Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No processo tradicional de produção de informação, ou newsmaking, a notícia baseia-se no tripé interesse/impacto, atualidade/significância e verdade. Mas definir notícia não é tarefa fácil, já que alguns autores não aceitam a ideia de que sua produção seja mera transcrição do fato ou simples rotina jornalística. Para eles, a produção da notícia deve implicar benefício público. Com base nas informações do texto, julgue os itens subsequentes.
I Fatos só existem quando a notícia decide que são fatos.
II O tripé em que se baseia a produção da notícia não é mais aceito pelo jornalismo atual.
III A produção de notícias está incluída na rotina jornalística de redações e assessorias de imprensa.
IV Notícias de interesse são aquelas que dizem respeito e impactam a vida do país e da sociedade.
Estão certos apenas os itens
Além das suas atribuições corriqueiras, as assessorias de imprensa têm-se tornado, cada vez mais, instrumentos de mobilização de públicos em relação a causas sociais. Muitas campanhas de esclarecimento e de conscientização da população passam por essas assessorias, que se tornam, assim, responsáveis pela promoção de bem-estar social. Tendo como referência essas informações, julgue os itens a seguir.
I Alerta contra doenças, prevenção de acidentes, incentivo a práticas sociais, conscientização sobre direitos são campanhas de mobilização nas quais a assessoria de imprensa não deve se engajar.
II As assessorias se preocupam com a reputação das instituições.
III Mobilizar não é manipular.
IV Campanhas feitas ou apoiadas por assessorias de imprensa geralmente repercutem nos veículos de comunicação.
V Ações de responsabilidade social também dizem respeito às assessorias de imprensa.
A quantidade de itens certos é igual a
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Por meio da comunicação organizacional, também chamada empresarial ou corporativa, é possível às organizações estabelecer um processo de comunicação com seus diversos públicos. A comunicação organizacional é integrada pela comunicação interna, administrativa, institucional e mercadológica. Com base nessas informações, assinale a opção correta.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A comunicação com o público precisa envolver ações que visem ao desenvolvimento e à cidadania. As atividades institucionais precisam ser exercidas com ética, para que a coisa pública seja objeto de visibilidade, transparência e controle. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
I Na comunicação com o público, as organizações só usam a área de jornalismo quando há problemas ou crises.
II Ética é um conjunto de princípios que diz respeito a todo ser humano.
III Instituições envolvidas em ações de responsabilidade social promovem cidadania.
IV Garantir transparência é responsabilidade de toda a instituição e não apenas da assessoria de imprensa.
V O controle da coisa pública é atribuição tanto das instituições, quanto da imprensa e de toda a sociedade.
Estão certos apenas os itens
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
As grandes instituições públicas do país possuem em sua estrutura veículos de comunicação institucional que incluem jornal, rádio, TV e agência de notícias em tempo real, além de uma assessoria de imprensa ou de comunicação. Cada um desses veículos possui particularidades, mas todos trabalham conteúdos de interesse e buscam a adequação de linguagem na informação ao cidadão.
Tendo o texto acima como referência e acerca dos múltiplos aspectos que ele suscita, assinale a opção correta.
O exemplo acima (obtido no site www.vintageip.com) é uma ferramenta de construção e visualização de roteiros, que foi criada para os filmes de animação e depois teve sua utilização expandida para todo o tipo de produção audiovisual. Essa ferramenta é
background.
storyboard.
follow-up.
perl.
overlay.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
O efeito de vídeo criado ao filmar a imagem de primeiro plano contra um fundo pintado com cor sólida, normalmente azul ou verde, e inserir eletronicamente aquele sinal sobre um outro sinal de fundo, é chamado de
crab
prompter
chromakey.
peer to peer.
cutaway.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Em geral, produtores utilizam atacadistas em vez de vender diretamente a varejistas, desempenhando importantes funções de canal. A função de canal em que os atacadistas mantêm estoques, reduzindo, assim, os custos e os riscos de manutenção de produtos para fornecedores e clientes, é chamada de
quebra de lotes.
transporte
informações de mercado.
gerenciamento e consultoria.
armazenagem.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do projeto gráfico e da produção das novas mídias eletrônicas, julgue os itens subsequentes.
Na divulgação de informações em portais corporativos, a primeira versão em CD-ROM de um informativo digital chamase copião. A função do copião é avaliar a linguagem visual e os aspectos estéticos das mídias eletrônicas em fase de teste (experimental).
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação a produção, elaboração e edição da notícia em rádio e televisão, julgue os itens de 79 a 86.
Cena de corte é aquela que não pôde ser utilizada pelo fato de o assunto ser considerado inadequado pelos editores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...