Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com a Teoria da Cauda Longa, desenvolvida pelo economista e jornalista Chris Andherson, depois da convergência digital e da Internet, as preferências dos consumidores migraram dos poucos produtos considerados hits, os mais procurados, para um grande número de produtos de nicho, cuja procura é feita por segmentos específicos de públicos. Para demonstrar essa mudança, criou-se um gráfico em que tais preferências aparecem representadas por uma cauda longa, daí o nome da teoria. Aplicada ao jornalismo, essa teoria se faz sentir na proliferação de sítios amadores de informação, provocando queda de mais de um terço na circulação dos jornais impressos e mostrando o efeito da Cauda Longa sobre empresas jornalísticas tradicionais. Com relação a essas informações e a respeito desse assunto, assinale a opção correta.
O jornalismo on-line surgiu a partir da convergência digital e, diferentemente do jornalismo impresso, em que as assinaturas geram grande parte da receita, sua única fonte de receita são as verbas publicitárias. O assunto tem gerado polêmica e dividido a opinião de jornalistas. A partir dessas informações, assinale a opção correta.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Autores diversos, ao discorrerem acerca das técnicas de redação jornalística, concordam quanto à forma enxuta de narrar o fato, quanto à necessidade de se evitarem adjetivações, lugarescomuns, terminologias técnicas, no entanto nem todos concordam quanto a questões como objetividade ou imparcialidade. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
Por meio da comunicação organizacional, também chamada empresarial ou corporativa, é possível às organizações estabelecer um processo de comunicação com seus diversos públicos. A comunicação organizacional é integrada pela comunicação interna, administrativa, institucional e mercadológica. Com base nessas informações, assinale a opção correta.
A convergência de mídias, apesar de constituir-se em uma prática mais comum na iniciativa privada, tem-se tornado realidade também na área pública. As áreas de imprensa das instituições públicas têm buscado técnicas e recursos tecnológicos que permitam aos seus veículos de comunicação atuar de forma integrada e estratégica, racionalizando esforços e apostando na figura do profissional multimídia. Com base nessas informações, assinale a opção correta.
A entrevista é a maneira clássica de apuração de informações por parte de um repórter. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
I A entrevista em profundidade focaliza o acontecimento específico, sendo irrelevante, nesse caso, o entrevistado. II A entrevista é coletiva quando várias fontes, ao mesmo tempo, fornecem informações aos jornalistas.
III Entrevista ocasional é aquela em que inexistiu combinação prévia com o entrevistado.
IV Entrevista testemunhal trata do relato de um entrevistado sobre algo que ele testemunhou ou de que participou.
V Entrevista temática trata de um assunto sobre o qual o entrevistado tenha condições de informar o público.
Estão certos apenas os itens
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A divisão da classificação dos gêneros jornalísticos em opinativos e informativos é clássica. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir.
I O editorial expressa a opinião oficial da empresa acerca de fatos que julga relevantes em determinado momento.
II Um artigo pode ser considerado como qualquer matéria publicada em jornal, mas, como gênero jornalístico, trata de matéria específica em que alguém, jornalista ou não, desenvolva uma ideia e apresente sua opinião.
III A resenha tem a finalidade de orientar a ação dos fruidores ou consumidores; é também chamada de crítica.
IV Muitos estudiosos consideram a crônica um gênero tipicamente brasileiro, que não encontra equivalente na produção jornalística de outros países.
V A charge é o retrato humano ou de objetos que exagera ou simplifica traços, acentuando detalhes ou ressaltando defeitos, com finalidade de suscitar risos, ironia.
A quantidade de itens certos é igual a
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do texto acima, assinale a opção correta.
Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Tendo o contexto acima como referência inicial, assinale a opção correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...