Questões de Comunicação Social do ano 2008

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As expressões “adiar para depois”, “até mesmo” e “consenso geral” são exemplo de __________ no rádio brasileiro.

Assinale a alternativa que complete corretamente a lacuna acima.

  • A.

    expressões coloquiais

  • B.

    adjetivação excessiva

  • C.

    redundância

  • D.

    frases negativas

  • E.

    cacófatos

A programação é o conjunto organizado de toda a transmissão da emissora e o modelo de programação __________ se constitui num conjunto eclético de programas, estritamente variados e diferenciados. Nesse modelo há uma segmentação de horários que se inicia com emissões para um público bem genérico, entre 6 e 8 horas da manhã, e, na sequência, entram programas jornalísticos abordando os principais fatos do município e da região.

Assinale a alternativa que complete corretamente a lacuna acima.

  • A.

    em mosaico

  • B.

    em fluxo

  • C.

    linear

  • D.

    em ciclos

  • E.

    variável

Dentre as alternativas abaixo, assinale a que indica a nomenclatura mais específica para uma “parcela da população à qual é dirigida a mensagem”.

  • A.

    audiência média

  • B.

    inserção

  • C.

    target

  • D.

    share

  • E.

    PDC

Uma das maiores polêmicas em relação aos processos produtivos da mídia é o questionamento sobre a possibilidade e a validade de uma “filosofia editorial transparente”. Dentre as situações descritas abaixo, assinale a que corrobora com essa idéia.

  • A.

    “Em novembro de 1993, a Veja denunciou a movimentação de US$ 1 milhão nas contas do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Ibsen Pinheiro. Depois de imprimir 1,2 milhão de exemplares da revista, a equipe de checagem descobriu que a informação estava errada, mas, mesmo assim, veiculou os exemplares. Em agosto de 2004, na IstoÉ, o jornalista responsável pela reportagem fez um mea culpa.”

  • B.

    “A Rede Globo de Televisão rejeitou o quadro Fora do ar, preparado para o programa Fantástico, em agosto de 1998. Nele, o videomaker Marcelo Tas descortinava os dispositivos de estruturação das mensagens televisivas. Utilizando o teleprompter de forma irônica, fez o ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, recitar Shakespeare e a mulata Globeleza, Valéria Valenssa, falar sobre globalização.”

  • C.

    “A convite da Rede Globo, um grupo de professores da USP acompanhou uma reunião de pauta do Jornal Nacional, em novembro de 2005. William Bonner, apresentador e editorchefe do JN, informou aos convidados que uma pesquisa identificou o perfil do telespectador-médio do telejornal. Na redação, esse telespectador, que tinha dificuldades para entender notícias complexas, foi apelidado de Homer Simpson.”

  • D.

    “Na edição de 26 de setembro de 2002 do Bom Dia Brasil, da TV Globo, o apresentador disse que o programa faria uma série de entrevistas ao vivo com os quatro principais candidatos à presidência. A promessa era a de debater propostas e discutir o programa de governo de cada um. E o objetivo era o de ajudar o eleitor a decidir o voto.”

  • E.

    “No editorial Carta Capital escolhe Lula, de 2 de outubro de 2002, Mino Carta surpreendeu a classe jornalística. Nele, o dono da revista declarou seu voto no então candidato petista à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, em um texto que também discutia o comportamento da mídia brasileira em época de eleições.”

Em relação à C-SPAN, é correto afirmar que:

  • A.

    estreou na web durante o lançamento da campanha presidencial de Barack Obama.

  • B.

    estreou nos EUA com a cobertura das sessões do Senado americano.

  • C.

    sua falta de credibilidade vem do fato de ser financiada pelo governo.

  • D.

    veicula assuntos públicos de destaque em uma rádio FM de Washington.

  • E.

    é criticada por nunca ter veiculado uma programação de campanha eleitoral.

Assinale a alternativa em que o procedimento utilizado em televisão esteja definido de forma correta.

  • A.

    O editor de imagens deve reescrever as cabeças dos apresentadores para que os VTs não necessitem de cortes.

  • B.

    Frases intercaladas enriquecem o texto jornalístico, assim como termos técnicos e precisos para descrever a imagem.

  • C.

    O modo de edição insert permite a gravação de imagem e áudio ao mesmo tempo.

  • D.

    As matérias telejornalísticas devem conter a identificação do nome do entrevistado, do repórter, da cidade e do estado nos créditos.

  • E.

    Pedir uma “faixa de emergência” ao controle-mestre significa pedir uma inserção de crawl para veicular uma informação importante.

Assinale a alternativa correta em relação à designação e à utilização de categorias, gêneros e formatos na televisão brasileira.

  • A.

    A entrevista é um gênero muito empregado nas categorias telejornal e humorístico.

