Questões de Comunicação Social do ano 2008

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Com relação às teorias da notícia no rádio, analise as seguintes afirmativas:

I. Há autores que separam radiojornalismo e rádio informativo.

II. O radiojornalismo se aprofunda nos assuntos e o rádio informativo não tem transmissões ao vivo.

III. O rádio informativo cresce de importância nos momentos em que sua agilidade é mais exigida.

IV. Apesar da grande agilidade nos momentos históricos, o rádio não pode se tornar protagonista.

Assinale:

  • A.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • B.

    se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.

  • C.

    se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • D.

    se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.

  • E.

    se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas.

A respeito da leitura das cartas dos ouvintes no rádio, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Escolha apenas uma carta das muitas que chegam e comente-a a todo momento.

  • B.

    A carta longa deve ser lida de uma só vez e integralmente, para passar credibilidade.

  • C.

    Uma carta com muitas perguntas deve ser respondida em um só programa.

  • D.

    O ritmo da voz de quem lê as cartas não deve ser variado.

  • E.

    O endereço completo do remetente da carta não deve ser lido no ar.

O estouro do rádio na Internet aconteceu graças ao surgimento da tecnologia ______, que permitiu a audição de gravações via Internet em tempo real.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna acima.

  • A.

    MP3

  • B.

    RealAudio

  • C.

    Browser

  • D.

    Mini disc

  • E.

    Dat

Com relação ao rádio via Internet, assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    É essencialmente desterritorializado e não-massivo.

  • B.

    Permite a recepção em partes remotas do globo.

  • C.

    Estabelece uma relação contínua entre emissor e receptor.

  • D.

    Permite a recuperação de programas já exibidos.

  • E.

    Qualquer pessoa pode ter uma web radio.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A rádio de alta estimulação é mobilizadora graças ao uso de estímulos sonoros permanentes.

II. A rádio de alta estimulação atinge as classes mais altas porque faz pensar.

III. A rádio de baixa estimulação está voltada para as classes mais baixas pois não faz pensar.

IV. A linguagem radiofônica de baixa estimulação deriva do tom adotado pelas emissoras públicas da 2ª Guerra Mundial.

V. A rádio de baixa estimulação é menos urgente.

Assinale:

  • A.

    se apenas as afirmativas I, II e V estiverem corretas.

  • B.

    se apenas as afirmativas II, III e V estiverem corretas.

  • C.

    se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

  • D.

    se apenas as afirmativas I, IV e V estiverem corretas.

  • E.

    se apenas as afirmativas I, III e V estiverem corretas.

Em relação às especificidades jornalísticas dos meios impressos, eletrônicos e digitais atuais, pode-se afirmar que:

  • A.

    a durabilidade e a segmentação típicas das revistas impressas mostram como a “briga” pelo consumidor e pela receita publicitária é localizada, o que significa dizer que as revistas concorrem entre si e não com outros meios.

  • B.

    o rádio tem a possibilidade de informar o fato no momento em que ele ocorre, mas seu aprofundamento depende da realização de mesas-redondas, entrevistas e comentários, o que nem sempre é possível.

  • C.

    a guerra pela audiência televisiva gerou tantas distorções na concepção e na produção dos telejornais que, para minimizar o risco de tirar noticiários do ar, as emissoras evitam repetir fórmulas das concorrentes.

  • D.

    a maioria dos sites surgiu como veículos interativos e personalizados, mas a massificação da internet fez com que eles se tornassem reprodutores dos conteúdos publicados em papel.

  • E.

    a maioria das revistas impressas tem forte circulação regional, a programação do rádio é marcadamente nacional e a produção para a televisão e a internet encontra-se centralizada no eixo Rio–São Paulo.

Os estudos sobre o discurso das mídias apontam que, por ser o domínio do visual e do som, a televisão combina os sistemas semiológicos da imagem e da palavra. Em relação a esta, o testemunho é um tipo de enunciação que tem as seguintes características, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A.

    o fato de ser uma forma de enunciação que revela a existência de uma realidade com a qual o enunciador teve contato

  • B.

    a instauração do imaginário da “verdade verdadeira”

  • C.

    a possibilidade de ser produzido por um sujeito anônimo ou por um sujeito que tenha certa notoriedade

  • D.

    a qualidade de mostrar que a verdade é fragmentada e parcial em vez de ter valor único e autêntico

  • E.

    a declaração desprovida de análise ou julgamento

Leia o trecho a seguir.

“O monopólio da comunicação exercido pelas corporações da mídia tem conseqüências políticas, culturais, sociais e econômicas de longo alcance e profundidade. Impede o debate plural e democrático das idéias, torna visível – quando não “demoniza” – atores e movimentos sociais, padroniza comportamentos, constrói percepções e consensos segundo critérios e métodos não transparentes e não submetidos ao controle das sociedades.”

(ARBEX JR., José. Uma outra comunicação é possível (e necessária). In MORAES, Dênis (org.). Por uma outra comunicação – Mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003.)

Em relação ao texto, pode-se afirmar que:

  • A.

    a visibilidade dada às minorias, como a dos homossexuais, é associada a uma imagem consensual e positiva de elegância e bom gosto.

  • B.

    a disputa pelo mercado e a obstinação pelo “furo” jornalístico asseguram a livre e necessária circulação de informações.

  • C.

    as demandas externas de inclusão de conteúdos nas grades de programação das emissoras constituem-se como censura.

  • D.

    as estratégias de democratização da comunicação necessitam de leis de incentivo à “propriedade cruzada” dos meios de informação.

  • E.

    a mídia não só propaga a violência como constitui, ela própria, um componente da violência organizada pelas elites contra a nação.

Share é o mesmo que audiência:

  • A.

    adicional.

  • B.

    estimada.

  • C.

    duplicada.

  • D.

    acumulada.

  • E.

    líquida.

Em televisão, o verbete “chamada” é a nomenclatura utilizada para as seguintes ações, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A.

    mensagem publicitária

  • B.

    sinalização auditiva

  • C.

    flash

  • D.

    teaser

  • E.

    link

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