Questões de Comunicação Social do ano 2008

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De forma geral, um produto para a televisão passa por cinco estágios de produção: o desenvolvimento do projeto, o planejamento, a gravação, a pós-produção e a finalização. Em relação a estas etapas, é correto afirmar que:

  • A.

    no planejamento, deve-se finalizar os contratos legais e quitar as faturas pendentes.

  • B.

    nas gravações, o produtor deve se envolver em campanhas como promoções na TV.

  • C.

    na pós-produção, o diretor de arte aprova todos os aspectos visuais da atração.

  • D.

    na finalização, a decupagem do produtor servirá com roteiro para o editor.

  • E.

    no desenvolvimento do projeto, o pitch pode render recursos financeiros.

Um bom produtor de televisão é aquele que faz o que for preciso para transformar uma idéia em produto final. Assinale a alternativa que não apresenta um perfil condizente com as atividades desempenhadas por este profissional.

  • A.

    O produtor de televisão é também um bom roteirista, um bom diretor e um bom editor.

  • B.

    Assim como na produção de cinema, o produtor de televisão se submete integralmente à direção.

  • C.

    Na televisão, o produtor pode assumir funções muito próximas às do diretor do programa.

  • D.

    Por suas características empreendedoras, um produtor também pode atuar como patrocinador.

  • E.

    O produtor de televisão combina arte com trabalho, comércio com tecnologia e criatividade com conhecimentos financeiros.

Ao selecionar locais para as gravações de uma determinada produção, o produtor deve evitar locações:

  • A.

    que fiquem distantes umas das outras.

  • B.

    não cenográficas, como a frente de um prédio conhecido.

  • C.

    decoradas ou com elementos cenográficos.

  • D.

    que agrupem um grande número de cenas.

  • E.

    que possuam elevadores e rampas.

Assinale a alternativa que não corresponda à sigla ENL.

  • A.

    Final Cut Pro

  • B.

    Avid Xpress

  • C.

    Premier Pro

  • D.

    Unix Hi8

  • E.

    Media Composer

Em relação à produção de engenharia para externas, a seguinte sigla é incorreta para definir os equipamentos de transmissão/gravação que podem ser transportados ou montados em local distante do estúdio:

  • A.

    UPJ.

  • B.

    UM.

  • C.

    UME.

  • D.

    URL.

  • E.

    UPP.

O roteiro do programa é um dos componentes essenciais no desenvolvimento de um produto para a televisão. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.

I. O produtor pode estabelecer com o roteirista uma remuneração fixa que cubra os custos de desenvolvimento da idéia.

II. O pagamento do roteirista pode ser feito de acordo com a fase do projeto, sendo 30% na assinatura do contrato, 30% na entrega da primeira versão e 40% depois da aprovação final.

III. Custos de pós-produção ligados ao desenho dos storyboards e à consultoria de conteúdo são de responsabilidade dos roteiristas.

Assinale:

  • A.

    se todas as afirmativas forem falsas.

  • B.

    se apenas a afirmativa I for falsa.

  • C.

    se apenas as afirmativas I e II forem falsas.

  • D.

    se apenas a afirmativa II for falsa.

  • E.

    se apenas a afirmativa III for falsa.

A marcação de um roteiro de televisão tem uma nomenclatura específica para indicar procedimentos técnicos e estéticos. Assinale a alternativa em que essa nomenclatura esteja definida corretamente.

  • A.

    “CPM” – corte para merchandising

  • B.

    “CU” – cue

  • C.

    “FX” – plano de fundo

  • D.

    ”P-2” – segundo plano

  • E.

    Q” – deixa

Ao apertar a tecla pause de um VT, a imagem que está sendo exibida fica “congelada” e, sobre ela, aparece a informação 07 02 45 17, cujos quatro primeiros algarismos indicam, respectivamente.

  • A.

    a hora e os minutos.

  • B.

    a hora e o fps.

  • C.

    a hora e o número do quadro.

  • D.

    o fps e os minutos.

  • E.

    o fps e o número do quadro.

Cada vez mais, as inovações tecnológicas permitem que a edição de imagens utilize os mais variados tipos de efeitos visuais. Assinale a alternativa cuja especificação de um desses artifícios esteja correta.

  • A.

    Fusão – fraciona a tela em caixas ou em partes, funcionando como um tipo de montagem.

  • B.

    Sobreposição – transição de uma cena para outra na qual há o deslizamento de uma imagem da esquerda para a direita e vice-versa.

  • C.

    Tela dividida – inserção de áudio e em um intervalo previamente editado.

  • D.

    Average picture – fixar a imagem de um quadro ou repetir sucessivamente determinado frame.

  • E.

    Overlay – duas ou mais imagens superpostas funcionam como transição de uma idéia para outra.

As convenções no uso da claquete prescrevem que:

  • A.

    a primeira cena de uma fita deve ser identificada com a claquete de cabeça para baixo.

  • B.

    várias gravações com som direto de um mesmo take têm apenas uma batida de claquete.

  • C.

    ela não é usada no telejornalismo, apenas na ficção.

  • D.

    cenas mudas não precisam da batida da claquete.

  • E.

    sua utilização identifica apenas a imagem e não o som.

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