Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito dos tipos de inserções radiofônicas, assinale a afirmativa incorreta.
SPOT é um texto publicitário com fundo musical ou efeitos sonoros, em que a força da mensagem está na palavra falada.
JINGLE é uma mensagem publicitária em forma de música, geralmente simples e cativante, criada e composta para a propaganda de uma determinada marca, produto, serviço, etc.
TEXTO-FOGUETE é semelhante ao jingle, só que tem curta duração de 5 a 7 segundos.
TEASER é uma produção sonora de 10 ou 15 segundos, cujo objetivo é gerar curiosidade sobre um produto, serviço ou promoção desconhecida.
CHAMADA OU BREAK é o texto lido ao vivo pelo locutor, que visa à informação e à publicidade.
Não é característica das emissões de rádio:
instantaneidade.
homogeneidade.
imediatismo.
baixo custo.
sensorialidade.
A decupagem é um processo muito utilizado no radiojornalismo. Esse processo facilita a(o):
narração.
debate.
edição.
pauta.
exibição.
Numa emissora de rádio, os papéis de cada profissional estão bem definidos. Leia com atenção as responsabilidades dos profissionais a seguir e assinale a afirmativa incorreta.
Produtor de Rádio: responsável por estabelecer contatos e agendar entrevistas e gravações; seleciona e produz programas; disponibiliza recursos técnicos e operacionais para a gravação dos programas; verifica os estúdios de gravação antecipadamente; acompanha e confere a produção do programa.
Locutor-apresentador: emite opinião especializada sobre determinados assuntos e temas; realiza/desenvolve apresentações curtas e individuais integradas em radiojornais e programas de informação.
Coordenador de Produção: coordena a equipe de produtores e assistentes; sua função equivale ao trabalho desenvolvido pelo editor com os radiojornais e sínteses noticiosas.
Operador de rádio/de áudio/de mesa: opera a mesa transmissora, sendo responsável pela emissão dos programas e comerciais no ar, de acordo com roteiro da programação.
A programação radiofônica é formada por um conjunto de programas, que podem ser informativos ou de entretenimento. Em relação aos tipos de programas, assinale a afirmativa incorreta.
Mesa-redonda procura aprofundar temas da atualidade, baseado na opinião dos convidados ou participantes; pode ser em forma de painel ou em forma de debate.
Reportagem notícia ou série de notícias sobre o mesmo tema, com entrevistas feitas por um repórter.
Entrevistas conduzido por um apresentador que chama os repórteres, interpela entrevistados, analistas, etc.
Informativo especializado tem área de cobertura delimitada, por exemplo, esporte.
Documentário reúne aspectos informativos, de entretenimento, de prestação de serviços, música, horóscopo, entrevistas, cultura, medicina, direito, lazer, etc.
Com relação às tarefas do produtor de rádio, assinale a afirmativa incorreta.
O produtor deve deixar o repórter esperando para entrar no ar, mesmo que isso demore um pouco, pois entrar ao vivo é muito importante.
O produtor deve sempre estar em contato com as fontes, porque as notícias importantes podem surgir a partir de uma simples conversa.
O produtor, com a ajuda do âncora e do assistente, terminado o programa, redige o relatório, com nome, assunto e telefone dos entrevistados e demais ocorrências do programa.
O produtor, depois do programa, deve verificar se o estúdio está em ordem, limpo e organizado para o programa seguinte.
O produtor deve manter contato permanente com o editor, redator, radioescuta e chefe de reportagem.
A respeito da linguagem sonora no rádio, é correto afirmar que:
deve estar presente nos programas de variedades, mas é dispensável nos noticiários.
é a linguagem resultante da combinação de elementos verbais (o texto) e não-verbais (sonoplastia, desempenho da voz), voltada para o entretenimento e a informação.
é a linguagem utilizada pelo locutor durante os programas musicais para prender a atenção do ouvinte.
é a linguagem que utiliza expressões métricas e rimas.
é indispensável nos noticiários e debates, mas não deve ser utilizada nos programas de variedade, pois dá um ar de formalismo que pode afastar o ouvinte.
O tempo médio de leitura de um texto com 12 linhas, no corpo 12, fonte Times New Roman, utilizando margem original do Word é de:
1 minuto e 15 segundos.
30 segundos.
45 segundos.
1 minuto e 30 segundos.
1 minuto.
O processo de identificação de um produto televisivo começa com sua adequação a uma determinada categoria de programas. Na televisão brasileira, as atrações se agrupam em categorias como entretenimento, informação e publicidade, cujos gêneros são, respectivamente:
o debate, o programa interativo e o programa religioso.
o programa infantil, a entrevista e o filme comercial.
o programa de sorteios, o talk show e o programa de telecompra.
a entrevista, o programa infantil e a novela.
o filme comercial, o programa político e o programa de auditório.
Assinale a alternativa incorreta em relação às especificidades do crédito de produção em televisão.
Produtor associado chamado também de assistente de produção, elabora o cronograma de produção, contrata atores ou membros da equipe técnica e realiza pesquisas.
Diretor de produção pode ser um profissional empreendedor ou comissionado, que seleciona o elenco, controla o orçamento e supervisiona os contratos.
Produtor de locação concretiza um organograma dentro de determinados parâmetros financeiros e de tempo, administrando a equipe de produção e coordenando detalhes logísticos;
Produtor correspondente um pouco afastado do produtor geral, trabalha em campo ou em locações específicas, desde que possa acessá-las de forma rápida e com menos custo.
Chefe de produção responsável logística de um projeto, compara as estimativas de custos com os gastos reais da produção, mantendo o cronograma em dia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...