  • B.

    O formato debate não se aplica à polêmica provocada em programas de variedades, que utilizam o gênero talk show.

  • C.

    A formatação documentário é utilizada por programas políticos para que suas mensagens transmitam confiança.

  • D.

    Os gêneros docudrama, instrutivo, político e telejornal compõem a categoria informação.

  • E.

    Os gêneros colunismo social, entrevista e programa político fazem parte da mesma categoria de programas.

No que diz respeito à Comunicação Social, analise as afirmativas a seguir:

I. Trata-se de um processo pelo qual um indivíduo, uma comunidade ou uma organização, situados em dada época e lugar, fazem uso de elementos de expressão manifesta e de recepção sempre imediata de idéias e sentimentos.

II. É um conjunto de meios pelos quais um ou mais indivíduos, pelo envio de suas mensagens, suscitam respostas por parte de outros, com os quais pretendem chegar a um entendimento, recíproco ou não.

III. Diz-se, com esse registro, da troca continuada de mensagens, por meio das quais se estabelece e consolida a unidade social alcançada pelo convívio cotidiano, a transmissão de informações e a partilha de bens simbólicos.

IV. É essa a designação genérica de atos, ações e atitudes pelos quais um emissor acede a uma partilha de sentidos, procedendo de imediato à expressão de seus sentimentos e ao intercâmbio de suas idéias.

V. Faz-se aqui referência a um procedimento designativo da influência indiscriminada que uma fonte emissora jamais deixa de exercer sobre receptores-destinatários, atendendo a seus anseios e satisfazendo suas expectativas.

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativa III estiver correta.

  • B.

    se somente as afirmativas I e V estiverem corretas.

  • C.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • E.

    se somente as afirmativas III, IV e V estiverem corretas.

É hoje sociologicamente inquestionável a alta relevância que a TV assume em nosso cotidiano. Sabe-se também que ela se tornou objeto de preocupação de governantes, dirigentes políticos, empresários, artistas e, por último, mas não por fim, pais e educadores.

Com relação ao poder atribuído às imagens que chegam a nossos lares, despertando nossa curiosidade e motivando nosso interesse, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Em todo o mundo, as produções típicas da TV, tais como são conhecidas, arregimentam legiões de fiéis telespectadores, porque as significações ali produzidas pouco têm a ver com a realidade de fato, produzindo apenas descompressão psicológica.

  • B.

    A TV é parte integrante e necessária de um aparato sociocultural e econômico de produção e veiculação de imagens e sons, bem como informação, publicidade e divertimento, produzindo, veiculando e fazendo circular significados e sentidos.

  • C.

    A programação da TV é de inteiro agrado de telespectadores típicos, os quais, no recesso de seus lares ou em seus bares preferidos, contemplam atentos o que em sua tela se mostra, embora o façam de maneira dispersiva ou manifestativa de reduzido interesse.

  • D.

    A TV processa matérias corriqueiras e revela pouco interesse com relação ao que ocorre na sociedade, de tal forma que sua narração de fatos do cotidiano e seus elaborados discursos sobre o que se passa no mundo cobram valor somente para poucos telespectadores.

  • E.

    Ainda que ocupe um lugar considerável na cena social e na esfera pública contemporâneas, a TV não incentiva os telespectadores a que, assistindo a seus programas, adquiram o hábito cotidiano de ver televisão, unindo e unificando o País no âmbito do imaginário coletivo.

Meios de comunicação massiva e meios de comunicação segmentada em pouco ou quase nada se assemelham, tantas são as suas diferenças reais.

A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Meios massivos de comunicação se destinam à divulgação de mensagens abertas para públicos específicos, chamados de massa, ao passo que os meios de convergência tecnológica dependem exclusivamente da mídia eletrônica e de sua codificação analógica para públicos segmentados.

  • B.

    Meios de comunicação massivos devem satisfazer a curiosidade e atender às expectativas de largas faixas de público, as quais, no entanto, podem vir a ser objeto de uma segmentação obtida por meio de pesquisas de audiência.

  • C.

    Meios tradicionais de comunicação procedem a codificações analógicas de suas mensagens para convir a um número extenso e indeterminado de pessoas, enquanto a moderna mídia de síntese recorre a procedimentos de codificação digital para a satisfação de seu público.

  • D.

    Entre os meios massivos de comunicação se alinham o rádio e a televisão, cuja fase digital já começou; meios de comunicação contemporâneos, como a hipermídia, somente contam com o cinema produzido por recursos de computação gráfica.

  • E.

    Meios de difusão coletiva, como o videocassete, tornaramse obsoletos e mesmo impopulares, sendo substituídos por meios ditos multimidiais, agora em vantagem porque despertam o interesse de um público específico e de elevado poder aquisitivo.

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