Questões de Comunicação Social do ano 2009

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a Teoria da Cauda Longa, desenvolvida pelo economista e jornalista Chris Andherson, depois da convergência digital e da Internet, as preferências dos consumidores migraram dos poucos produtos considerados hits, os mais procurados, para um grande número de produtos de nicho, cuja procura é feita por segmentos específicos de públicos. Para demonstrar essa mudança, criou-se um gráfico em que tais preferências aparecem representadas por uma cauda longa, daí o nome da teoria. Aplicada ao jornalismo, essa teoria se faz sentir na proliferação de sítios amadores de informação, provocando queda de mais de um terço na circulação dos jornais impressos e mostrando o efeito da Cauda Longa sobre empresas jornalísticas tradicionais. Com relação a essas informações e a respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  • A. Essa teoria, por ser econômica, não interfere em nada na vida das empresas jornalísticas.
  • B. A queda na circulação de jornais impressos pode ser atribuída ao fato de que, na Internet, o usuário tem acesso a diversas fontes de informação, sem custo e com maior rapidez.
  • C. A Teoria da Cauda Longa surgiu para atender aos internautas que não tinham grande poder aquisitivo.
  • D. Produtos de nicho têm baixa qualidade, sejam eles ideias, arte ou bens de consumo.
  • E. Os sítios jornalísticos amadores têm como foco principal reproduzir o que o jornalismo tradicional rejeita por motivos técnicos.

O jornalismo on-line surgiu a partir da convergência digital e, diferentemente do jornalismo impresso, em que as assinaturas geram grande parte da receita, sua única fonte de receita são as verbas publicitárias. O assunto tem gerado polêmica e dividido a opinião de jornalistas. A partir dessas informações, assinale a opção correta.

  • A. A convergência digital foi promovida pelos publicitários.
  • B. As verbas publicitárias migraram para a Internet, porque os anunciantes não tinham retorno de suas aplicações na mídia impressa.
  • C. No jornalismo on-line, os jornalistas são obrigados pelos anunciantes a escrever acerca dos produtos e das empresas que eles representam.
  • D. A opinião divergente dos jornalistas não é apenas uma resistência ao meio digital, mas também uma resistência às verbas publicitárias como forma de sustentação do jornalismo on-line.
  • E. A tendência do jornalismo impresso é acabar devido à ampliação da frequência do jornalismo on-line.

Autores diversos, ao discorrerem acerca das técnicas de redação jornalística, concordam quanto à forma enxuta de narrar o fato, quanto à necessidade de se evitarem adjetivações, lugarescomuns, terminologias técnicas, no entanto nem todos concordam quanto a questões como objetividade ou imparcialidade. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  • A. As técnicas de produção jornalística são seguidas exclusivamente por jornalistas de assessorias de imprensa.
  • B. Só há imparcialidade nos jornalistas que não pertencem a assessorias de imprensa.
  • C. A objetividade é a capacidade de o jornalista se posicionar diante de um fato com base na própria análise e interpretação desse fato.
  • D. Independentemente do tipo de notícia que está sendo produzida, a adjetivação é recurso necessário à produção de texto jornalístico.
  • E. Para evitar discordâncias pessoais e práticas individualizadas em relação à redação jornalística, a grande imprensa optou por criar manuais de redação que normatizam a redação jornalística de seus repórteres e que são seguidos por outros veículos de menor porte.

Por meio da comunicação organizacional, também chamada empresarial ou corporativa, é possível às organizações estabelecer um processo de comunicação com seus diversos públicos. A comunicação organizacional é integrada pela comunicação interna, administrativa, institucional e mercadológica. Com base nessas informações, assinale a opção correta.

  • A. O fluxo de informações que ocorre na comunicação administrativa é burocrático e não permite às áreas envolvidas intercâmbio eficiente nem a formação de redes de comunicação.
  • B. As campanhas de esclarecimento ao público interno e as ações de suporte à gestão estratégica da organização, estabelecidas por meio de canais de diálogo ascendentes, descendentes e lineares, são instrumentos eficientes de comunicação interna.
  • C. Assessoria de imprensa, propaganda institucional, relações públicas e jornalismo são subáreas da comunicação institucional e possuem cada uma delas as suas especificidades, o que não lhes permite integração.
  • D. A divulgação publicitária dos produtos e serviços de uma instituição visa à formatação da imagem e da identidade corporativa.
  • E. Pesquisas institucionais são coordenadas por jornalistas ou publicitários.

