Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da história da comunicação de massa e da imprensa no Brasil, julgue os itens subsequentes.
O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), criado após o Estado Novo, foi a primeira agência de notícias do Brasil e destinava-se a difundir o ideário político de Getúlio Vargas.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da história da comunicação de massa e da imprensa no Brasil, julgue os itens subsequentes.
A figura profissional do ombudsman no jornalismo brasileiro foi criada pelo jornal Folha de S. Paulo, no final da década de 80 do século passado, com o objetivo de aperfeiçoar a relação entre o leitor e o jornal.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da história da comunicação de massa e da imprensa no Brasil, julgue os itens subsequentes.
Os blogs jornalísticos surgiram no Brasil no início dos anos 90 do século XX, como desdobramentos das cartas dos leitores, tendo sido a revista Istoé a primeira a publicar um blog com notícias.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da história da comunicação de massa e da imprensa no Brasil, julgue os itens subsequentes.
O primeiro jornal digital brasileiro foi publicado pelo Centro de Mídia Independente, em fonte aberta (open journalism source), com o apoio da Anistia Internacional, no início da década de 90 do século passado, com o objetivo de denunciar casos de violação dos direitos humanos no Brasil.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da história da comunicação de massa e da imprensa no Brasil, julgue os itens subsequentes.
O jornalismo de revista no Brasil surgiu sob a influência do jornalismo literário norte-americano (New Journalism), sendo a revista Realidade a pioneira nesse tipo de jornalismo.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da história da comunicação de massa e da imprensa no Brasil, julgue os itens subsequentes.
Na história do radiojornalismo brasileiro, o noticiário econômico foi o primeiro a ser consolidado, devido à crise internacional de 1929, que levou à quebra da Bolsa de Nova Iorque. A primazia do noticiário econômico na época se explica pela predominância de ouvintes interessados em temas financeiros, já que no Brasil se popularizavam o crédito e o mercado de ações.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da história da comunicação de massa e da imprensa no Brasil, julgue os itens subsequentes.
O Jornal Nacional, que foi ao ar em setembro de 1969, o primeiro programa transmitido ao vivo para todo o Brasil, inaugurando o início das atividades e, consequentemente, o conceito de rede na televisão brasileira.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto ao emprego dos termos publicidade e propaganda, julgue os itens a seguir.
O termo propaganda foi empregado pela Igreja Católica, no tempo da contrarreforma, associado a um sentido de propagação da fé religiosa.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto ao emprego dos termos publicidade e propaganda, julgue os itens a seguir.
Durante o século XX, o termo propaganda passou a ter emprego corriqueiro e a se confundir com publicidade, à medida que técnicas de propaganda religiosa e política passaram a ser empregadas também com fins comerciais.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito do tema objeto do fragmento de texto acima e dos fundamentos sociológicos da comunicação, julgue os itens seguintes.
A respeito da relação entre massa e público, no campo dos estudos empíricos destaca-se a escola de Chicago, que emergiu nas primeiras décadas do século XX, sob a liderança intelectual de Robert Park e Ernest Watson Burgess. Ambos usaram material de imprensa para estudar problemas urbanos, tais como as consequências da imigração da sociedade norte-americana e a dinâmica entre periferia e áreas centrais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...