Questões de Comunicação Social do ano 2008

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Olá, Chicago! Se alguém aí ainda duvida que os Estados Unidos são um lugar onde tudo é possível, que ainda se pergunta se o sonho de nossos fundadores continua vivo em nossos tempos, que ainda questiona a força da democracia, esta noite é a sua resposta. Considerando o trecho do discurso do presidente recém-eleito dos Estados Unidos da América (EUA) apresentado acima e a aspectos da comunicação social, julgue os itens a seguir.

Os profissionais de comunicação social, embora não sejam agentes de mudança, trazem consigo a força e o poder da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das estratégias de planejamento de comunicação e formação da imagem institucional, julgue os itens seguintes.

A ação de um técnico em comunicação social de uma instituição pública difere da praticada em uma instituição governamental e em uma instituição privada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de princípios, características e usos dos meios de comunicação social, julgue os itens seguir.

É, de fato, um contra-senso veicular anúncios em jornais diários, visto que, em termos de recepção, o leitor de jornais é crítico, ao contrário do consumidor de anúncios, que é impulsivo e pouco reflexivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de temas atuais de comunicação social no Brasil, julgue os itens a seguir.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que nasceu da fusão da Empresa Brasileira de Comunicação (RADIOBRAS) e da Associação Educativa Roquette Pinto (ACERP), está vinculada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, tem sede em Brasília e centros de produção e escritórios regionais distribuídos pelo país.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à reflexão proporcionada pelo autor, analise as afirmativas a seguir:

I. A cooptação do rap pela cultura de consumo leva ao questionamento sobre os efeitos que ele exerce sobre os grupos brancos de classe média.

II. O rap pode se transformar em uma mercadoria fetiche e em um modo de assimilação.

III. O rap-mercadoria pode fortalecer a luta contra a opressão, mas também pode ser cooptado para finalidades conservadoras.

Assinale:

  • A.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

  • B.

    se apenas a afirmativa II estiver correta.

  • C.

    se apenas a afirmativa III estiver correta.

  • D.

    se apenas a afirmativa I estiver correta.

  • E.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

Assinale a alternativa que sintetize, de modo coerente, um dos paradoxos referentes às relações entre comunicação e poder.

  • A.

    Seja para empresários, seja para profissionais, a função de quarto poder da imprensa impede qualquer vigilância política democrática.

  • B.

    Ao defender o cânone da objetividade jornalística, a mídia inviabiliza sua atuação imparcial e independente no jogo político.

  • C.

    A imprensa tanto pode ser um instrumento do poder instituído quanto um mecanismo de resistência e de oposição a esse poder.

  • D.

    Frente ao processo de globalização, os meios de comunicação rechaçam suas funções comerciais em prol de sua legitimidade política.

  • E.

    Mais consciente de seus direitos, menos encorajado se sente o cidadão a contestar a ação da mídia em defesa de interesses sociais.

A sigla C-SPAN refere-se a:

  • A.

    um canal de assuntos públicos criado para documentar o processo político para o cidadão americano.

  • B.

    um projeto da indústria americana de serviços a cabo para veicular programas financiados pelo governo.

  • C.

    uma estratégia criada pelos canais televisivos all news para concorrer com o imediatismo das rádios AM.

  • D.

    um pool de emissoras de língua espanhola para retransmitir o noticiário internacional da CNN.

  • E.

    uma prestação de serviço da CBS para veicular noticiários locais nos países latinos de língua espanhola.

Na era digital, as fronteiras se diluem e a comunicação assume um papel central nas sociedades. Agências governamentais e empresas do setor privado contam com sistemas de interação cada vez mais aperfeiçoados e com tendência à transparência. Por isso, o aparecimento, cada vez mais freqüente, de conflitos de interesses. Usando as novas tecnologias, qual(ais) a(s) estratégia(s) de comunicação que melhor responde(m) a uma situação de conflito entre empresas privadas e setor público?

  • A.

    Unificação dos discursos, seguindo, rigorosamente, as orientações oficiais da hierarquia institucional.

  • B.

    Respostas imediatas, através de portais institucionais e blogs de formadores de opinião.

  • C.

    Pesquisa cautelosa e apuração rigorosa dos elementos em jogo para posterior prestação de contas.

  • D.

    Controle das informações internas e discurso da transparência para a opinião pública.

  • E.

    Comunicados oficiais, dando uma versão própria para os fatos em questão, pela internet.

Ao responder às necessidades de informação dos indivíduos ou grupos, o profissional de comunicação busca também a confiança das estruturas nas quais está inserido e a imagem positiva da sua empresa ou agência. Deve, portanto, pautar sua ação cotidiana por

  • A.

    ter atitudes simpáticas para obter apoio às suas iniciativas.

  • B.

    encontrar sempre o melhor ângulo de abordagem.

  • C.

    ser proativo em todas as situações e circunstâncias.

  • D.

    ser preciso nas informações transmitidas para ter credibilidade.

  • E.

    imbuir-se do espírito de verdade na construção de sua versão.

A respeito da SECOM e suas atribuições, julgue os itens que se seguem.

A Secretaria de Comunicação (SECOM) é a secretaria responsável pela comunicação da Presidência da República e atua para que as ações de comunicação obedeçam a critérios de transparência, adequação e racionalidade na aplicação dos recursos utilizados por esse órgão.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...