Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As pessoas desenvolveram a capacidade de perceber o clima de opinião, independentemente do que elas mesmas sintam ou pensem sobre determinados assuntos. Dessa forma, ao perceberem ou imaginarem o clima de opinião sobre certos temas, um primeiro momento elas tendem a se calar e, depois, a adaptarem, mesmo que apenas retoricamente, suas opiniões ao referido clima de opinião, ou ao que elas imaginam ser o pensamento da maioria.
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
As notícias interferem diretamente no clima de opinião, pois o julgamento das pessoas sobre a realidade está condicionado, em grande medida, às informações que elas recebem via meios de comunicação.
A expressão da vontade coletiva pode ser evidenciada pela Opinião Pública, que se caracteriza por ser:
ligada a fenômenos sociais, confundindo-se com vontade popular, de sentimentos individuais profundos.
estudo interdisciplinar, envolvendo as áreas de Sociologia, Psicologia Social, Ciência Política.
visão de um grupo de pessoas, o público, incapaz de discutir, informar-se, refletir, criticar, trocar experiências.
unânime e extensível a todo o grupo do público; opinião da maioria, obrigatoriamente.
consciente, exprimindo juízo; racional, por meio da objetividade, nunca se dando no plano emocional.
A formação e o desenvolvimento da Opinião Pública sofrem interferência de fatores psicológicos, históricos e sociais, dentre outros. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I. Os mecanismos de identificação, projeção e rejeição afetam profundamente a configuração da formação de atitudes e opiniões.
II. Um acontecimento histórico pode modificar padrões éticos e sistemas de valores de um país, afetando os do indivíduo.
III. A localização dos indivíduos em grandes centros ou áreas rurais não afeta suas posições ou tomadas de decisão.
Assinale:
se apenas a afirmativa I estiver correta.
se apenas a afirmativa II estiver correta.
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas
Em relação à evolução histórica da Opinião Pública, é correto afirmar que:
na Grécia antiga, com a opinião coesa na fé cristã, a oposição se expressa na heresia, duramente reprimida.
na Idade Média, a expressão da opinião relaciona-se à influência do cidadão nas decisões dos governantes.
o advento do indivíduo no Renascimento ainda não estabelece a possibilidade da diversidade de opiniões.
na revolução francesa, a opinião expressava a voz do grupo que estava no poder, e não o povo propriamente.
no século XX, o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa inviabiliza o processo de feedback.
Desde as últimas décadas do século XX, pesquisas de opinião pública são muito freqüentes nos meios de comunicação, enfocando assuntos de grande relevância, seja na organização pública ou privada, mas especialmente questões relacionadas à política. Como argumento que expõe o lado negativo das pesquisas de opinião pública, pode-se destacar a possibilidade de:
o cidadão reagir às políticas governamentais que exercem influência em sua vida.
desenvolver questionários que consigam induzir os entrevistados.
ajudar a reduzir o número de erros no processo de tomada de decisões.
averiguar a lisura do voto e desencorajar a fraude eleitoral.
estabelecer parâmetros para a ação das organizações públicas e privadas.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da relação entre comunicação e marketing institucional, julgue os próximos itens.
Para o sucesso de projetos de marketing institucional é necessário levar em conta a opinião dos chamados stakeholders, ou seja, grupos de interesse que afetam e(ou) são afetados diretamente pelas decisões da organização.
A respeito do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (SICOM), julgue os itens subseqüentes.
O SICOM é integrado pela Secretaria de Comunicação de Governo como órgão central, pelas unidades administrativas dos órgãos e das entidades do Poder Executivo Federal e por representantes dos governos estaduais que a ele tenham aderido.
A respeito do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (SICOM), julgue os itens subseqüentes.
Todos os editais de licitação para contratação de agências de propaganda de cada órgão ou entidade do Poder Executivo Federal devem ser submetidos à aprovação da Secretaria de Comunicação de Governo.
A respeito de comunicação pública, julgue os próximos itens.
Consensualmente, a prática de comunicação pública se restringe às informações distribuídas pelo governo federal ao cidadão, não se incluindo nesse processo a comunicação realizada por organizações não-governamentais.
Periodicamente, algumas cidades brasileiras são sacudidas por eventos ansiosamente esperados pelos mais variados tipos de público. O Skol Beats, por exemplo, no ano passado, levou nada menos do que 44 mil aficionados por música eletrônica ao sambódromo paulista; o Tim Festival, em três noites, atraiu outras 50 mil pessoas apaixonadas por jazz, pop e outros gêneros musicais ao Museu de Arte Moderna no Rio; o Avon Women in Concert reuniu outra multidão na Praça da Paz, no Parque do Ibirapuera (SP).
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos associados ao tema por ele abordado e à realização de eventos em geral, julgue os itens que se seguem.
O programa Esporte e Lazer da Cidade, proposto pelo Ministério das Cidades a grupos empresariais brasileiros, tem por objetivo captar patrocínios para a implantação de projetos comunitários de esporte e lazer para populações carentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...