Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação às linguagens e técnicas de produção, diagramação e redação jornalísticas e com base na página de jornal mostrada na figura acima, julgue os itens seguintes.
O logotipo do jornal apresenta composição em caracteres do tipo versalete serifado, com traços simples e retos.
A partir das informações apresentadas nos fragmentos de textos acima, julgue os itens a seguir.
Provérbios, ditos populares, expressões consideradas clichês são melhor percebidas pelo público nas propagandas.
Indique o inciso que está INCORRETAMENTE redigido, porque não atende o art. 2o do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (aprovado em agosto de 2007). O referido artigo afirma que Como o acesso à informação de relevante interesse público é um direito fundamental, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse, razão por que:
I. a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente de sua natureza jurídica − se pública, estatal ou privada − e da linha política de seus proprietários e/ou diretores.
II. a produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos e ter por finalidade o interesse público.
III. a liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão.
IV. a prestação de informações pelas organizações públicas e privadas, incluindo as não-governamentais, é uma obrigação social, desde que não interfira no equilíbrio das instituições legitimamente eleitas pelo povo.
V. a obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade, devendo ser denunciadas à comissão de ética competente, garantido o sigilo do denunciante.
Veículos jornalísticos que colocam os interesses de governantes ou de anunciantes acima do dever de transmitir toda informação que seja de interesse público estão deixando de lado sua (seu)
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito das atividades das assessorias de imprensa, julgue os itens subsequentes.
O Código de Ética dos Jornalistas brasileiros não permite que, no meio de comunicação em que trabalha, o repórter realize a cobertura de organização pública, privada ou nãogovernamental da qual seja assessor, empregado, prestador de serviço ou proprietário.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo como referência as especificidades do jornalismo científico, julgue os próximos itens.
O Código de Ética dos Jornalistas brasileiros estabelece que a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente da linha política de seus proprietários e(ou) diretores ou da natureza econômica de suas empresas.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo como referência as especificidades do jornalismo científico, julgue os próximos itens.
De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas brasileiros, o repórter é responsável por toda a informação que divulga, mesmo aquela que tenha sido alterada por terceiros.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
O Código de Ética do Jornalista prevê que é dever do jornalista divulgar todos os fatos que sejam de interesse
privado.
público.
institucional.
partidário.
parcial.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
O artigo 8º do Código de Ética do Jornalista prevê que esse profissional resguardará a origem e identidade de suas fontes
sempre que considerar correto e necessário.
somente quando solicitado pela direção da empresa.
em qualquer situação, ainda que não seja imprescindível.
em nenhuma situação, sendo obrigado a informar sempre.
sempre que a fonte pedir, independente da opinião do jornalista.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
No que diz respeito à ética que rege a profissão de jornalista, é correto afirmar que ele pode:
Aceitar oferta de trabalho remunerado em desacordo com o piso salarial da categoria ou com a tabela fixada por sua entidade de classe.
Submeter-se a diretrizes contrárias à divulgação correta da informação.
Frustrar a manifestação de opiniões divergentes.
Resguardar a origem e identidade das suas fontes de informação.
Exercer cobertura jornalística pelo órgão em que trabalha, em instituições públicas, onde seja funcionário, assessor ou empregado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...