A convergência de mídias, apesar de constituir-se em uma prática mais comum na iniciativa privada, tem-se tornado realidade também na área pública. As áreas de imprensa das instituições públicas têm buscado técnicas e recursos tecnológicos que permitam aos seus veículos de comunicação atuar de forma integrada e estratégica, racionalizando esforços e apostando na figura do profissional multimídia. Com base nessas informações, assinale a opção correta.

  • A. O jornalista multimídia deve ser capaz não só de escrever e editar textos, mas também de produzir imagens e editá-las.
  • B. A convergência não acontece com rapidez porque os recursos tecnológicos necessários que a viabilizam são caros e precisam ser, em sua maioria, importados.
  • C. O interesse das instituições públicas pela convergência de mídias está voltado para a necessidade de se reduzirem gastos com recursos humanos.
  • D. A integração entre os veículos de comunicação institucionais implica disputa por poder e por maior amplitude de atuação.
  • E. Treinar um jornalista para ser um profissional multimídia não é lucrativo.

A entrevista é a maneira clássica de apuração de informações por parte de um repórter. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

I A entrevista em profundidade focaliza o acontecimento específico, sendo irrelevante, nesse caso, o entrevistado. II A entrevista é coletiva quando várias fontes, ao mesmo tempo, fornecem informações aos jornalistas.

III Entrevista ocasional é aquela em que inexistiu combinação prévia com o entrevistado.

IV Entrevista testemunhal trata do relato de um entrevistado sobre algo que ele testemunhou ou de que participou.

V Entrevista temática trata de um assunto sobre o qual o entrevistado tenha condições de informar o público.

Estão certos apenas os itens

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, III e V.
  • D. II, IV e V.
  • E. III, IV e V.

A divisão da classificação dos gêneros jornalísticos em opinativos e informativos é clássica. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir.

I O editorial expressa a opinião oficial da empresa acerca de fatos que julga relevantes em determinado momento.

II Um artigo pode ser considerado como qualquer matéria publicada em jornal, mas, como gênero jornalístico, trata de matéria específica em que alguém, jornalista ou não, desenvolva uma ideia e apresente sua opinião.

III A resenha tem a finalidade de orientar a ação dos fruidores ou consumidores; é também chamada de crítica.

IV Muitos estudiosos consideram a crônica um gênero tipicamente brasileiro, que não encontra equivalente na produção jornalística de outros países.

V A charge é o retrato humano ou de objetos que exagera ou simplifica traços, acentuando detalhes ou ressaltando defeitos, com finalidade de suscitar risos, ironia.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1.
  • B. 2.
  • C. 3.
  • D. 4.
  • E. 5.

Acerca do texto acima, assinale a opção correta.

  • A. O autor adotou a técnica de pirâmide normal.
  • B. O autor produziu uma matéria do gênero release.
  • C. O autor produziu uma matéria do gênero de jornalismo informativo.
  • D. A matéria é do gênero de jornalismo diversional.
  • E. O autor produziu uma matéria do gênero jornalismo institucional.

Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A. Durante os governos militares, houve maior independência da assessoria de imprensa.
  • B. Os jornalistas devem investigar e relatar fatos de forma a melhor defender os interesses dos clientes (leitores) e patrões.
  • C. O envio de releases e o contato permanente entre assessoria e veículos de comunicação é uma das funções das modernas assessorias de imprensa.
  • D. O vínculo de confiança pode ser criado, por exemplo, a partir de uma contrapartida financeira.
  • E. Segundo a FENAJ, os assessores de imprensa concorrem com os jornalistas em vagas de emprego em veículos de mídia.

Tendo o contexto acima como referência inicial, assinale a opção correta.

  • A. Narrar é um desafio na medida em que os jornalistas consideram que a narrativa não segue as regras usuais de redação jornalística.
  • B. Jornalistas não devem refletir sobre os fatos na prática profissional cotidiana.
  • C. Ao se permitir adjetivar e humanizar a notícia em vez de apenas fornecer dados e estatísticas, pode-se dizer que as repórteres acrescentaram um toque humanizado aos padrões do jornalismo tradicional.
  • D. Padrões tidos como legítimos nos jornais são estabelecidos já nos contratos de trabalho que os jornalistas assinam.
  • E. A matéria apresentada no texto é caracterizada como tendenciosa, indo contra a ética do jornalismo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...