Questões de Comunicação Social do ano 2009

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A primeira emissora de TV no Brasil foi a TV Tupi Difusora, criada em 1950 pelo empresário

  • A. João Saad.
  • B. Carlos Lacerda.
  • C. Heron Domingues.
  • D. Assis Chateaubriand.
  • E. Adolpho Bloch.

Emissoras de rádio e TV podem possuir vários estúdios funcionando simultaneamente; nelas, há um local específico para receber sons e(ou) imagens produzidos, antes de serem levados ao ar. Esse local é

  • A. a central de produção de reportagens, também denominada feature, onde é feito o monitoramento de toda a produção.
  • B. o ambiente de preview, que avalia e define toda a programação antes de sua transmissão.
  • C. a edição, que organiza o material gravado e define o que será transmitido e a sequência de transmissão.
  • D. a central de decupagem, onde todo o material produzido é analisado tecnicamente e liberado para veiculação.
  • E. o controle-mestre, onde são interligados os estúdios da emissora que estarão no ar, conforme roteiro fornecido pela direção de programação.

Considere que um jornalista vai gravar um teaser para o noticiário da noite, a respeito de tema pautado pela assessoria de imprensa. Isso significa que

  • A. o jornalista vai fazer a reportagem, mas a sua veiculação será definida posteriormente.
  • B. a reportagem vai ser disponibilizada para veiculação naquele mesmo dia.
  • C. o jornalista fará uma pequena chamada ou anúncio da notícia, para despertar o interesse do público.
  • D. o jornalista incluirá um comentário pessoal no conteúdo da reportagem.
  • E. a reportagem será feita ao vivo.

O editor pede ao repórter para produzir um texto adicional, logo abaixo de uma matéria, com título em corpo menor do que o corpo do título principal, mas ligado à matéria principal por uma nítida relação de conteúdo. Nesse caso, o editor deseja um(a)

  • A. sub-retranca, texto complementar que, muitas vezes, é diagramado no meio das colunas do texto principal.
  • B. moldura, texto que apoia e complementa a matéria principal.
  • C. retícula, matéria cercada por moldura de texto, constituída de fios ou vinhetas.
  • D. janela de conteúdo, que acrescenta informações adicionais ao texto principal.
  • E. suelto, alternativa técnica para dividir um conteúdo grande de informações, de maneira a facilitar a leitura.

A respeito da produção jornalística para TV, assinale a opção correta.

  • A. O flash é uma entrada ao vivo no noticiário para tratar de um fato que está ocorrendo naquele momento.
  • B. A cabeça de uma matéria corresponde à chamada dada pelo apresentador no bloco imediatamente anterior àquele no qual ela será transmitida.
  • C. Off é a narração do apresentador ou do repórter enquanto as imagens da notícia vão sendo expostas.
  • D. Pé é a segunda metade de uma reportagem televisiva.
  • E. Caco são os comentários gestuais feitos pelo apresentador durante a narração de uma reportagem.

Luiz Beltrão foi um professor brasileiro pioneiro nos estudos de folkcomunicação, considerada por muitos a primeira teoria brasileira no campo da comunicação. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

  • A. Uma característica dos estudos de folkcomunicação é o estudo da comunicação popular não a partir da confrontação com os meios de comunicação de massa ou do referencial do observador, mas como manifestação própria dentro de determinado grupo cultural.
  • B. O conceito de folkcomunicação foi desenvolvido como contraponto ao surgimento da Internet.
  • C. Os estudos de folkcomunicação lidam, essencialmente, com o resgate de procedimentos de comunicação em vias de extinção.
  • D. O termo folkcomunicação refere-se ao estudo dos processos de comunicação que envolvem produtores de artefatos artesanais.
  • E. Os chamados jornais populares são um objeto científico típico da folkcomunicação.

