Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De forma geral, um produto para a televisão passa por cinco estágios de produção: o desenvolvimento do projeto, o planejamento, a gravação, a pós-produção e a finalização. Em relação a estas etapas, é correto afirmar que:
no planejamento, deve-se finalizar os contratos legais e quitar as faturas pendentes.
nas gravações, o produtor deve se envolver em campanhas como promoções na TV.
na pós-produção, o diretor de arte aprova todos os aspectos visuais da atração.
na finalização, a decupagem do produtor servirá com roteiro para o editor.
no desenvolvimento do projeto, o pitch pode render recursos financeiros.
Um bom produtor de televisão é aquele que faz o que for preciso para transformar uma idéia em produto final. Assinale a alternativa que não apresenta um perfil condizente com as atividades desempenhadas por este profissional.
O produtor de televisão é também um bom roteirista, um bom diretor e um bom editor.
Assim como na produção de cinema, o produtor de televisão se submete integralmente à direção.
Na televisão, o produtor pode assumir funções muito próximas às do diretor do programa.
Por suas características empreendedoras, um produtor também pode atuar como patrocinador.
O produtor de televisão combina arte com trabalho, comércio com tecnologia e criatividade com conhecimentos financeiros.
Ao selecionar locais para as gravações de uma determinada produção, o produtor deve evitar locações:
que fiquem distantes umas das outras.
não cenográficas, como a frente de um prédio conhecido.
decoradas ou com elementos cenográficos.
que agrupem um grande número de cenas.
que possuam elevadores e rampas.
Assinale a alternativa que não corresponda à sigla ENL.
Final Cut Pro
Avid Xpress
Premier Pro
Unix Hi8
Media Composer
Em relação à produção de engenharia para externas, a seguinte sigla é incorreta para definir os equipamentos de transmissão/gravação que podem ser transportados ou montados em local distante do estúdio:
UPJ.
UM.
UME.
URL.
UPP.
O roteiro do programa é um dos componentes essenciais no desenvolvimento de um produto para a televisão. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.
I. O produtor pode estabelecer com o roteirista uma remuneração fixa que cubra os custos de desenvolvimento da idéia.
II. O pagamento do roteirista pode ser feito de acordo com a fase do projeto, sendo 30% na assinatura do contrato, 30% na entrega da primeira versão e 40% depois da aprovação final.
III. Custos de pós-produção ligados ao desenho dos storyboards e à consultoria de conteúdo são de responsabilidade dos roteiristas.
Assinale:
se todas as afirmativas forem falsas.
se apenas a afirmativa I for falsa.
se apenas as afirmativas I e II forem falsas.
se apenas a afirmativa II for falsa.
se apenas a afirmativa III for falsa.
A marcação de um roteiro de televisão tem uma nomenclatura específica para indicar procedimentos técnicos e estéticos. Assinale a alternativa em que essa nomenclatura esteja definida corretamente.
CPM corte para merchandising
CU cue
FX plano de fundo
P-2 segundo plano
Q deixa
Ao apertar a tecla pause de um VT, a imagem que está sendo exibida fica congelada e, sobre ela, aparece a informação 07 02 45 17, cujos quatro primeiros algarismos indicam, respectivamente.
a hora e os minutos.
a hora e o fps.
a hora e o número do quadro.
o fps e os minutos.
o fps e o número do quadro.
Cada vez mais, as inovações tecnológicas permitem que a edição de imagens utilize os mais variados tipos de efeitos visuais. Assinale a alternativa cuja especificação de um desses artifícios esteja correta.
Fusão fraciona a tela em caixas ou em partes, funcionando como um tipo de montagem.
Sobreposição transição de uma cena para outra na qual há o deslizamento de uma imagem da esquerda para a direita e vice-versa.
Tela dividida inserção de áudio e em um intervalo previamente editado.
Average picture fixar a imagem de um quadro ou repetir sucessivamente determinado frame.
Overlay duas ou mais imagens superpostas funcionam como transição de uma idéia para outra.
As convenções no uso da claquete prescrevem que:
a primeira cena de uma fita deve ser identificada com a claquete de cabeça para baixo.
várias gravações com som direto de um mesmo take têm apenas uma batida de claquete.
ela não é usada no telejornalismo, apenas na ficção.
cenas mudas não precisam da batida da claquete.
sua utilização identifica apenas a imagem e não o som.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...