Questões de Comunicação Social do ano 2009

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No processo tradicional de produção de informação, ou newsmaking, a notícia baseia-se no tripé interesse/impacto, atualidade/significância e verdade. Mas definir notícia não é tarefa fácil, já que alguns autores não aceitam a ideia de que sua produção seja mera transcrição do fato ou simples rotina jornalística. Para eles, a produção da notícia deve implicar benefício público. Com base nas informações do texto, julgue os itens subsequentes.

I Fatos só existem quando a notícia decide que são fatos.

II O tripé em que se baseia a produção da notícia não é mais aceito pelo jornalismo atual.

III A produção de notícias está incluída na rotina jornalística de redações e assessorias de imprensa.

IV Notícias de interesse são aquelas que dizem respeito e impactam a vida do país e da sociedade.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e III.
  • D. II e IV.
  • E. III e IV.

Além das suas atribuições corriqueiras, as assessorias de imprensa têm-se tornado, cada vez mais, instrumentos de mobilização de públicos em relação a causas sociais. Muitas campanhas de esclarecimento e de conscientização da população passam por essas assessorias, que se tornam, assim, responsáveis pela promoção de bem-estar social. Tendo como referência essas informações, julgue os itens a seguir.

I Alerta contra doenças, prevenção de acidentes, incentivo a práticas sociais, conscientização sobre direitos são campanhas de mobilização nas quais a assessoria de imprensa não deve se engajar.

II As assessorias se preocupam com a reputação das instituições.

III Mobilizar não é manipular.

IV Campanhas feitas ou apoiadas por assessorias de imprensa geralmente repercutem nos veículos de comunicação.

V Ações de responsabilidade social também dizem respeito às assessorias de imprensa.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1.
  • B. 2.
  • C. 3.
  • D. 4.
  • E. 5.

Por meio da comunicação organizacional, também chamada empresarial ou corporativa, é possível às organizações estabelecer um processo de comunicação com seus diversos públicos. A comunicação organizacional é integrada pela comunicação interna, administrativa, institucional e mercadológica. Com base nessas informações, assinale a opção correta.

  • A. O fluxo de informações que ocorre na comunicação administrativa é burocrático e não permite às áreas envolvidas intercâmbio eficiente nem a formação de redes de comunicação.
  • B. As campanhas de esclarecimento ao público interno e as ações de suporte à gestão estratégica da organização, estabelecidas por meio de canais de diálogo ascendentes, descendentes e lineares, são instrumentos eficientes de comunicação interna.
  • C. Assessoria de imprensa, propaganda institucional, relações públicas e jornalismo são subáreas da comunicação institucional e possuem cada uma delas as suas especificidades, o que não lhes permite integração.
  • D. A divulgação publicitária dos produtos e serviços de uma instituição visa à formatação da imagem e da identidade corporativa.
  • E. Pesquisas institucionais são coordenadas por jornalistas ou publicitários.

A comunicação com o público precisa envolver ações que visem ao desenvolvimento e à cidadania. As atividades institucionais precisam ser exercidas com ética, para que a coisa pública seja objeto de visibilidade, transparência e controle. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

I Na comunicação com o público, as organizações só usam a área de jornalismo quando há problemas ou crises.

II Ética é um conjunto de princípios que diz respeito a todo ser humano.

III Instituições envolvidas em ações de responsabilidade social promovem cidadania.

IV Garantir transparência é responsabilidade de toda a instituição e não apenas da assessoria de imprensa.

V O controle da coisa pública é atribuição tanto das instituições, quanto da imprensa e de toda a sociedade.

Estão certos apenas os itens

  • A. I, II e V.
  • B. I, III e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. I, III, IV e V.
  • E. II, III, IV e V.

As grandes instituições públicas do país possuem em sua estrutura veículos de comunicação institucional que incluem jornal, rádio, TV e agência de notícias em tempo real, além de uma assessoria de imprensa ou de comunicação. Cada um desses veículos possui particularidades, mas todos trabalham conteúdos de interesse e buscam a adequação de linguagem na informação ao cidadão.

Tendo o texto acima como referência e acerca dos múltiplos aspectos que ele suscita, assinale a opção correta.

  • A. Os cidadãos não acreditam nos veículos de comunicação institucionais.
  • B. A diferença entre uma assessoria de imprensa e uma de comunicação é o número de jornalistas que trabalha em uma e outra.
  • C. Tempo real é uma terminologia diretamente ligada ao jornal impresso.
  • D. Adequar linguagem é reproduzir o discurso determinado pela instituição.
  • E. Os veículos de comunicação institucionais prestam informações e interagem com os diversos públicos da instituição por meio de produtos e serviços que estabelecem canais de comunicação adequados às particularidades desses públicos.

O exemplo acima (obtido no site www.vintageip.com) é uma ferramenta de construção e visualização de roteiros, que foi criada para os filmes de animação e depois teve sua utilização expandida para todo o tipo de produção audiovisual. Essa ferramenta é

  • A.

    background.

  • B.

    storyboard.

  • C.

    follow-up.

  • D.

    perl.

  • E.

    overlay.

O efeito de vídeo criado ao filmar a imagem de primeiro plano contra um fundo pintado com cor sólida, normalmente azul ou verde, e inserir eletronicamente aquele sinal sobre um outro sinal de fundo, é chamado de

  • A.

    crab

  • B.

    prompter

  • C.

    chromakey.

  • D.

    peer to peer.

  • E.

    cutaway.

Em geral, produtores utilizam atacadistas em vez de vender diretamente a varejistas, desempenhando importantes funções de canal. A função de canal em que os atacadistas mantêm estoques, reduzindo, assim, os custos e os riscos de manutenção de produtos para fornecedores e clientes, é chamada de

  • A.

    quebra de lotes.

  • B.

    transporte

  • C.

    informações de mercado.

  • D.

    gerenciamento e consultoria.

  • E.

    armazenagem.

Acerca do projeto gráfico e da produção das novas mídias eletrônicas, julgue os itens subsequentes.

Na divulgação de informações em portais corporativos, a primeira versão em CD-ROM de um informativo digital chamase copião. A função do copião é avaliar a linguagem visual e os aspectos estéticos das mídias eletrônicas em fase de teste (experimental).

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a produção, elaboração e edição da notícia em rádio e televisão, julgue os itens de 79 a 86.

Cena de corte é aquela que não pôde ser utilizada pelo fato de o assunto ser considerado inadequado pelos editores.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...