Cláudio Nucci (1992, p. 1-3) defendia que os assessores de imprensa não deviam ser considerados jornalistas. Segundo ele, a diferença principal entre os dois era que “o jornalista representa e defende os interesses dos seus leitores, escuta a comunidade, investiga, confronta, analisa e publica, enquanto o assessor de imprensa trabalha os interesses dos clientes.”

Em seu Manual de Imprensa, versão eletrônica de 2007, a Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ) afirma que o segmento de assessoria de imprensa é o que mais emprega jornalistas, sendo responsável pela criação de um vínculo de confiança com os veículos de comunicação. Segundo a FENAJ, são atividades de assessoria de imprensa, entre outras, o envio frequente de informações jornalísticas das organizações para os veículos de mídia, o agendamento de entrevistas e a organização de coletivas.

Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A. Durante os governos militares, houve maior independência da assessoria de imprensa.
  • B. Os jornalistas devem investigar e relatar fatos de forma a melhor defender os interesses dos clientes (leitores) e patrões.
  • C. O envio de releases e o contato permanente entre assessoria e veículos de comunicação é uma das funções das modernas assessorias de imprensa.
  • D. O vínculo de confiança pode ser criado, por exemplo, a partir de uma contrapartida financeira.
  • E. Segundo a FENAJ, os assessores de imprensa concorrem com os jornalistas em vagas de emprego em veículos de mídia.

Espera-se que as relações entre a imprensa e as instituições ocorram por meio de uma relação de confiança que garanta transparência de informações e respeito mútuo. Diante disso, muitos dirigentes têm procurado os chamados media training, para se prepararem para o contato com a mídia. A partir dessas informações, assinale a opção incorreta.

  • A. O media training prepara dirigentes e porta-vozes para o contato com as câmeras, para dar respostas objetivas, para saber como comportar-se durante entrevistas e gravações, para momentos de crise, entre outras coisas.
  • B. Os dirigentes fazem o media training apenas para dar uma satisfação aos jornalistas.
  • C. Durante uma crise institucional, tanto a assessoria de imprensa quanto o dirigente podem manifestar-se, desde que estejam capacitados para esse tipo de contato com a mídia.
  • D. Depois de treinados, os dirigentes que fazem o media training geralmente dão ainda mais valor à assessoria de imprensa.
  • E. A administração do media training pode ser feita pela própria assessoria de imprensa.

Com base na situação atual de regulamentação da profissão de jornalista, assinale a opção correta.

  • A. Profissionais de relações públicas e publicitários não podem redigir e supervisionar house organs.
  • B. No jornalismo on-line, ou digital, qualquer pessoa pode escrever matérias; há uma regulamentação específica para a Internet nesse sentido.
  • C. Apesar das pautas estarem muito associadas ao trabalho jornalístico, o jornalismo moderno não incentiva o seu uso para evitar reprimir a criatividade e a iniciativa do jornalista.
  • D. Assessoria de imprensa não é função privativa de jornalista.
  • E. A elaboração de vídeos de notícia é de responsabilidade de publicitários.

Motivados por crenças, práticas e comportamentos das coletividades às quais pertencem, públicos diferentes selecionam e interpretam de forma diferente uma mesma informação. As áreas de jornalismo das instituições têm procurado conhecer e segmentar esses públicos, de modo a aprimorar seus canais de distribuição e de interatividade. Acerca desse assunto, assinale a opção incorreta.

  • A. Uma central 0800 ligada à área da comunicação é um canal de interatividade.
  • B. Públicos é um conjunto de indivíduos ao qual se deve dirigir uma comunicação em duas mãos: ouvir e falar, enviar e receber.
  • C. As pesquisas permitem identificar e segmentar os públicos de uma instituição de forma fidedigna.
  • D. Segmentar públicos é defini-los por categorias fundamentadas basicamente em aspectos sociais.
  • E. As informações que chegam aos públicos precisam ter coerência de conteúdo para que produzam credibilidade.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...