Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às teorias da notícia no rádio, analise as seguintes afirmativas:
I. Há autores que separam radiojornalismo e rádio informativo.
II. O radiojornalismo se aprofunda nos assuntos e o rádio informativo não tem transmissões ao vivo.
III. O rádio informativo cresce de importância nos momentos em que sua agilidade é mais exigida.
IV. Apesar da grande agilidade nos momentos históricos, o rádio não pode se tornar protagonista.
Assinale:
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.
se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas.
A respeito da leitura das cartas dos ouvintes no rádio, assinale a afirmativa correta.
Escolha apenas uma carta das muitas que chegam e comente-a a todo momento.
A carta longa deve ser lida de uma só vez e integralmente, para passar credibilidade.
Uma carta com muitas perguntas deve ser respondida em um só programa.
O ritmo da voz de quem lê as cartas não deve ser variado.
O endereço completo do remetente da carta não deve ser lido no ar.
O estouro do rádio na Internet aconteceu graças ao surgimento da tecnologia ______, que permitiu a audição de gravações via Internet em tempo real.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna acima.
MP3
RealAudio
Browser
Mini disc
Dat
Com relação ao rádio via Internet, assinale a afirmativa incorreta.
É essencialmente desterritorializado e não-massivo.
Permite a recepção em partes remotas do globo.
Estabelece uma relação contínua entre emissor e receptor.
Permite a recuperação de programas já exibidos.
Qualquer pessoa pode ter uma web radio.
Analise as afirmativas a seguir:
I. A rádio de alta estimulação é mobilizadora graças ao uso de estímulos sonoros permanentes.
II. A rádio de alta estimulação atinge as classes mais altas porque faz pensar.
III. A rádio de baixa estimulação está voltada para as classes mais baixas pois não faz pensar.
IV. A linguagem radiofônica de baixa estimulação deriva do tom adotado pelas emissoras públicas da 2ª Guerra Mundial.
V. A rádio de baixa estimulação é menos urgente.
Assinale:
se apenas as afirmativas I, II e V estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II, III e V estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I, IV e V estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I, III e V estiverem corretas.
Em relação às especificidades jornalísticas dos meios impressos, eletrônicos e digitais atuais, pode-se afirmar que:
a durabilidade e a segmentação típicas das revistas impressas mostram como a briga pelo consumidor e pela receita publicitária é localizada, o que significa dizer que as revistas concorrem entre si e não com outros meios.
o rádio tem a possibilidade de informar o fato no momento em que ele ocorre, mas seu aprofundamento depende da realização de mesas-redondas, entrevistas e comentários, o que nem sempre é possível.
a guerra pela audiência televisiva gerou tantas distorções na concepção e na produção dos telejornais que, para minimizar o risco de tirar noticiários do ar, as emissoras evitam repetir fórmulas das concorrentes.
a maioria dos sites surgiu como veículos interativos e personalizados, mas a massificação da internet fez com que eles se tornassem reprodutores dos conteúdos publicados em papel.
a maioria das revistas impressas tem forte circulação regional, a programação do rádio é marcadamente nacional e a produção para a televisão e a internet encontra-se centralizada no eixo RioSão Paulo.
Os estudos sobre o discurso das mídias apontam que, por ser o domínio do visual e do som, a televisão combina os sistemas semiológicos da imagem e da palavra. Em relação a esta, o testemunho é um tipo de enunciação que tem as seguintes características, à exceção de uma. Assinale-a.
o fato de ser uma forma de enunciação que revela a existência de uma realidade com a qual o enunciador teve contato
a instauração do imaginário da verdade verdadeira
a possibilidade de ser produzido por um sujeito anônimo ou por um sujeito que tenha certa notoriedade
a qualidade de mostrar que a verdade é fragmentada e parcial em vez de ter valor único e autêntico
a declaração desprovida de análise ou julgamento
Leia o trecho a seguir.
O monopólio da comunicação exercido pelas corporações da mídia tem conseqüências políticas, culturais, sociais e econômicas de longo alcance e profundidade. Impede o debate plural e democrático das idéias, torna visível quando não demoniza atores e movimentos sociais, padroniza comportamentos, constrói percepções e consensos segundo critérios e métodos não transparentes e não submetidos ao controle das sociedades.
(ARBEX JR., José. Uma outra comunicação é possível (e necessária). In MORAES, Dênis (org.). Por uma outra comunicação Mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003.)
Em relação ao texto, pode-se afirmar que:
a visibilidade dada às minorias, como a dos homossexuais, é associada a uma imagem consensual e positiva de elegância e bom gosto.
a disputa pelo mercado e a obstinação pelo furo jornalístico asseguram a livre e necessária circulação de informações.
as demandas externas de inclusão de conteúdos nas grades de programação das emissoras constituem-se como censura.
as estratégias de democratização da comunicação necessitam de leis de incentivo à propriedade cruzada dos meios de informação.
a mídia não só propaga a violência como constitui, ela própria, um componente da violência organizada pelas elites contra a nação.
Share é o mesmo que audiência:
adicional.
estimada.
duplicada.
acumulada.
líquida.
Em televisão, o verbete chamada é a nomenclatura utilizada para as seguintes ações, à exceção de uma. Assinale-a.
mensagem publicitária
sinalização auditiva
flash
teaser
link
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