
III. Para o programador interessa a proposta da rádio, sem levar em conta o público.
IV. Programas longos não precisam ser elaborados de modo a apresentar um começo e um final enfáticos.
Assinale:
se todas as afirmativas estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
As emissoras de rádio seguem algumas regras básicas na produção de programas. Com relação a essas regras, assinale a afirmativa correta.
Você deve sair dos noticiários para um som apenas instrumental e de andamento ligeiro.
Para colocar novas músicas é melhor o horário da madrugada.
Se você usar mais que uma matéria no noticiário, elas devem ter a mesma duração.
Interrompa sempre a seqüência musical. Siga o modelo locuçãomúsicalocução.
Você deve fazer sobreposição da locução noticiosa com o fim da música.
Com relação à ordenação das músicas na programação de uma emissora, assinale a afirmativa correta.
Começar com uma música de andamento lento e ir aumentando o ritmo com o passar da programação.
Deixar o material novo para ser usado no fim, depois que o público foi cativado.
Não é bom fazer contrastes do tipo vocal/instrumental ou vocal masculino/vocal feminino. As músicas devem ser blocadas.
Fazer a abertura com uma canção harmoniosa ou rítmica bastante conhecida e de andamento ligeiro.
As músicas lentas não devem ser colocadas junto com outras de andamento semelhante.
_____________é um aviso cronometrado com precisão, que se encaixa exatamente na introdução de uma canção.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna acima.
Talk- cover
Talk-out
Talk-over
Talk-in
Talk-on
______ é a comunicação vocal sobreposta em material de nível mais baixo, geralmente música.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna acima.
Talk-news
Talk-cover
Voicer-talk
Voicer-over
Talk-on
Com relaçao ao layout do estúdio para gravações musicais no rádio, assinale a afirmativa correta.
Os cantores devem ficar mais próximos dos instrumentos ruidosos para não perder o ritmo.
O maestro ou líder não deve ver todos os músicos.
O arranjo espacial não deve inibir os efeitos estéreos exigidos para o balanço final do som.
Os músicos não precisam ouvir os outros músicos.
Os músicos não precisam se ver no estúdio de rádio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...