Questões de Comunicação Social do ano 2009

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Entre o final dos anos 60 e início dos 70, foi inaugurada uma reflexão efetivamente latino-americana sobre a comunicação. Inicialmente, a pesquisa esteve vinculada a centros de pesquisa, e alguns deles editaram revistas de comunicação. Comunicación y Cultura, lançada em julho de 1973, era ligada ao

  • A.

    ININCO.

  • B.

    CIESPAL.

  • C.

    ILET

  • D.

    CEREN

  • E.

    NOMIC.

Desde o seu nascimento, o jornalismo viveu fases distintas em que predominavam necessidades específicas que pautavam a linha editorial de um jornal. Assinale a correspondência correta:

  • A.

    No século 19, o jornalista era um publicista. Os jornais publicavam fatos de interesse comercial e político, como chegadas e partidas de navios, tempestades, atos de pirataria, de guerra ou de revolução, mas isto era visto como atração secundária, já que o que importava mesmo era o artigo de fundo, geralmente editorial, isto é, escrito pelo editor – homem que fazia o jornal praticamente sozinho.

  • B.

    No século 19, a retórica publicista foi substituída por duas vertentes: educativa e sensacionalista. Os críticos – de literatura, de teatro, de moda, de costumes – ganharam força. O jornal ensinava às pessoas o que ver, o que ler, como se vestir, como se portar. A vertente sensacionalista se justificava porque, para cumprir a função sociabilizadora, educativa, devia-se atingir o público, envolvê-lo para que lesse até o fim e se emocionasse.

  • C.

    No século 19, a notícia já assume sua forma moderna, copiando o relato oral dos fatos singulares, que, desde sempre, baseou-se, não na narrativa em seqüência temporal, mas na valorização do aspecto mais importante de um evento, o lead.

  • D.

    O século 19 é marcado pelo jornalismotestemunho. A informação deixou de ser apenas ou, principalmente, fator de acréscimo cultural ou recreação para tornar-se essencial à vida das pessoas. O âmbito da informação necessária ampliou-se muito além da capacidade individual de acesso do homem comum a outras fontes – textos didáticos, documentos oficiais etc.

  • E.

    Todas as afirmativas estão corretas.

Escolha a correta seqüência cronológica em que ocorreram essas grandes coberturas pela televisão, de 1996 a 2005:

  • A.

    Morte da princesa Diana – Queda do fokker da TAM – Sequestro do ônibus 174 – Atentado ao WTC – Guerra EUA x Iraque.

  • B.

    Queda do fokker da TAM – Morte da princesa Diana - Sequestro do ônibus 174 – Atentado ao WTC – Guerra EUA x Iraque.

  • C. Sequestro do ônibus 174 – Queda do fokker da TAM – Morte da princesa Diana - Atentado ao WTC – Guerra EUA x Iraque.
  • D.

    Queda do fokker da TAM – Atentado ao WTC – Guerra EUA x Iraque – Morte da princesa Diana – Sequestro do ônibus 174.

  • E.

    Guerra EUA x Iraque – Atentado ao WTC – Morte da princesa Diana – Sequestro do ônibus 174 – Queda do fokker da TAM.

A transmissão de imagens em cores pela televisão aconteceu:

  • A.

    A partir de 1951, com algumas transmissões experimentais nos Estados Unidos.

  • B.

    A partir de 1960, quando a França adotou o sistema SECAM – Séquentiel em Couleurs et à Mémoire.

  • C.

    Em 1953, quando foi descoberto o sistema de transmissão chamado NTSC.

  • D.

    Em 1962, quando o satélite de comunicação Telstar I permitiu a primeira transmissão em caráter experimental entre EUA e Europa

  • E.

    N.D.A.

O protagonista da chegada da televisão no Brasil foi:

  • A.

    Getúlio Vargas.

  • B.

    Assis Chateaubriand .

  • C.

    Samuel Weiner.

  • D.

    Pessoa de Queiroz.

  • E.

    Roberto Marinho.

Na década de 70, a televisão brasileira passou por uma mudança importante:

  • A.

    As minisséries globais se tornaram a grande novidade, principalmente os seriados adaptados da literatura nacional.

  • B.

    A Rede Manchete de Televisão (grupo Bloch) foi inaugurada com uma programação diferenciada que conquistou grande parcela do público.

  • C.

    O Telejornal Brasil introduziu a figura do âncora no telejornalismo brasileiro que, embora consagrada nos modelos dos telejornais norteamericanos, ainda não existia por aqui.

  • D.

    As emissoras criam a programação nacional – uma mesma programação (inclusive faixas de horários) para emissora–sede e todas as outras que pertencem a sua rede.

  • E.

    Todas as afirmativas estão corretas.

Assinale a alternativa correta:

I – O primeiro telejornal da TV brasileira foi "Imagens do dia" e nasceu junto com a TV Tupi de São Paulo em 1950.

II – O primeiro telejornal de sucesso, sinônimo de telejornalismo no Brasil, foi o Repórter Esso, que estreou em 1953, também na Tupi, e ficou no ar por quase 20 anos.

III – O Jornal Nacional, da Rede Globo, é o que está no ar a mais tempo, desde 1969.

IV – O TV Mulher, lançado em 1980 na TV Globo, ficou 6 anos no ar e consagrou a jornalista Marília Gabriela.

  • A.

    Estão corretas as alternativas I e II.

  • B.

    Estão corretas as alternativas III e IV.

  • C.

    Estão corretas as alternativas I e III.

  • D.

    Estão corretas as alternativas I, II e IV.

  • E.

    Estão corretas as alternativas I, II, III e IV.

Em 1970 um jovem publicitário comprou uma pequena emissora local na cidade de Atlanta, EUA, e mudou a história do telejornalismo mundial. Seu nome e a rede que surgiu a partir daí, se chamam:

  • A.

    Ted Turner, CNN.

  • B.

    Roberto Marinho, Globo.

  • C.

    Randolph Hearst, BBC.

  • D.

    Peter Arnett, CNN.

  • E.

    Frederic Forsythe, CBS.

Acerca da história e dos conceitos de comunicação de massa no Brasil, julgue os itens 71 a 75.

O conceito de imprensa liberal aplica-se plenamente ao período colonial, quando os jornais impressos, a exemplo do Correio Braziliense, eram comprometidos apenas com seus leitores e os anunciantes, sem interferências políticas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da história e dos conceitos de comunicação de massa no Brasil, julgue os itens 71 a 75.

Em relação às limitações de autonomia editorial, é correto afirmar que o período do Estado Novo (1937- 1945) e o do regime militar (1964-1985) apresentam semelhanças em relação ao controle dos conteúdos divulgados, ressalvadas as especificidades de cada época em relação ao regime político e ao tipo de censura de cada período.

  • C. Certo
  • E. Errado
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