Questões de Comunicação Social do ano 2009

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Esse recurso é chamado, no meio publicitário, de

  • A.

    teaser.

  • B.

    budget.

  • C.

    recall.

  • D.

    slogan.

  • E.

    target.

Pelas características de construção e finalidades da mensagem, é correto afirmar que a linguagem publicitária é dominada, principalmente, pela função

  • A.

    referencial.

  • B.

    expressiva.

  • C.

    poética.

  • D.

    fática.

  • E.

    conativa.

Analise a definição a seguir.

A partir dessa definição, considera-se o consumo também como um(a)

  • A. dos elementos da deterioração da sociedade pós-moderna.
  • B. momento do ciclo de produção e reprodução social.
  • C. compulsão irracional geradora de gastos inúteis
  • D. maneira de as grandes corporações explorarem os indivíduos.
  • E. parte irreversível do progresso humano

O anúncio constitui o canal de publicidade por excelência, estabelecendo uma ligação direta entre a oferta e a procura, tanto em jornais quanto em revistas. Em relação a esses dois veículos, existe uma diferença substancial na publicação de anúncios, que consiste no fato de a(o)

  • A. distribuição dos jornais ser mais eficaz do que a das revistas
  • B. duração dos jornais ser maior do que a das revistas.
  • C. exibição de fotos em jornais ser mais bem distribuída do que em revistas
  • D. formato dos jornais ser mais bem aproveitado do que o das revistas.
  • E. público dos jornais ser mais generalizado do que o de revistas

Em relação ao efeito que causa no público consumidor, o que diferencia o outdoor do anúncio é:

  • A. visibilidade, distância e sintaxe visual.
  • B. intensidade, forma e criação visual.
  • C. tiragem, distribuição e preço unitário.
  • D. complexidade, forma e sintaxe visual.
  • E. título, texto e legenda das fotos.

É aconselhável publicar anúncios em house-organs, com mensagens voltadas para a venda de produtos e serviços aos funcionários.

PORQUE

As empresas precisam de apoio publicitário externo para financiar seus projetos de comunicação interna.

A esse respeito, conclui-se que

  • A. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • B. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
  • C. a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa
  • D. a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira
  • E. as duas afirmações são falsas

Os exemplos a seguir relacionam cinco empresas que atuam na capital de um estado brasileiro e seus respectivos produtos ou serviços. A única que atende a uma célula de mercado é a

  • A. Cristal – bebida energética para jovens universitários, amantes do esporte
  • B. Delicatte – rede de lojas de vestuário para senhoras acima dos 59 anos.
  • C. Ellegance – ternos de linho para executivos e profissionais liberais.
  • D. Hot Square – pizzarias em que as receitas são combinadas pelos clientes.
  • E. Nutrilev – dietas para pessoas recém-operadas devido à obesidade mórbida.

Em uma agência de publicidade padrão, o setor responsável pela tarefa de planejamento da comunicação publicitária dos clientes sob seus cuidados, em conjunto, ou não, com as demais áreas da agência, é o departamento de

  • A.

    atendimento.

  • B.

    criação.

  • C.

    mídia.

  • D.

    tráfego.

  • E.

    administração.

É a atitude mais correta no planejamento de uma publicação empresarial:

  • A. após a primeira edição, pesquisar para saber se o veículo está adequado ao público.
  • B. dar prioridade ao retorno de publicações anteriores da empresa e que por qualquer motivo tenham deixado de ser editadas.
  • C. estabelecer os objetivos e logo depois fazer uma pesquisa para definir as características do veículo.
  • D. criar um conselho editorial.
  • E. estimular a disseminação da presença dos dirigentes e porta-vozes na publicação.

A partir desse texto, julgue os itens seguintes.

Quando o profissional de comunicação conduz o briefing com o profissional de atendimento da agência de publicidade responsável pela divulgação da sua instituição, cabe a ele explicar exclusivamente as demandas relativas à publicidade, ficando por conta de representante da direção as explicações acerca das políticas, objetivos, produtos e serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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