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Comunicação Social - História da Imprensa - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Entre o final dos anos 60 e início dos 70, foi inaugurada uma reflexão efetivamente latino-americana sobre a comunicação. Inicialmente, a pesquisa esteve vinculada a centros de pesquisa, e alguns deles editaram revistas de comunicação. Comunicación y Cultura, lançada em julho de 1973, era ligada ao
ININCO.
CIESPAL.
ILET
CEREN
NOMIC.
Comunicação Social - História da Imprensa - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Desde o seu nascimento, o jornalismo viveu fases distintas em que predominavam necessidades específicas que pautavam a linha editorial de um jornal. Assinale a correspondência correta:
No século 19, o jornalista era um publicista. Os jornais publicavam fatos de interesse comercial e político, como chegadas e partidas de navios, tempestades, atos de pirataria, de guerra ou de revolução, mas isto era visto como atração secundária, já que o que importava mesmo era o artigo de fundo, geralmente editorial, isto é, escrito pelo editor – homem que fazia o jornal praticamente sozinho.
No século 19, a retórica publicista foi substituída por duas vertentes: educativa e sensacionalista. Os críticos – de literatura, de teatro, de moda, de costumes – ganharam força. O jornal ensinava às pessoas o que ver, o que ler, como se vestir, como se portar. A vertente sensacionalista se justificava porque, para cumprir a função sociabilizadora, educativa, devia-se atingir o público, envolvê-lo para que lesse até o fim e se emocionasse.
No século 19, a notícia já assume sua forma moderna, copiando o relato oral dos fatos singulares, que, desde sempre, baseou-se, não na narrativa em seqüência temporal, mas na valorização do aspecto mais importante de um evento, o lead.
O século 19 é marcado pelo jornalismotestemunho. A informação deixou de ser apenas ou, principalmente, fator de acréscimo cultural ou recreação para tornar-se essencial à vida das pessoas. O âmbito da informação necessária ampliou-se muito além da capacidade individual de acesso do homem comum a outras fontes – textos didáticos, documentos oficiais etc.
Todas as afirmativas estão corretas.
Comunicação Social - História da Imprensa - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Escolha a correta seqüência cronológica em que ocorreram essas grandes coberturas pela televisão, de 1996 a 2005:
Morte da princesa Diana – Queda do fokker da TAM – Sequestro do ônibus 174 – Atentado ao WTC – Guerra EUA x Iraque.
Queda do fokker da TAM – Morte da princesa Diana - Sequestro do ônibus 174 – Atentado ao WTC – Guerra EUA x Iraque.
Queda do fokker da TAM – Atentado ao WTC – Guerra EUA x Iraque – Morte da princesa Diana – Sequestro do ônibus 174.
Guerra EUA x Iraque – Atentado ao WTC – Morte da princesa Diana – Sequestro do ônibus 174 – Queda do fokker da TAM.
Comunicação Social - História da Imprensa - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
A transmissão de imagens em cores pela televisão aconteceu:
A partir de 1951, com algumas transmissões experimentais nos Estados Unidos.
A partir de 1960, quando a França adotou o sistema SECAM – Séquentiel em Couleurs et à Mémoire.
Em 1953, quando foi descoberto o sistema de transmissão chamado NTSC.
Em 1962, quando o satélite de comunicação Telstar I permitiu a primeira transmissão em caráter experimental entre EUA e Europa
N.D.A.
Comunicação Social - História da Imprensa - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
O protagonista da chegada da televisão no Brasil foi:
Getúlio Vargas.
Assis Chateaubriand .
Samuel Weiner.
Pessoa de Queiroz.
Roberto Marinho.
Comunicação Social - História da Imprensa - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Na década de 70, a televisão brasileira passou por uma mudança importante:
As minisséries globais se tornaram a grande novidade, principalmente os seriados adaptados da literatura nacional.
A Rede Manchete de Televisão (grupo Bloch) foi inaugurada com uma programação diferenciada que conquistou grande parcela do público.
O Telejornal Brasil introduziu a figura do âncora no telejornalismo brasileiro que, embora consagrada nos modelos dos telejornais norteamericanos, ainda não existia por aqui.
As emissoras criam a programação nacional – uma mesma programação (inclusive faixas de horários) para emissora–sede e todas as outras que pertencem a sua rede.
Todas as afirmativas estão corretas.
Comunicação Social - História da Imprensa - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Assinale a alternativa correta:
I – O primeiro telejornal da TV brasileira foi "Imagens do dia" e nasceu junto com a TV Tupi de São Paulo em 1950.
II – O primeiro telejornal de sucesso, sinônimo de telejornalismo no Brasil, foi o Repórter Esso, que estreou em 1953, também na Tupi, e ficou no ar por quase 20 anos.
III – O Jornal Nacional, da Rede Globo, é o que está no ar a mais tempo, desde 1969.
IV – O TV Mulher, lançado em 1980 na TV Globo, ficou 6 anos no ar e consagrou a jornalista Marília Gabriela.
Estão corretas as alternativas I e II.
Estão corretas as alternativas III e IV.
Estão corretas as alternativas I e III.
Estão corretas as alternativas I, II e IV.
Estão corretas as alternativas I, II, III e IV.
Comunicação Social - História da Imprensa - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em 1970 um jovem publicitário comprou uma pequena emissora local na cidade de Atlanta, EUA, e mudou a história do telejornalismo mundial. Seu nome e a rede que surgiu a partir daí, se chamam:
Ted Turner, CNN.
Roberto Marinho, Globo.
Randolph Hearst, BBC.
Peter Arnett, CNN.
Frederic Forsythe, CBS.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da história e dos conceitos de comunicação de massa no Brasil, julgue os itens 71 a 75.
O conceito de imprensa liberal aplica-se plenamente ao período colonial, quando os jornais impressos, a exemplo do Correio Braziliense, eram comprometidos apenas com seus leitores e os anunciantes, sem interferências políticas.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da história e dos conceitos de comunicação de massa no Brasil, julgue os itens 71 a 75.
Em relação às limitações de autonomia editorial, é correto afirmar que o período do Estado Novo (1937- 1945) e o do regime militar (1964-1985) apresentam semelhanças em relação ao controle dos conteúdos divulgados, ressalvadas as especificidades de cada época em relação ao regime político e ao tipo de censura de cada período.
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