Questões de Comunicação Social do ano 2008

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito dos tipos de inserções radiofônicas, assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    SPOT é um texto publicitário com fundo musical ou efeitos sonoros, em que a força da mensagem está na palavra falada.

  • B.

    JINGLE é uma mensagem publicitária em forma de música, geralmente simples e cativante, criada e composta para a propaganda de uma determinada marca, produto, serviço, etc.

  • C.

    TEXTO-FOGUETE é semelhante ao jingle, só que tem curta duração – de 5 a 7 segundos.

  • D.

    TEASER é uma produção sonora de 10 ou 15 segundos, cujo objetivo é gerar curiosidade sobre um produto, serviço ou promoção desconhecida.

  • E.

    CHAMADA OU BREAK é o texto lido ao vivo pelo locutor, que visa à informação e à publicidade.

Não é característica das emissões de rádio:

  • A.

    instantaneidade.

  • B.

    homogeneidade.

  • C.

    imediatismo.

  • D.

    baixo custo.

  • E.

    sensorialidade.

A decupagem é um processo muito utilizado no radiojornalismo. Esse processo facilita a(o):

  • A.

    narração.

  • B.

    debate.

  • C.

    edição.

  • D.

    pauta.

  • E.

    exibição.

Numa emissora de rádio, os papéis de cada profissional estão bem definidos. Leia com atenção as responsabilidades dos profissionais a seguir e assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    Produtor de Rádio: responsável por estabelecer contatos e agendar entrevistas e gravações; seleciona e produz programas; disponibiliza recursos técnicos e operacionais para a gravação dos programas; verifica os estúdios de gravação antecipadamente; acompanha e confere a produção do programa.

  • B.

    Locutor-apresentador: emite opinião especializada sobre determinados assuntos e temas; realiza/desenvolve apresentações curtas e individuais integradas em radiojornais e programas de informação.

  • C. Pauteiro: organiza o fluxo de informações que chegam à emissora de modo direto e indireto; projeta a pauta de assuntos a ser cumprida e desenvolvida pela equipe de repórteres.
  • D.

    Coordenador de Produção: coordena a equipe de produtores e assistentes; sua função equivale ao trabalho desenvolvido pelo editor com os radiojornais e sínteses noticiosas.

  • E.

    Operador de rádio/de áudio/de mesa: opera a mesa transmissora, sendo responsável pela emissão dos programas e comerciais no ar, de acordo com roteiro da programação.

A programação radiofônica é formada por um conjunto de programas, que podem ser informativos ou de entretenimento. Em relação aos tipos de programas, assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    Mesa-redonda – procura aprofundar temas da atualidade, baseado na opinião dos convidados ou participantes; pode ser em forma de painel ou em forma de debate.

  • B.

    Reportagem – notícia ou série de notícias sobre o mesmo tema, com entrevistas feitas por um repórter.

  • C.

    Entrevistas – conduzido por um apresentador que chama os repórteres, interpela entrevistados, analistas, etc.

  • D.

    Informativo especializado – tem área de cobertura delimitada, por exemplo, esporte.

  • E.

    Documentário – reúne aspectos informativos, de entretenimento, de prestação de serviços, música, horóscopo, entrevistas, cultura, medicina, direito, lazer, etc.

Com relação às tarefas do produtor de rádio, assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    O produtor deve deixar o repórter esperando para entrar no ar, mesmo que isso demore um pouco, pois entrar ao vivo é muito importante.

  • B.

    O produtor deve sempre estar em contato com as fontes, porque as notícias importantes podem surgir a partir de uma simples conversa.

  • C.

    O produtor, com a ajuda do âncora e do assistente, terminado o programa, redige o relatório, com nome, assunto e telefone dos entrevistados e demais ocorrências do programa.

  • D.

    O produtor, depois do programa, deve verificar se o estúdio está em ordem, limpo e organizado para o programa seguinte.

  • E.

    O produtor deve manter contato permanente com o editor, redator, radioescuta e chefe de reportagem.

A respeito da linguagem sonora no rádio, é correto afirmar que:

  • A.

    deve estar presente nos programas de variedades, mas é dispensável nos noticiários.

  • B.

    é a linguagem resultante da combinação de elementos verbais (o texto) e não-verbais (sonoplastia, desempenho da voz), voltada para o entretenimento e a informação.

  • C.

    é a linguagem utilizada pelo locutor durante os programas musicais para prender a atenção do ouvinte.

  • D.

    é a linguagem que utiliza expressões métricas e rimas.

  • E.

    é indispensável nos noticiários e debates, mas não deve ser utilizada nos programas de variedade, pois dá um “ar” de formalismo que pode afastar o ouvinte.

O tempo médio de leitura de um texto com 12 linhas, no corpo 12, fonte Times New Roman, utilizando margem original do Word é de:

  • A.

    1 minuto e 15 segundos.

  • B.

    30 segundos.

  • C.

    45 segundos.

  • D.

    1 minuto e 30 segundos.

  • E.

    1 minuto.

O processo de identificação de um produto televisivo começa com sua adequação a uma determinada categoria de programas. Na televisão brasileira, as atrações se agrupam em categorias como entretenimento, informação e publicidade, cujos gêneros são, respectivamente:

  • A.

    o debate, o programa interativo e o programa religioso.

  • B.

    o programa infantil, a entrevista e o filme comercial.

  • C.

    o programa de sorteios, o talk show e o programa de telecompra.

  • D.

    a entrevista, o programa infantil e a novela.

  • E.

    o filme comercial, o programa político e o programa de auditório.

Assinale a alternativa incorreta em relação às especificidades do crédito de produção em televisão.

  • A.

    Produtor associado – chamado também de assistente de produção, elabora o cronograma de produção, contrata atores ou membros da equipe técnica e realiza pesquisas.

  • B.

    Diretor de produção – pode ser um profissional empreendedor ou comissionado, que seleciona o elenco, controla o orçamento e supervisiona os contratos.

  • C.

    Produtor de locação – concretiza um organograma dentro de determinados parâmetros financeiros e de tempo, administrando a equipe de produção e coordenando detalhes logísticos;

  • D.

    Produtor correspondente – um pouco afastado do produtor geral, trabalha “em campo” ou em locações específicas, desde que possa acessá-las de forma rápida e com menos custo.

  • E.

    Chefe de produção – responsável logística de um projeto, compara as estimativas de custos com os gastos reais da produção, mantendo o cronograma em dia.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...